Makro System

O que é e como funciona o Empregador Web?

O que é e como funciona o Empregador Web?

O Empregador Web é uma plataforma elaborada para ajudar, acelerar e tornar seguro o processo de regularização das mudanças em relações trabalhistas e solicitação de seguro-desemprego.

Por consequência da crise, uma das plataformas online que obteve grande visibilidade foi a do Empregador Web – sistema elaborado para que as empresas encaminhem o requerimento de seguro-desemprego de seus funcionários.

A ferramenta foi proporcionada pelo Ministério do Trabalho e Emprego com a finalidade inicial de transformar o processo do requerimento do seguro-desemprego algo mais rápido e intuitivo, e, agora, também é usada para declaração de alterações contratuais.

Em vigor desde 2015, a plataforma online possibilitou que muitas empresas conseguissem vantagens em suas rotinas, como rapidez e fácil acesso ao requerimento de seguro-desemprego, unificação de informações, economia com documentos físicos e mais segurança.

Em consequência do isolamento social, muitas empresas precisaram fechar suas portas, modificar contratos de trabalho com funcionários e, até mesmo, diminuir salários, o que fez com que o Empregador Web passasse a servir para que as companhias conseguissem contar sobre as modificações efetuadas nas relações trabalhistas e, ainda, solicitar o benefício emergencial de seus trabalhadores.

A unificação de informações é facilitada devido ao processo do seguro-desemprego, que pode ser feito em lotes, com uso de documentos emitidos pelo próprio sistema da folha de pagamento, ou um ERP.

Visto que, tudo é realizado de forma digital, os empregadores não necessitam mais selecionar uma parte do orçamento para a aquisição de formulários físicos, já que agora é só imprimir as guias que foram preenchidas digitalmente.

Enfim, pelo fato de o Empregador Web obter uma certificação digital de segurança, pelo protocolo SSL (Secure Socket Layer), o empresário tem por precaução de que todas as informações geradas dentro da plataforma, sejam seguras e que obtenha a integridade de todos os dados.

Para resumir, essas facilidades proporcionam às empresas, que ganhem com economia de tempo e decorrente à isso, o aumento de produtividade, já que o cumprimento do requerimento de seguro-desemprego era uma tarefa que tomava parte da rotina da empresa.

Assim, o acesso ao Empregador Web, seja para requisição de seguro-desemprego ou para modificações de informações contratuais, devido aos impactos do Corona Vírus, podem ser realizados de duas formas: sem certificado digital e com certificado digital.

Quando o empresário escolhe por entrar na plataforma sem certificado digital, a única opção acessível é realizar o cadastro do gestor e autenticar o layout; Mas, com o certificado digital, o empreendedor tem acesso completo ao sistema, conseguindo preencher todos os requerimentos que pretender ou importar arquivos da folha de pagamento.

Por esse motivo, a segurança do negócio está garantida, já que não é realizável enviar nenhum dado sem o uso desse certificado.

Em referência aos dados, normalmente requisitados pelo Empregador Web, estão os campos associados à empresa, como:

  • Tipo de inscrição;
  • Número de inscrição;
  • Nome da empresa;
  • Razão social;
  • CEP;
  • Logradouro;
  • Número;
  • Complemento;
  • Bairro;
  • UF; e,
  • Telefone.

Além de dados do proprietário da empresa, como: login, e-mail, nome, CPF e telefone.

Vale ressaltar que nesta etapa não pode haver nenhum erro em qualquer um dos dados fornecidos, pois isso pode atrasar o recebimento de algum benefício por parte do trabalhador.

Além disso, alguns problemas associados ao Empregador Web já são conhecidos e podem ser facilmente resolvidos, como sobrecarga devido ao número de usuários conectados, bloqueios provocados por programas instalados no computador, erro no reconhecimento do certificado digital e sistema operacional desatualizado.

Assim sendo, em tempos de crise, é indispensável que o empreendedor tenha entendimento sobre o Empregador Web e saiba quais são as funcionalidades que estão habilitadas para essa plataforma, de maneira que ele não atrase pagamento de benefícios aos seus funcionários.

Para Finalizar, as empresas são capazes não só de preservar a burocracia em dia, como também ganhar tempo no preenchimento digital de algumas demandas  que antes eram feitos manualmente e ocupavam horas de trabalho da equipe.

Telegram da Makro

Makrosystem

Com 15 anos de história, a Makrosystem é especializada no desenvolvimento de sistema contábil para empresas e escritórios de contabilidade. Através de tecnologia de ponta, leva a seus clientes soluções inteligentes, que facilitam o trabalho e aumentam a produtividade em rotinas contábeis. Visite o nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *