Makro System

eSocial: Folha de Pagamento

Folha de pagamento: Fechamento no eSocial

Hoje vamos falar dos eventos que constituem o fechamento da folha de pagamento no eSocial.

Acompanhe a leitura!

 

O que são eventos periódicos?

São os eventos que possuem uma data de execução pré-estabelecida, devendo ser feitos naquele período firmado pelo Fisco. São compostos por dados da folha de pagamento, apuramento dos fatos geradores das contribuições ao INSS etc. 

O sistema eSocial contabiliza os fatos geradores referentes aos eventos periódicos S-1200 e S-1210. Enquanto o primeiro é feito no regime de competência, o segundo é registrado no regime de caixa.

De todo modo, antes de mandar os dados para o eSocial, é preciso conferir se as informações estão corretas, para evitar erros com o sistema fiscal.

 

Quais são os eventos periódicos do eSocial?

A folha de pagamento começa a “rodar” quando o evento S-1220 ou o evento S-1202 é enviado para o estágio de apuração. Além destes, os eventos periódicos são os seguintes:

  • S-1200: Remuneração do trabalhador ligado ao Regime Geral de Previdência Social
  • S-1202: Remuneração de servidor ligado ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
  • S-1207: refere-se aos Benefícios dos entes públicos
  • S-1210: Incide sobre Pagamentos de Rendimentos do Trabalho
  • S-1260: Trata da Comercialização da Produção Rural Pessoa Física
  • S-1270: Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários
  • S-1280: trata de Informações Complementares aos eventos periódicos
  • S-1298: Cuida da Reabertura dos eventos periódicos
  • S-1299: Faz o fechamento dos eventos periódicos

Como visto, o evento S-1299 fecha as informações repassadas pelas empresas, encerrando assim o ciclo de transmissão da folha de pagamento daquele mês.

Em outras palavras, o evento S-1299 — depois de corrigido e validado — termina o processo totalizador da base de cálculo abrangida por aquela folha de pagamento. 

Então, isso viabiliza a definição de crédito e o recebimento pela Receita Federal das devidas contribuições do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da previdência social.

 

Folha de pagamento x eSocial: qual a relação?

Os eventos periódicos do eSocial são uma obrigação dos empregadores, já que esse envio contabiliza o cumprimento da legislação tributária, fiscal e previdenciária.

Dessa forma, não seguir as leis determinadas pela Receita Federal coloca as empresas em uma situação de risco, podendo sujeitar essas instituições a multas e outras penalidades.

 

Como enviar corretamente a folha de pagamento para o eSocial? 

Se você é contador e/ou trabalha em uma empresa de contabilidade, com certeza deve saber que o sistema eSocial vive se atualizando e apresentando novas atualizações, principalmente quanto ao fechamento da folha de pagamento.

E apesar de essas melhoras serem para aumentar a produtividade dos profissionais, é natural que eles precisem passar por treinamentos para não perderem nenhuma novidade imposta pelo Fisco.

Por isso, a fim de garantir que os dados transmitidos estejam livres de erros, contar com um sistema de gestão contábil é uma excelente solução para cumprir a legislação e evitar penalidades.

Portanto, invista em um software contábil que seja integrado ao eSocial, como o sistema da Makro. Nossa solução reúne as informações necessárias para fechar a folha de pagamento e enviar esse documento ao governo sem erros de preenchimento.

Ganhe tempo, produtividade e agilidade contratando o software da Makro!

Telegram da Makro

Makrosystem

Com 15 anos de história, a Makrosystem é especializada no desenvolvimento de sistema contábil para empresas e escritórios de contabilidade. Através de tecnologia de ponta, leva a seus clientes soluções inteligentes, que facilitam o trabalho e aumentam a produtividade em rotinas contábeis. Visite o nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *