O Sistema Público de Escrituração Digital – SPED Fiscal é um software informatizado e digital, que tem a função de recolher uma série de dados fiscais e tributários da grande maioria das empresas.
Esses arquivos são utilizados pelas empresas para a prestação de contas aos órgãos tributários, demonstrando a regularidade do empreendimento diante das obrigações fiscais.
Já a Escrituração Fiscal Digital – EFD se refere a um dos módulos desse sistema SPED. O EFD é uma exigência dos entes fiscais (Fisco) e da Receita Federal, para com as entidades corporativas.
Para entender mais sobre essa obrigação acessória e o que a sua empresa ganha ou perde ao emitir essa documentação, não deixe de conferir esse artigo!
Qual a função do SPED Fiscal – EFD?
As empresas que pertencem aos regimes tributários de Lucro Presumido e Lucro Real precisam enviar a EFD mensalmente, para darem continuidade às suas atividades de indústria e/ou comércio.
Essa transmissão mensal tem a finalidade de apontar as movimentações sobre os impostos de ICMS e IPI sob o período condizente ao mês anterior, o qual geralmente viabiliza o dia 20 do mês subsequente como a data-limite para transmissão.
Qual a importância do envio da EFD?
Com a chegada dos processos digitais, a plataforma de envio dos dados fiscais passou a seguir regras mais rígidas, uma vez que a importação da EFD via sistema virtual é realizada em um ambiente seguro a fim de evitar fraudes.
Além disso, os layouts de preenchimentos ainda contribuem para coibir a sonegação de impostos, porque há o cruzamento de informações dos funcionários e da empresa.
Ademais, graças a essa tecnologia, houve a redução da burocracia com a chegada da automação dos processos de envio de documentos e comprovantes de pagamento de impostos.
Para atingir esse fim, foram criados softwares especializados na coleta, geração e controle de dados próprios da rotina administrativa.
O que considerar na hora de enviar os dados da EFD?
É preciso bastante atenção por parte do profissional que enviará a EFD. Por vezes, é necessário que o contador confirme informações com outros funcionários da instituição.
Essa ação é vital para não gerar problemas na importação dos dados entre o software importador e o sistema da Receita Federal – o PVA (Programa Validador e Assinador).
De forma geral, é fundamental que o responsável pela entrega dos arquivos atente-se ao preenchimento dos seguintes pontos:
- Erros de cadastro: revise as informações gerais sobre os funcionários e a empresa;
- Imprecisões de informações tributárias: preste atenção para não errar no cálculo de impostos pagos e/ou taxas isentas ou com redução;
- Inconsistência na Escrituração Fiscal: confira todos os lançamentos das notas fiscais;
- Problemas de conversão: reveja as unidades de medida de aquisição e venda dos produtos, para não gerar partes incorretas;
- Bloco K: esse bloco é o que exige mais cuidado, pois compreende muitas informações sobre estoques e itens;
- Dentre outros pontos, como: fichas técnicas, produtos e subprodutos.
Como a Makrosystem pode auxiliar sua empresa na emissão do SPED Fiscal – EFD?
Como vimos, a criação do SPED Fiscal foi um grande progresso no que tange ao recolhimento de dados dos contribuintes para com os sistemas tributários.
Ambos os processos tecnológicos e de automação vieram para facilitar a vida do empreendedor, diminuindo custos com papeladas e levando a informatização da rotina, flexibilizando o tempo e esforço gastos na regularização fiscal e contábil.
Na Makrosystem, por exemplo, os dados necessários à expedição do SPED Fiscal são preenchidos através das automações próprias do sistema web, fornecidos pelo profissional responsável pela parte fiscal da empresa (geralmente o contador ou administrador).
Após a empresa selecionar todas as opções necessárias e solicitar a importação desses dados, o software encaminhará as informações para validação da Receita Federal. Por isso que é tão importante verificar a veracidade das informações, como notas fiscais, entradas e saídas no caixa, dados de funcionários etc.
A Makrosystem pode facilitar o envio do SPED Fiscal – EFD da sua empresa. Temos um vídeo explicando o passo a passo de como fazer esse procedimento. Não deixe de conferir!
Deixe seu comentário