Makrosystem

Segurança em nuvem: o que é mentira?

Nos últimos anos, vários métodos de segurança com o objetivo de dar mais comodidade e tranquilidade às empresas foram criados. Milhares de organizações, que dependem da tecnologia para trilhar suas estratégias e, também, fazer uma espécie de arquivo cronológico, aderem aos serviços de segurança em nuvem.

Esse formato de segurança tem reduzido drasticamente os cursos das empresas com relação a estes serviços de securidade de arquivos. Dessa forma, essa adesão tem crescido com enorme rapidez em todo o mundo.

Já ouviu falar, por exemplo, em iCloud? O “Cloud” é o sufixo que significa segurança em nuvem. E, definitivamente, ele chegou para ficar e ajudar as empresas. É uma das medidas mais seguras e eficientes para controlas riscos, sendo extremamente dedicado a conter invações, ataques e vazamentos.

Mesmo assim, por ser uma metodologia consideravelmente nova no mercado, muitas empresas ainda preferem modelos tradicionais de se fazer a segurança de seus arquivos. A Cloud Security Alliance (CSA) revela que apenas 16% das organizações possuem políticas e controles para utilização da nuvem implementados; e 80% das empresas com mais de cinco mil funcionários não conseguem informar quantas aplicações em nuvem são utilizadas por seus profissionais.

Nesse texto, separamos três mitos sobre a segurança em nuvem para que você possa planejar tranquilamente o método que quiser implantar em sua empresa ou com o seu cliente.

1) OS DADOS EM NUVEM PÚBLICA ESTÃO INSEGUROS?

Essa é uma preocupação recorrente pelo fato de a nuvem pública funcionar como uma rede compartilhada. É importante destacar que equipamentos, infraestrutura e aplicações da nuvem pública são fornecidos por gigantes da tecnologia, e utilizados via internet pelas organizações.

Isso não significa que esses dados estão inseguros. Como dissemos, a nuvem possui dispositivos para evitar ataques e que promovem uma espécie de isolamento entre os dados de uma empresa ou usuário final e outros clientes do mesmo serviço.

Quem utiliza bastante esse serviço, por exemplo, é ninguém menos que o Google. Ele disponibilizou recentemente o Google Cloud Security Scanner, que identifica e aponta vulnerabilidades em aplicações web.

2) E A MIGRAÇÃO DE DADOS? É INSEGURA OU NÃO?

Quando uma empresa decide migrar para outro sistema na nuvem, isso não acarreta nenhum risco. É plenamente possível exportar todos os dados no momento em que a empresa determinar e para a plataforma que ela desejar.

O que pode acontecer é uma certa incompatibilidade entre as ferramentas. Porém, a empresa contratada já prevê essa situação e faz a adaptação facilmente para garantir que o cliente tenha acesso a todos os dados e recursos de maneira eficiente.

3) E OS DADOS QUE GUARDEI NA NUVEM? COMO É A SEGURANÇA DELES?

Uma coisa que deve ser destacada: os dados da sua empresa estão vulneráveis quando são guardados em espaços físicos, mantidos num canto específico da sua empresa. Estes sim estão sujeitos, todos os dias, a invasões e falhas no hardware.

A segurança dos dados mantidos na nuvem é uma prioridade para os provedores que vivem desse negócio. Portanto, eles adotam soluções como criptografia avançada e firewall para detectar invasores e preservar tudo o que está hospedado ali.

Além disso, eles contam com equipes especializadas e mantêm um backup de todos os arquivos, sistemas e informações que sua empresa lança na nuvem. Diferentes de muitas empresas, que não têm uma rotina de backup eficiente.

A Makrosystem te ajuda!

A Makrosystem ajuda diariamente contadores do norte ao sul do Brasil com um sistema de gestão contábil e tributário completo e online. Você vai poder ficar sempre conectado com as mudanças da legislação com um sistema web ideal para sua empresa. Quer saber mais? Acesse o nosso site e converse com um de nossos especialistas!

Makrosystem

Com 15 anos de história, a Makrosystem é especializada no desenvolvimento de sistema contábil para empresas e escritórios de contabilidade. Através de tecnologia de ponta, leva a seus clientes soluções inteligentes, que facilitam o trabalho e aumentam a produtividade em rotinas contábeis. Visite o nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *