Hoje vamos falar dos eventos que constituem o fechamento da folha de pagamento no eSocial.
Acompanhe a leitura!
O que são eventos periódicos?
São os eventos que possuem uma data de execução pré-estabelecida, devendo ser feitos naquele período firmado pelo Fisco. São compostos por dados da folha de pagamento, apuramento dos fatos geradores das contribuições ao INSS etc.
O sistema eSocial contabiliza os fatos geradores referentes aos eventos periódicos S-1200 e S-1210. Enquanto o primeiro é feito no regime de competência, o segundo é registrado no regime de caixa.
De todo modo, antes de mandar os dados para o eSocial, é preciso conferir se as informações estão corretas, para evitar erros com o sistema fiscal.
Quais são os eventos periódicos do eSocial?
A folha de pagamento começa a “rodar” quando o evento S-1220 ou o evento S-1202 é enviado para o estágio de apuração. Além destes, os eventos periódicos são os seguintes:
-
- S-1200: Remuneração do trabalhador ligado ao Regime Geral de Previdência Social
- S-1202: Remuneração de servidor ligado ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS)
- S-1207: refere-se aos Benefícios dos entes públicos
- S-1210: Incide sobre Pagamentos de Rendimentos do Trabalho
- S-1260: Trata da Comercialização da Produção Rural Pessoa Física
- S-1270: Contratação de Trabalhadores Avulsos Não Portuários
- S-1280: trata de Informações Complementares aos eventos periódicos
- S-1298: Cuida da Reabertura dos eventos periódicos
- S-1299: Faz o fechamento dos eventos periódicos
Como visto, o evento S-1299 fecha as informações repassadas pelas empresas, encerrando assim o ciclo de transmissão da folha de pagamento daquele mês.
Em outras palavras, o evento S-1299 — depois de corrigido e validado — termina o processo totalizador da base de cálculo abrangida por aquela folha de pagamento.
Então, isso viabiliza a definição de crédito e o recebimento pela Receita Federal das devidas contribuições do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da previdência social.
Folha de pagamento x eSocial: qual a relação?
Os eventos periódicos do eSocial são uma obrigação dos empregadores, já que esse envio contabiliza o cumprimento da legislação tributária, fiscal e previdenciária.
Dessa forma, não seguir as leis determinadas pela Receita Federal coloca as empresas em uma situação de risco, podendo sujeitar essas instituições a multas e outras penalidades.
Como enviar corretamente a folha de pagamento para o eSocial?
Se você é contador e/ou trabalha em uma empresa de contabilidade, com certeza deve saber que o sistema eSocial vive se atualizando e apresentando novas atualizações, principalmente quanto ao fechamento da folha de pagamento.
E apesar de essas melhoras serem para aumentar a produtividade dos profissionais, é natural que eles precisem passar por treinamentos para não perderem nenhuma novidade imposta pelo Fisco.
Por isso, a fim de garantir que os dados transmitidos estejam livres de erros, contar com um sistema de gestão contábil é uma excelente solução para cumprir a legislação e evitar penalidades.
Portanto, invista em um software contábil que seja integrado ao eSocial, como o sistema da Makro. Nossa solução reúne as informações necessárias para fechar a folha de pagamento e enviar esse documento ao governo sem erros de preenchimento.
Ganhe tempo, produtividade e agilidade contratando o software da Makro!
Deixe seu comentário