Entenda o que é a contabilidade gerencial

Já falamos aqui do quão dinâmico é a área de contabilidade. Existem várias vertentes que podem ser exploradas pelo profissional com o intuito de oferecer ao seu cliente um grande diferencial no serviço a ser prestado.

Entre essas diversas áreas de atuação que a contabilidade oferece há a função da contabilidade gerencial, cada vez mais importantes nas organizações do mercado moderno de trabalho. Crescente nas empresas dos mais variados ramos de mercado, essa atividade vem se transformando em uma ferramenta de gestão que leva as organizações a outro nível de faturamento e lucratividade.

O QUE É A CONTABILIDADE GERENCIAL?

Esse método de trabalho baseia-se num procedimento que visa analisar informações financeiras e contábeis utilizadas pela empresa no planejamento e controle do negócio, garantindo o uso apropriado dos seus recursos.

Em forma reduzida, podemos explicar a contabilidade gerencial como um conjunto de técnicas contábeis e procedimentos gerenciais combinadas para oferecerem informações precisas e valiosas para os gestores.

Essa forma de contabilidade obriga o profissional a realizar alimentação de planilhas, relatórios e fornecer outras ferramentas para fazer comparações e análises sobre a situação financeira de uma empresa, pegando como base principal períodos anteriores para realizar esse tipo de comparativo.

Com essas informações, a empresa passa a contar com uma espécie de guia completo para tomar decisões sobre os melhores momentos para realizar investimentos e prospectar o futuro, tendo bem detalhadas em suas mãos todas as questões tributárias. Além disso, a contabilidade gerencial também tem a função de realizar o planejamento de um negócio.

Esse planejamento, como já explicamos em alguns artigos, é essencial para que a empresa tenha um norte a seguir em médio/longo prazo, estando preparada para eventuais surpresas sem comprometer sua saúde financeira de forma drástica.

USUÁRIOS DA CONTABILIDADE GERENCIAL

Não somente os empresários, gestores ou administradores da empresa podem ter acesso às informações contidas na contabilidade gerencial. Outras pessoas, chamadas de “usuários da contabilidade gerencial”, necessitam desse tipo de informações. Mas quem são elas?

Imaginemos dois grupos distintos. O grupo A, que são os usuários externos, não fazem parte do quadro societário ou colaborativo da empresa, mas que, por algum motivo, têm interesse nos demonstrativos elaborados pela contabilidade gerencial. São bancos, credores, fornecedores ou investidores, por exemplo.

Já o grupo B são os usuários internos, que são os proprietários, gestores, administradores e até mesmo os funcionários que necessitam de informações sobre a contabilidade e finanças da empresa para tomar alguma decisão de impacto.

QUAL A IMPORTÂNCIA?

Como dissemos, a principal função da contabilidade gerencial é gerar informações para a tomada de decisões. Mas há outros detalhes importantes.

Ao ter acesso a esses dados, são gerados relatórios em que constam o histórico de sua empresa, sua evolução ao longo dos anos e a situação atual, apontando crescimento ou declínio nas suas atividades.

Ela pode apresentar diversas alternativas para reduzir custos de produção, vendas ou prestação de serviços, sem prejudicar as operações da empresa, podendo, inclusive, otimizar a operação em alguns departamentos.

Além disso, a contabilidade gerencial tem grande importância na apuração de impostos bem como nas informações prestadas aos órgãos de arrecadação e fiscalização tributária, adequando a empresa às questões fiscais exigidas pelos órgãos tributantes, diminuindo o risco para a empresa, no que se refere a penalidades e multas.

A Makrosystem te ajuda!

A Makrosystem ajuda diariamente contadores do norte ao sul do Brasil com um sistema de gestão contábil e tributário completo e online. Você vai poder ficar sempre conectado com as mudanças da legislação com um sistema web ideal para sua empresa. Quer saber mais? Acesse o nosso site e converse com um de nossos especialistas!