eSocial

eSocial

O eSocial é um sistema complexo que requer conhecimento em programação e legislação trabalhista. Assim, é o principal sistema de obrigações acessórias que contadores e profissionais do departamento pessoal utilizam. Desta maneira, devido a sua complexidade, ele possui vários arquivos interdependentes e requer compreensão da lógica de programação ou o uso de sistemas contábeis que já estejam conectados a ele. Apesar de ser eficiente e eliminar a necessidade de outras declarações, os contadores precisam se familiarizar com sua lógica para utilizá-lo corretamente. Nesta categoria você saberá tudo sobre o eSocial.  Descobrirá sua lógica de funcionamento, suas atualizações, seus ajustes, além de aprender como realizar o envio de cada uma dessas obrigações por meio do Sistema Makro.

O que é e para que serve o eSocial?

O eSocial é um sistema unificado de envio de informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais. Portanto, ele serve para simplificar e centralizar o envio dessas informações por parte das empresas, facilitando o cumprimento das obrigações legais e regulamentares relacionadas aos trabalhadores.

Como gerar eSocial?

Ele é gerado através do preenchimento dos eventos e informações exigidos pelo sistema, como dados de empregados, folha de pagamento, informações de saúde e segurança do trabalho, entre outros. Sendo assim, as empresas devem utilizar um software compatível com o eSocial para realizar esse processo de geração e envio, como o Sistema Makro.

Quando se paga o eSocial?

Primeiramente, o pagamento do eSocial não está relacionado a uma data específica. Assim, ele trata do envio das informações trabalhistas e fiscais, e o pagamento de encargos e tributos ocorre de acordo com as datas estabelecidas pela legislação vigente para cada obrigação específica.

Como consulta eSocial?

Para consultar informações, é necessário acessar o portal oficial do eSocial utilizando as credenciais de acesso fornecidas pela empresa. No portal, é possível visualizar os eventos transmitidos, status de envio, mensagens de erro e outras informações relevantes relacionadas ao cumprimento das obrigações trabalhistas e fiscais.