Início » Comunicação » Aprenda a fazer da sua contabilidade uma referência no mercado

Aprenda a fazer da sua contabilidade uma referência no mercado

Para tornar sua contabilidade uma referência no mercado é preciso ficar atento alguns detalhes e nós os detalhamos aqui para você!


 

A contabilidade é uma das áreas que mais se beneficiaram nessa migração para o mundo digital. As ferramentas automatizaram diversos serviços que, em tempos anteriores, demorariam dias para serem resolvidos. Logicamente, vários destes programas necessitam de uma capacitação profissional para serem utilizados.

E tendo dito isso, vale sempre reforçar: é fundamental que uma empresa, mesmo que nova no mercado de trabalho, delegue as funções contábeis para um profissional da área. Mesmo que não tenha condições iniciais de formar um setor específico para a contabilidade, é essencial a terceirização deste serviço.

O que muitos enxergam como gasto, precisa, urgentemente, ser visto como investimento. Um acompanhamento profissional no meio contábil pode significar uma grande economia no futuro, uma vez que colocar seus tributos e obrigações fiscais nas mãos de quem não entende pode gerar altas multas provenientes do fisco.

Atente-se a isso!

Luan Mendonça consultor do Departamento Pessoal, ao lado de um balão de fala com a mensagem: 'Faça da sua contabilidade uma referência no mercado'.

Como a sua contabilidade pode se tornar uma referência na sua região? 

Bom, se falamos da tecnologia, precisamos falar da necessidade de você estar sempre familiarizado e atualizado quanto aos novos serviços que a tecnologia oferece ao mundo contábil. Ou seja: para estar dentre as referências do mercado, o seu serviço precisa ser totalmente automatizado.

Hoje, o cliente faz muita questão de entender todos os processos de um serviço que ele está contratando, uma vez que, ele pode opinar sobre as melhores decisões a serem tomadas sobre uma determinada ocasião.

Algumas vantagens são rapidamente percebidas quanto automatizamos o nosso trabalho, como:

  • Redução de tarefas repetitivas;
  • Maior produtividade;
  • Diminuição da quantidade de papéis utilizados;
  • Maior segurança no armazenamento de arquivos.

 

Do que os clientes realmente necessitam?

Há alguns meses, o Sebrae divulgou os resultados de uma pesquisa que realizou junto a seis mil microempreendedores e empresas de pequeno porte, onde 97% delas utilizam somente serviços básicos relacionados às obrigações tributárias, como lançamento de notas fiscais.

Os famosos serviços de gestão são os menos utilizados. Colocamos na lista várias vertentes que podem ser seguidas que ajudarão o seu negócio a se tornar uma referência no segmento de atuação dentro da sua cidade, como:

  • Relatórios com os dados contábeis;
  • Recomendações financeiras para o negócio;
  • Conselhos fiscais;
  • Apoio para acessar linhas de crédito;
  • Desenvolvimento de plano de negócio detalhado;
  • Fechamento contábil.

Na pesquisa realizada, os principais serviços que as empresas manifestaram interesse, são:

  • Planejamento tributário do negócio;
  • Recomendações para melhorar o negócio;
  • Relatórios de desempenho e diagnóstico;
  • Apoio na gestão financeira;
  • Elaboração de Plano de negócios.
 

 

Consultoria

Muitos escritórios contábeis optam por praticar um modelo de trabalho que consiste na “Contabilidade Consultiva”. Isso, se formos pegar como referência a real base deste modelo de negócio, pode ser considerado um modo antigo de trabalho.

Hoje, com os serviços mais automatizados e cada vez mais fáceis de serem analisadas por clientes – mesmos que leigos no assunto – o setor contábil precisa ser muito mais maleável do que era em outros tempos.

Explicamos:

Com a facilidade de se informar, o cliente espera do setor contábil uma explicação cada vez mais didática. Os termos técnicos não atraem mais clientes, seja no ramo contábil ou em qualquer outra vertente de trabalho, como o Direito, que também possui inúmeros termos técnicos que precisam ser simplificados no momento de um atendimento.

Muitas empresas não possuem o conhecimento necessário para realizar a tomada de decisão na gestão empresarial. Analisar e interpretar dados é uma tarefa muitas vezes complexa, que demanda conhecimento e experiência. Para atender a essa necessidade, a solução encontrada por muitas empresas de diversos setores é a Contabilidade Consultiva.

Contabilidades consultivas podem trabalhar em alguns segmentos, como:

  • Análise do fluxo de caixa;
  • Prevenir e trabalhar com crises financeiras;
  • Ajudar com a gestão para evitar à falência das empresas;

 

Público-alvo para tornar sua contabilidade uma referência no mercado

Para tornar sua contabilidade uma referência no mercado é preciso que você defina um nicho! Tenha isso em mente: defina sempre um nicho que será o seu público-alvo!

Os escritórios referência em contabilidade são reconhecidos como autoridade no ramo de atuação. Por isso, deve se posicionar no mercado através de estratégias de marketing e se beneficiar evidenciando seu diferencial.

Sendo assim, o passo-a-passo que a Makro indica é:

  • Encontrar um nicho;
  • Automatizar seu serviço;
  • Contar com um sistema para ganhar eficiência e valorizar seu trabalho;
  • Trabalhar com alguns serviços contábeis específicos;
  • Prestar consultoria, se fizer parte da estratégia da sua empresa contábil;
  • Investir em Marketing e posicionamento de marca.

Relacionados: