Makrosystem

A arte de “engolir sapos”

Não, você não está enganado. É este mesmo o título deste artigo!

Você, contador, visualize a cena abaixo. O cliente, muitas das vezes inadimplente ou que te paga um valor miserável por mês, te liga cheio de perguntas que ele julga que você tem a obrigação de respondê-lo naquele momento. Ocupa toda sua manhã que estava destinada a outra tarefa e o faz imprimir uma série de documentos que ele, como gestor, deveria ter em mãos e pago em tempo hábil. E ele ainda culpa seu escritório de contabilidade pelas multas que, eventualmente, terá que pagar. Realidade pouco comum esta descrita acima? Tenho certeza que não…

Assim como outras funções e profissões, a contabilidade passa por profundas mudanças. Mais tecnologia, com sistemas contábeis modernos, contabilidade digital, novos sistemas contábeis modernos e 100% web. Integrações, parcerias, novos modelos… Mas uma coisa não mudou: o contador tem que dominar a famosa “arte de engolir sapos”. Logicamente que, se seu escritório se modernizou e possui, por exemplo, um sistema contábil inteligente, um software de contabilidade 100% nas nuvens, sem necessidade de data-center, estas situações tendem a minimizar. Mas estão longe de acabar!

De acordo com o dicionário popular, aquele que mais falamos em nosso dia-a-dia, o termo “engolir sapo” nada mais é do que ter que ouvir calado algumas agressões ou argumentações sem noção de sua consequências. Em geral, possui-se a declarada intenção de agredir aquele que está ouvindo. Outra definição mais realista do termo afirma que “engole um sapo” aquele que consegue suportar uma situação que, em tese, seria insuportável, para evitar outra situação pior. E aí, estamos falando ou não do dia-a-dia do contador? O Makrosystem é um sistema contábil moderno elaborado e desenvolvido por contadores, portanto, sabemos das suas dores.

Ultimamente, os “sapos engolidos” ganharam, inclusive, tamanho e espécies diversas. Dependendo da amplitude do problema, ele se torna um sapão. Dependendo da capacidade de reação de quem o engole, ele se transforma em um sapo-boi. Mais do que transformar ideias em produtos ou atender bem seus clientes, está na capacidade de “engolir sapos” o grande diferencial do bom profissional. Afinal de contas, seja trabalhando com processos ou com pessoas, e extremamente importante que um profissional que almeja uma posição de destaque desenvolva esta habilidade.

Lidar com pessoas requer uma habilidade técnica e psicológica tão apurada quanto conhecimento em língua portuguesa, elaboração de textos, domínio de um software ou argumentação de vendas. Profissionais a área contábil trabalham o tempo todo com pessoas. Muitas das vezes, a falta de habilidade no relacionamento acaba jogando por terra uma excelente oportunidade. Relacionamento pessoal pode ser comparado a uma partida de sinuca: jamais se “mata” uma bola sem pensar na próxima jogada. Jamais se pode destruir um bom relacionamento sem se lembrar que amanhã, ou depois, podemos depender daquela mesma pessoa. E engolir alguns sapos faz parte desta estratégia.

É normal, sobretudo na contabilidade, escutar insultos e aberrações que, nem sempre, condizem com o contexto da situação nem com o pensamento formado pelo emissor a seu respeito. É o empresário compreende sua marca da mesma forma que uma mãe percebe sua ninhada. É o cliente que sempre acredita que a razão está com ele. As relações humanas são criadas e conduzidas pelas pessoas que possuem a capacidade mais apurada de engolir sapos. A filosofia de que o cliente sempre tem a razão nem sempre funciona, mas, cada vez mais, os profissionais que conseguem, com sutileza e habilidade, lidar com situações adversas, tem uma enorme chance de convencer e de estabelecer relacionamentos duradouros, cruciais para qualquer profissional.

Em um mundo extremamente competitivo e marcado por ambientes cada vez mais perversos e hostis em relação aos relacionamentos, a arte de “engolir sapos” tornou-se um grande diferencial para um contador de sucesso. Ainda não é possível inserir esta habilidade nos currículos profissionais, apesar de, em muitas situações e em perfis solicitados por empresas para cargos estratégicos, seja de fundamental importância na definição de um bom trabalho a ser desenvolvido na área contábil.

Contador, gostou do artigo? Confira mais conteúdos no nosso canal do Youtube!

Cadastre-se em nosso site e receba, semanalmente, notícias sobre o mercado contábil. Acesse sempre nosso blog e o nosso canal do Youtube para ficar por dentro de tudo o que acontece. E tenha em seu escritório o Makrosystem, o sistema contábil web mais seguro e eficiente do mercado. O Makrosystem é um sistema de gestão contábil com mais de 15 anos de mercado e 10 mil usuários ativos. Entre em contato em www.makrosystem.com.br e conheça o melhor sistema contábil web!

Makrosystem

Com 15 anos de história, a Makrosystem é especializada no desenvolvimento de sistema contábil para empresas e escritórios de contabilidade. Através de tecnologia de ponta, leva a seus clientes soluções inteligentes, que facilitam o trabalho e aumentam a produtividade em rotinas contábeis. Visite o nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *