Makrosystem

Dicas e curiosidades sobre o Dia do Programador/Desenvolvedor

No próximo dia 12 de setembro de 2020, comemoramos o Dia do Desenvolvedor/Programador. Profissão crucial para o desenvolvimento das tecnologias para o ser humano, este dia representa muito para um mercado em franca ascensão e de extrema necessidade a todos. Num mundo cada vez mais competitivo, onde a informação é vital para todas as organizações, elas procuram ter sempre disponível a informação de forma rápida, íntegra e confidencial. No caso dos contadores então, ter um sistema contábil 100% web, com toda segurança de suas informações, torna-se um grande diferencial competitivo.

Para que isto seja possível, os escritórios contábeis que não se modernizam acabam tendo que possuir sistemas de informação e tecnologias de informação (SI/TI) capazes de dar resposta às suas exigências e necessidades. Para que os sistemas de informação (SI) estejam sempre disponíveis e garantam a integridade e confidencialidade da informação que recolhem, processam, armazenam e distribuem, há um fator muito importante a ter em consideração, para além da tecnologia propriamente dita e de todos os mecanismos de segurança que venham a adotar, que são os usuários do sistema.

Se os contadores não se atualizarem para um conjunto de práticas e regras na utilização dos SI/TI, corre-se o risco de gerar informação incoerente, defasada da realidade e, consequentemente, levar a tomadas de decisão incorretas para seus clientes. Depender de desktop e data-center próprios, por exemplo, já é coisa do passado. Contadores do século XXI devem ser sensibilizados para as questões de segurança, nomeadamente para os efeitos negativos que uma falha ou quebra de segurança podem provocar. Por isso, vale a pena implementar um programa contábil 100% web, com todo o sistema de TI centralizado e informatizado, trazendo segurança e confiança nos dados contábeis.

Aproveitando a comemoração do Dia do Desenvolvedor/Programador, que é um dos grandes diferenciais da Makrosystem no mercado, seguem alguns conselhos básicos sobre sistemas, que serve para todos os contadores ou usuários de um sistema contábil eficiente: aplicar as atualizações de segurança recomendadas; utilizar e atualizar com frequência os programas antivírus e antispyware; realizar cópias de segurança com regularidade; utilizar senhas robustas e diferentes em cada aplicação; procurar enviar/transferir a sua informação de forma encriptada; não partilhar a informação do seu computador com outros; não compartilhar ou divulgar as suas senhas com os outros; ser responsável e cuidadoso na utilização da Internet e do correio eletrônico.

Além disso, nossos desenvolvedores elencaram outros cuidados importantes: ser cuidadoso na utilização de equipamentos de armazenamento externos; informar no caso de incidentes com vírus, roubos ou perdas de informação; estar ciente que todos os atos praticados têm conseqüências; utilizar um firewall; bloquear o computador quando se ausentar; e, obviamente, nunca utilizar software ilegal ou de compartilhamento de arquivos. Problemas relacionados com a segurança ocorrem devido à ausência de medidas de segurança da informação na organização, e este é mais um diferencial do Makrosystem, uma vez que ele é um sistema contábil 100% web e tem todo backup de informações nas nuvens.

Para finalizar, para homenagearmos esses profissionais que fazem parte dos 15 anos da Makrosystem, seguem 6 curiosidades sobre o Dia do Programador e sua profissão, uma contribuição do blog Certisign:

  1. O Dia do Programador é mesmo no dia 13/09?

Se você pesquisar no Google, o resultado para “Dia do Programador” é 13 de setembro. Porém, a data pode variar: na verdade, o Dia do Programador é comemorado no 256º dia do ano. Esse número foi escolhido por representar a quantidade de valores diferentes que podem ser representados com um byte de 8 bits — algo que não é muito conhecido para leigos, mas para os programadores é um valor bem conhecido.

 

  1. Dia do Programador é feriado nacional

Outra curiosidade bem interessante sobre o Dia do Programador é que na Rússia essa data é um feriado que faz parte do calendário nacional. Em 2002, Valentin Balt e Michael Chervyakov, funcionários da Parallel Technologies, uma empresa de software, recolheram assinaturas para que o governo reconhecesse o dia 13/09 como Dia Oficial do Programador e em 2009 o presidente Dmitry Medvedev oficializou a data.

 

  1. Programadores são autodidatas

De acordo com a Stack Overflow Developer Survey 2019 — pesquisa realizada anualmente pela Stack Overflow, uma plataforma de perguntas e respostas muito usada por programadores —, quase 90% desses profissionais aprenderam sozinhos novas linguagens de programação, frameworks ou ferramentas. Além disso, mais de 60% dos programadores fizeram algum curso online de programação ou desenvolvimento de software. Isso só prova que esses profissionais têm, sim, muito a comemorar no Dia do Programador, pois estão sempre se atualizando e aprendendo novas habilidades.

 

  1. A maioria dos programadores é poliglota

Uma pesquisa feita pela Developers Alliance com a IDC apontou que 88% dos programadores são “poliglotas”. Isso não quer dizer que eles falam português, inglês, espanhol e francês, mas sim que eles dominam pelo menos 2 ou 3 linguagens de programação além da sua principal. Ou seja, Java, JavaScript, SQL, C/C++, C#, PHP, dentre outras.

 

  1. Profissionais em resolver problemas

Algo crucial no perfil de quem quer trabalhar ou já trabalha com programação é a capacidade de resolver problemas e gostar disso. Os problemas fazem parte do cotidiano de trabalho desses profissionais e são vários os desafios que podem aparecer no dia a dia deles, como a necessidade de depurar um código para descobrir onde está um bug ou aprender, entender e configurar um código novo. No fim das contas, o programador deve mergulhar de cabeça nesses desafios para encontrar as soluções. Aliás, aproximadamente 1/3 do tempo de trabalho de um programador é usado navegando e pesquisando em código-fonte.

Podem ser gastas horas e até mesmo dias nisso, mas é possível evoluir muito durante o processo, pois é necessário exercitar o olhar analítico e muitas vezes se torna inevitável pesquisar por respostas, o que leva a novas descobertas e aprendizados.

 

  1. Programadores trazem inovação e segurança

É inegável que o mundo está passando por uma transformação digital e nessa nova realidade os programadores são muito valiosos. Como eles trabalham com tecnologia e estão sempre ligados em novidades, muitas vezes são os responsáveis por levar inovação às empresas onde trabalham.

 

Contador, gostou deste artigo?

Cadastre-se em nosso site e receba, semanalmente, notícias sobre o mercado contábil. Acesse sempre nosso blog e o nosso canal do Youtube para ficar por dentro de tudo o que acontece. E tenha em seu escritório o Makrosystem, o sistema contábil web mais seguro e eficiente do mercado. O Makrosystem é um sistema de gestão contábil com mais de 15 anos de mercado e 10 mil usuários ativos. Entre em contato em www.makrosystem.com.br e conheça o melhor sistema contábil web!

Makrosystem

Com 15 anos de história, a Makrosystem é especializada no desenvolvimento de sistema contábil para empresas e escritórios de contabilidade. Através de tecnologia de ponta, leva a seus clientes soluções inteligentes, que facilitam o trabalho e aumentam a produtividade em rotinas contábeis. Visite o nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *