Makrosystem

e-Social para troca de Sistema Contábil

O eSocial é uma ferramenta que o governo federal criou para facilitar o envio de documentos obrigatórios pelas empresas, de maneira mais ágil e automatizada.

Contudo, assim como qualquer tecnologia, é necessário adaptação e prática pelos profissionais responsáveis, para que não haja erros. 

Nesse caso, a equipe contábil precisa estar atenta no envio das documentações obrigatórias, a fim de evitar erros e/ou penalidades para com os órgãos fiscais.

Então, se você quer entender o papel do contador e de um sistema contábil web aplicado ao eSocial, confira o artigo de hoje!

 

O que é o eSocial e como ele atua? 

O eSocial é uma ferramenta criada pelo governo federal a fim de desburocratizar o envio das obrigações fiscais pelas empresas, aos órgãos competentes, como por exemplo: Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Caixa Econômica Federal, Receita Federal, INSS etc.

Antes do eSocial, os processos de envio de dados eram feitos de modo despadronizado, o que gerava mais trabalho e gastos para as instituições, além de é claro, do aumento do risco de erros e falhas.

Com a chegada desse recurso, as informações são recolhidas de forma automatizada, e após a junção dos dados, realizado por um sistema contábil especializado, os entes fiscalizadores atestam a veracidade das organizações, dando baixa nas suas pendências fiscais.

 

Ao trocar de sistema contábil, qual o primeiro passo com o eSocial? 

Caso a empresa tenha trocado de sistema contábil, é necessário que seja feito uma análise do envio dos dados referentes ao eSocial. 

Também é essencial que as obrigações fiscais tenham sido transmitidas dentro do cronograma estabelecido pelo governo federal.

Em seguida, no novo software contábil, é importante fazer um delineamento das novas informações que serão enviadas a partir de agora. Isso é vital para que a empresa continue em dia com as obrigações fiscais.

Eventos já enviados no sistema antigo: como funciona? 

Essa é uma das maiores dúvidas que os contadores têm. Mas a resposta é NÃO. Caso as informações já tenham sido enviadas, não é necessário refazer esse envio.

No entanto, é primordial que seja realizado uma conexão entre os dados que constam no sistema do eSocial com as informações do novo sistema contábil web. 

Por vezes, um evento de alteração se faz pertinente, uma vez que há a exigência de complementar e/ou alterar algum dado.

Inclusive, o sistema do eSocial já disponibiliza o download dos dados em formato xml, o que possibilita a importação dessas informações à nova plataforma contábil.

 

Mas afinal, como o contador deve proceder após os envios no novo sistema?

Para evitar problemas como atrasos no envio dos dados fiscais, bem como a geração de multas e/ou erros na transmissão das informações, é fundamental que o contador responsável fique atento ao período estabelecido pelo fisco para a entrega de todas as documentações obrigatórias.

A boa notícia é que todo esse processo pode ser realizado com o apoio do suporte técnico de empresas especializadas, como a Makrosystem. Nós contamos com uma equipe preparada e os recursos necessários para auxiliar os profissionais da área contábil na efetivação dessa obrigação fiscal.

O eSocial e o profissional contábil

Apesar de o eSocial ainda despertar desconforto à alguns contadores, é importante que saibamos reconhecer os efeitos positivos desse sistema para a saúde financeira das empresas. 

Além disso, graças a esse programa, muitos gastos foram diminuídos e os processos administrativos foram descomplicados, o que só comprova a eficiência desse software para as instituições.

Logo, esses fatos só reafirmam o eSocial não como um rival do contador, mas sim em uma ferramenta de apoio ao setor de contabilidade.

Portanto, independente se você já é nosso cliente ou se deseja uma consultoria especializada a respeito do eSocial, a Makrosystem é a solução perfeita para esse objetivo. Ah! Nós temos um vídeo no nosso canal do Youtube, no qual explicamos o passo a passo no manuseio dessa ferramenta. Não deixe de conferir!

 

Makrosystem

Com 15 anos de história, a Makrosystem é especializada no desenvolvimento de sistema contábil para empresas e escritórios de contabilidade. Através de tecnologia de ponta, leva a seus clientes soluções inteligentes, que facilitam o trabalho e aumentam a produtividade em rotinas contábeis. Visite o nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *