Entenda o que é, e como emitir o DAS para a sua empresa.
A quitação dessa guia assegura que sua empresa seja normalizada junto ao governo e liberto de problemas fiscais. Assim, você consegue dar continuidade em suas tarefas sem nenhum contratempo.
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De outra forma, o descumprimento pode trazer vários problemas, incluindo inscrição em Dívida Ativa e também o cancelamento do CNPJ.
Desse modo, separamos esse material para ajudar a sair dessas dificuldades com o Fisco. Para isso, continue a leitura desse artigo.
O que é DAS?
Das significa Documento de Arrecadação do Simples Nacional. É uma guia de pagamento que integra todos os impostos que precisam ser pagos por empreendedores que são do regime tributário Simples Nacional.
Em 2006, esse regime foi criado pelo Governo Federal, principalmente para as empresas micro e pequeno porte. A principal finalidade é simplificar a tributação, ajudando com alíquotas menores, valores determinados ou que aumentam embasadas no faturamento da empresa.
Dessa maneira, o DAS favorece quem é MEI, ME e EPP.
Quais são os impostos do DAS ?
Como informado, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional é composto por vários impostos, ajudando a vida dos empreendedores. São eles:
IRPJ — Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica;
CSLL — Contribuição Social sobre o Lucro Líquido;
IPI — Imposto sobre Produtos Industrializados;
Cofins — Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social;
CPP — Contribuição Patronal Previdenciária;
PIS – Programa de Integração Social ;
ISS — Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza;
ICMS — Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação.
Como emitir boleto do DAS ?
Há pouco, aprendemos o que é DAS e quais os impostos compostos por ele. Talvez a próxima dúvida seria: “Como emitir o boleto do Simples Nacional?”
O MEI tem uma maneira de emissão mais simples e fácil dessa cobrança. Para isso, é só acessar o sistema do PGMEI dentro do site do Simples Nacional, informar seu CNPJ, clicar em “Emitir guia de Pagamento – DAS”, escolher o ano, e depois, o mês de apuração.
Para as microempresas e empresas de pequeno porte, a guia pode ser emitida também pelo portal do Simples Nacional. Porém, é necessário informar o certificado digital ou o código de acesso.
Para realizar o pagamento do DAS, pode ser realizado de três formas: presencialmente com boletos, débito automático ou pagamento on-line.
Como atualizar a guia?
O vencimento do DAS é todo dia 20 de cada mês.
Porém, se acontecer de você não conseguir emitir o DAS no prazo certo, é necessário gerar uma segunda via.
Diante disso, o método de emissão é o mesmo, mas o valor a ser pago será atualizado com multas e juros.
Se acontecer de muitas parcelas ficarem em atraso, é permitido solicitar o parcelamento via Receita Federal ou portal do Simples Nacional.
Lembrando que dependendo da dívida do DAS, ela pode ser dividida em até 60 vezes.
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