Makrosystem

ECD

ECD 2021 – Prazos e Penalidades por atraso

Quem é contador sabe que uma coisa que precisa ser seguida são os prazos do ECD. Além disso, é importante sempre estar atento às mudanças na legislação fiscal, bem como às atualizações nos documentos fiscais a serem enviados para a Receita Federal.

Dentre esses documentos, um deles é a Escrituração Contábil Digital – ECD, uma obrigação contábil que as empresas devem entregar anualmente ao Fisco.

Para ficar dentro das mudanças no envio dessa escrituração neste ano de 2021, além das penalidades e o prazo de entrega, continue a leitura!

 

Quem deve entregar a ECD em 2021?

A Escrituração Contábil Digital é uma obrigação das sociedades empresariais que possuem o regime de tributação Lucro Real, Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado. Inclusive, mesmo aquelas que estão imunes ou isentas também devem enviar este documento.

 

Contudo, algumas pessoas e órgãos são dispensados desse dever. É o caso das pessoas jurídicas que estão inativadas, bem como as entidades, autarquias e fundações públicas.

 

O envio desta escrituração, a qual é de competência do contador da empresa, é realizada pelo Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED Fiscal, um software da Receita Federal.

 

E quanto ao prazo, o que mudou?

O prazo de entrega continua o mesmo, ainda que se trate de uma situação especial, como fusão, incorporação ou cisão total ou parcial de companhias entre o período compreendido entre janeiro a abril do ano-calendário.

Passado esse período, o prazo para entregar a ECD se torna automaticamente o último dia dia do 3° mês subsequente da data em que ocorreu às situações especiais, que mencionamos anteriormente.

Lembrando que, de acordo com a Receita Federal, através da Instrução Normativa nº 2.004/2021, o último dia para enviar a ECD referente ao ano-base de 2020 é 31 de julho de 2021 (último dia útil do mês).

 

Quais as novidades no envio da declaração deste ano?

As principais alterações na declaração deste ano dizem respeito ao novo leiaute, o qual dispõe de novas formatações:

1° 1051: Até o leiaute 8, a chave de registro foi o centro de custos e a conta referencial, já a partir do leiaute 9, será somente o centro de custos, portanto, cada centro de custo, de uma conta contábil deverá corresponder a apenas uma conta referencial; 

2° J930: incluído o código 940 que representará o Auditor Independente;

3° A “REGRA NATUREZA CONTA DIFERENTE” será um erro, evitando assim a entrega da escrituração caso ocorra: portanto, somente será possível mapear as contas referenciais para contas contábeis da mesma natureza.

 

00

 

Qual a penalidade caso ocorra atraso na entrega da ECD?

As empresas que não apresentam a ECD no prazo estão sujeitas a diversas sanções, sendo a principal delas a aplicação de multas, que geralmente são aplicadas em cima do valor da receita bruta da Pessoa Jurídica e/ou sobre a operação correspondente.

Para entender detalhadamente cada uma dessas penalidades, confira esse outro artigo do nosso blog.

 

Conclusão

Como você viu, o dia a dia de um profissional da contabilidade é repleto de inúmeras obrigações e prazos a cumprir. 

E, embora isso pareça a princípio algo muito complicado, essa tarefa pode se tornar mais ágil e prática com o auxílio de um software contábil que ajude esse trabalhador a elaborar e entregar os documentos no período estabelecido pelo Fisco.

Nesse sentido, a Makrosystem é a ferramenta ideal para sua empresa estar sempre em dia com os entes fiscais. Entre em contato para conhecer melhor nossas soluções!

 

Makrosystem

Com 15 anos de história, a Makrosystem é especializada no desenvolvimento de sistema contábil para empresas e escritórios de contabilidade. Através de tecnologia de ponta, leva a seus clientes soluções inteligentes, que facilitam o trabalho e aumentam a produtividade em rotinas contábeis. Visite o nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *