Abrir um escritório é um grande desafio e o Guia do Escritório de Contabilidade para iniciantes vai te ajudar a facilitar esse processo.
Se você está preocupado em como conseguir clientes, fazer seu escritório ser reconhecido e como executar um bom trabalho, este Guia é um ótimo começo para você obter sucesso na sua carreira.
Ao contrário de outras coisas que não tem manual, aprender a como gerenciar um escritório contábil e obter sucesso nessa carreira pode ser algo mais fácil com o Guia do escritório de contabilidade para iniciantes.
Só lembrando que este é um guia inicial e que as estratégias dependem também do seu empenho e dedicação. Afinal, como já dizia o escritor Robert Collier, “O sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”.
Você vai ler:
- Desafios enfrentados pelos contadores iniciantes
- Marketing digital na contabilidade para iniciantes
- Inbound e Outbound o que é isso?
- Definindo seu público-alvo e persona
- Construindo uma estratégia de marketing para escritórios de contabilidade iniciantes
- Marketing é teste (com sabedoria)
- Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda!
- Utilize o sistema contábil como ferramenta de otimização dos seus serviços
- O que um contador iniciante deve saber
Desafios enfrentados pelos contadores iniciantes
A carreira de contador é estar diariamente em contato com a mudança, são novas regras surgindo, outras sendo alteradas ou deixando de existir. Por isso, o primeiro grande desafio da contabilidade para iniciantes é a compreensão e execução das inúmeras obrigações que ficam a cargo de cada contador.
Além dos desafios que são inerentes ao trabalho do contador, firmar uma boa clientela e fazer com que tudo funcione como deve ser é uma grande questão. Juntamente a isso, temos também o gerenciamento de pessoas, financeiro e até mesmo a parte de divulgação do seu próprio trabalho.
Os desafios são inúmeros, mas a corrida por um bom lugar no mercado contábil dependerá de um bom trabalho e dedicação. Sendo assim, você pode começar a pensar sua caminhada por um ponto importante, vamos falar sobre marketing digital para contadores.
Marketing digital na contabilidade para iniciantes
Em 31/03/2022, segundo dados disponibilizados pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), existiam 521.993 contadores e contabilistas ativos espalhados por todo o país. O grande número de profissionais também reflete no número de escritórios, sociedades e microempreendedores individuais (MEIs) executando a profissão, eram um total de 80.459, na data.
Entre esses números estão os novos formatos de contabilidade, aquela sendo mais digital e de fácil acesso, as que são tradicionais com grandes escritórios e também as que são nichadas, ou seja, as que possuem especialidades em alguma categoria de regime tributário ou só atendem um nicho da economia. Entre os diversos concorrentes, como você, contador iniciante, se destaca entre eles?
A resposta é fácil!
Com a transformação digital pulsando no dia a dia dos consumidores e empresas, a contabilidade não poderia ficar de fora dela. Sendo assim, para se destacar no mercado contábil, você tem que saber se posicionar nos SERP – Search Engine Results Page, no bom e velho português, página de resultados do mecanismo de busca, saber como falar para seus clientes e, claro, saber onde eles estão.
Então, se prepare, pois, a seguir você aprenderá conceitos básicos para a divulgação do seu escritório contábil no espaço digital.
Inbound e Outbound o que é isso?
Vamos começar explicando duas formas de fazer marketing, são elas o Inbound e o Outbound. Ambas as formas possuem seus níveis de efetividade e servem para determinadas estratégias, por isso, é importante que você entenda o que são elas e para que servem.
O outbound marketing é definido como a forma de realizar a ativação dos seus cliente de forma interruptiva, assim, neste modelo, quem fala é somente a empresa e ela determina o tom e o modo. Ou seja, é inserida no dia a dia do consumidor de forma mais invasiva, alguns exemplos de outbound são: propagandas de rádio e tv, campanhas que aparecem no início dos vídeos do YouTube e campanhas tradicionais como flyers, outdoors e outros que atravessam a rotina do público-alvo.
O inbound marketing é o modelo de ativação do cliente de maneira mais passiva, onde o papel do ofertante é gerar reciprocidade no seu futuro cliente. Desse modo, o inbound trabalha conteúdos e estratégias que vão gerar proximidade com o seu cliente baseados na troca entre “você tem um problema versus eu tenho uma solução”.
Nesta estratégia o marketing de conteúdo é o pilar principal, onde se baseia uma relação de engajamento com o internauta, além da comunicação de mão dupla, cliente e empresa falam e ouvem, sendo considerado todo o processo de relacionamento com o cliente, do pré ao pós-venda.
Definindo seu público-alvo e persona
No marketing existem dois termos que são amplamente cunhados em quase todos os conteúdos que dizem respeito ao assunto, eles são: público-alvo e persona. Que são basicamente o nome dado aos seus futuros clientes, por isso, entender o que eles são é muito importante para que sua estratégia seja efetiva.
Você sabe qual é o perfil do seu cliente ideal? Aquele que com toda certeza contratará os seus serviços ao passar pela jornada de venda?
Não sei se este é o seu caso, mas é bem comum que empresas e empresários passam uma vida tentando vender algo para alguém que não é o foco e acabam tomando prejuízos e até mesmo falindo. Portanto, ter sua persona e público-alvo bem definidos tornará seus atendimentos mais personalizados, mais baratos e suas vendas mais efetivas.
Entretanto, fique atento às diferenças do que é o público-alvo e as personas. O público-alvo é um grupo de consumidores, ou seja, para traçar o seu perfil utilizaremos de dados gerais, por exemplo: empreendedores de 24 a 35 anos, com empresas recém-abertas que estejam na região do Rio de Janeiro-RJ. Percebe como é um grupo que você não consegue definir um perfil final? É neste ponto que os termos se diferem.
As personas são perfis de consumidores ideias e específicos, através delas você consegue chegar quem efetivamente tem interesse no que você está oferecendo. Construir uma persona é um processo que demanda estudo, pois, a sua construção é baseada em dados e pesquisa (bastante pesquisa). Com a definição bem feita, você poderá se orientar para que tipo de serviço oferecer, quais conteúdos levar a elas, ter um processo de venda mais efetivo e entender como se relacionar, reter e captar mais clientes.
Para construir uma persona você tem que se basear em dados. A Google oferece muitas ferramentas com dados demográficos, assim como as redes sociais que também são boas fontes de dados. Além disso, você também deve pesquisar sobre seus concorrentes e se basear em clientes que você já atende.
É a partir da construção de uma persona e do público-alvo que você poderá elaborar suas estratégias de captação de clientes. Por isso, esse é o nosso próximo assunto.
Construindo uma estratégia de marketing para escritórios de contabilidade iniciantes
Agora que você entendeu como é importante saber para quem você está falando na internet, está na hora de começar a pensar a sua estratégia. Após elaborar sua persona, planejar seu público-alvo e alinhar quais são os problemas que eles possuem e quais são as soluções que você tem para oferecer, vamos ao planejamento da estratégia de marketing do seu escritório de contabilidade.
Assim como para você, muitas empresas estão diariamente passando por situações que precisam de resoluções e você pode ajudar. Um exemplo é este material que você está consumindo, ele faz parte de uma estratégia que visa apoiar os contadores iniciantes a ampliarem seus clientes. Essa estratégia é baseada em um dos pilares do desenvolvimento e crescimento da Makro, a educação.
Por isso, para você pensar a estratégia você tem que se basear em pontos como: qual é o problema do meu cliente? Como posso ajudá-lo? Por onde oferecerei a minha ajuda? Quais resultados eu espero? Como será oferecida minha ajuda?
Para montar sua estratégia você deve pensar em divulgação através de tráfego pago, ou seja, usar do Meta ADS (Facebook e Instagram), do Google ADS para ter impacto direto no consumo do seu futuro cliente.
Para isso, você deve pensar em um orçamento para divulgação e estudar sobre o processo de criação de anúncios, aqui é recomendado encontrar profissionais para te ajudar. Você pode usar também estratégias de outbound, caso veja que seja efetivo para seus futuros clientes.
Você também pode pensar em como fazer campanhas de inbound. Se você tiver um site, o que é aconselhável, ter um blog focado em SEO é uma excelente forma de conquistar tráfego orgânico/gratuito com conteúdos focados em resolver dúvidas e gerar valor a sua marca, assim, trazendo os seus futuros clientes passivamente.
Use as redes sociais como fonte de captação de clientes, mas lembre-se de criar seu próprio conteúdo e de não copiar dos outros, ok? Sua estratégia precisa ter:
- Datas de início e fim;
- Objetivo claro (fortalecimento de marca, captação de clientes, divulgação de serviços, etc.);
- Precisa ter métricas de acompanhamento (quais números você quer chegar?)
- Tem que ser direcionada (quem fala para todos, acaba não falando nada)
- Orçamento bem definido;
- Ter periodicidade;
- Testes com sabedoria.
Marketing é teste (com sabedoria)
Agora que você já compreende alguns conceitos básicos sobre marketing, precisamos falar sobre o princípio do teste. Trabalhar com pessoas não é uma ciência exata, muito pelo contrário, pois elas são diversas e seus comportamentos influenciam muito sobre as suas estratégias.
Por isso, você precisa ter o entendimento que mesmo com o estudo e o planejamento da estratégia realizado, você terá que acompanhar de perto como está o andamento de cada etapa da sua estratégia.
Verifique se as suas métricas estão correspondendo ao que planejou, verifique se o conteúdo está realmente gerando valor à sua persona e certifique-se que o tráfego pago está sendo feito de maneira correta. Cada etapa da sua estratégia deve ser observada e testada para encontrar aquilo que realmente irá trazer os resultados desejados.
Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda!
Clientes chegando e a demanda aumentando, você pode acabar se deparando com algumas situações que não conheça bem ou com desafios que surgem no dia a dia. Por isso, é muito importante que você não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda a outros profissionais da área. Além disso, você precisa estar diariamente buscando se informar sobre o que há de novo na área contábil.
Aqui na Makro você tem a possibilidade de aprender bastante sobre a legislação e também sobre como realizar os procedimentos específicos de cada departamento através da consultoria especializada. Contar com essa ajuda é essencial para você que está começando, pois, isso te ajudará a não cometer erros que podem acabar gerando problemas como o Fisco, multas e outras penalidades.
Utilize o sistema contábil como ferramenta de otimização dos seus serviços
Quando aumentamos nossos clientes, consequentemente a quantidade de trabalho também será maior. Por isso, ter um sistema contábil que te favoreça e te impulsione a crescer é mais que necessário.
A contabilidade exige muito dos seus profissionais, desse modo, você precisa ter um sistema de contabilidade que disponibiliza a você a possibilidade de ampliar o seu plano para atender mais clientes. O que é um ótimo sinal, pois, aumentar seu plano é sinônimo de mais clientes para seu escritório, logo é o crescimento que você busca se concretizando.
Uma dica importante é você avaliar quais são as ferramentas que podem te auxiliar nesse processo de crescimento. Ferramentas como buscadores de notas e certidões, aplicativos de atendimento ao cliente também são essenciais para te auxiliar no crescimento. Comece aos poucos e vá ampliando as ferramentas que utilizará gradativamente, é essencial que você use das tecnologias para aumentar a sua capacidade de ofertar bons serviços.
O que um contador iniciante deve saber
A dica principal para você ficar atento e atingir o sucesso do seu escritório de contabilidade está na palavra persistência. Não há empreendimento algum que cresça sem que um esforço para atingir os objetivos seja feito, por isso, busque sempre novos conhecimentos e conte com ajuda de outros profissionais para você desenvolver.
Para finalizar o nosso Guia do Escritório de Contabilidade para Iniciantes, vamos a um checklist de informações para você se atentar:
- Se regularize, é importante que você conheça os órgãos regulamentadores da profissão;
- Decida para quem quer vender os seus serviços;
- Elabore um plano de trabalho;
- Encontre sua persona e seu público alvo;
- Tenha uma estratégia de venda e marketing;
- Crie um relacionamento com seus clientes, deixe bem claro as obrigações de cada parte;
- Busque se manter informado sobre a legislação do país;
- Não tenha medo de pedir ajuda para aprender sobre procedimentos;
- Conte com o Sistema Makro para realizar a expansão dos seus serviços.
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