Makrosystem

O que é o SPED Fiscal – EFD e qual o objetivo desse sistema para as empresas?

O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED Fiscal é um software informatizado e digital, que tem a função de recolher uma série de dados fiscais e tributários da grande maioria das empresas.

Esses arquivos são utilizados pelas empresas para a prestação de contas aos órgãos tributários, demonstrando a regularidade do empreendimento diante das obrigações fiscais.
Já a Escrituração Fiscal Digital – EFD se refere a um dos módulos desse sistema SPED. O EFD é uma exigência dos entes fiscais (Fisco) e da Receita Federal, para com as entidades corporativas.

Para entender mais sobre essa obrigação acessória e o que a sua empresa ganha ou perde ao emitir essa documentação, não deixe de conferir esse artigo!

Qual a função do SPED Fiscal – EFD? 

As empresas que pertencem aos regimes tributários de Lucro Presumido e Lucro Real precisam enviar a EFD mensalmente, para darem continuidade às suas atividades de indústria e/ou comércio.

Essa transmissão mensal tem a finalidade de apontar as movimentações sobre os impostos de ICMS e IPI sob o período condizente ao mês anterior, o qual geralmente viabiliza o dia 20 do mês subsequente como a data-limite para transmissão.

 

Qual a importância do envio da EFD? 

Com a chegada dos processos digitais, a plataforma de envio dos dados fiscais passou a seguir regras mais rígidas, uma vez que a importação da EFD via sistema virtual é realizada em um ambiente seguro a fim de evitar fraudes.

Além disso, os layouts de preenchimentos ainda contribuem para coibir a sonegação de impostos, porque há o cruzamento de informações dos funcionários e da empresa.

Ademais, graças a essa tecnologia,  houve a redução da burocracia com a chegada da automação dos processos de envio de documentos e comprovantes de pagamento de impostos.

Para atingir esse fim, foram criados softwares especializados na coleta,  geração e controle de dados próprios da rotina administrativa.

 

O que considerar na hora de enviar os dados da EFD?

É preciso bastante atenção por parte do profissional que enviará a EFD.  Por vezes, é necessário que o contador confirme informações com outros funcionários da instituição.

Essa ação é vital para não gerar problemas na importação dos dados entre o software importador e o sistema da Receita Federal – o PVA (Programa Validador e Assinador). 

De forma geral, é fundamental que o responsável pela entrega dos arquivos atente-se ao preenchimento dos seguintes pontos:

 

  • Erros de cadastro: revise as informações gerais sobre os funcionários e a empresa;
  • Imprecisões de informações tributárias: preste atenção para não errar no cálculo de impostos pagos e/ou taxas isentas ou com redução;
  • Inconsistência na Escrituração Fiscal: confira todos os lançamentos das notas fiscais;
  • Problemas de conversão: reveja as unidades de medida de aquisição e venda dos produtos, para não gerar partes incorretas;
  • Bloco K: esse bloco é o que exige mais cuidado, pois compreende muitas informações sobre estoques e itens; 
  • Dentre outros pontos, como: fichas técnicas, produtos e subprodutos.

 

Como a Makrosystem pode auxiliar sua empresa na emissão do SPED Fiscal – EFD?

Como vimos, a criação do SPED Fiscal foi um grande progresso no que tange ao recolhimento de dados dos contribuintes para com os sistemas tributários. 

Ambos os processos tecnológicos e de automação vieram para facilitar a vida do empreendedor, diminuindo custos com papeladas e levando a informatização da rotina, flexibilizando o tempo e esforço gastos na regularização fiscal e contábil.

Na Makrosystem, por exemplo, os dados necessários à expedição do SPED Fiscal são preenchidos através das automações próprias do sistema web, fornecidos pelo profissional responsável pela parte fiscal da empresa (geralmente o contador ou administrador). 

Após a empresa selecionar todas as opções necessárias e solicitar a importação desses dados, o software encaminhará as informações para validação da Receita Federal. Por isso que é tão importante verificar a veracidade das informações, como notas fiscais,  entradas e saídas no caixa, dados de funcionários etc. 

A Makrosystem pode facilitar o envio do SPED Fiscal – EFD da sua empresa. Temos um vídeo explicando o passo a passo de como fazer esse procedimento. Não deixe de conferir!

Makrosystem

Com 15 anos de história, a Makrosystem é especializada no desenvolvimento de sistema contábil para empresas e escritórios de contabilidade. Através de tecnologia de ponta, leva a seus clientes soluções inteligentes, que facilitam o trabalho e aumentam a produtividade em rotinas contábeis. Visite o nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *