A Receita Federal deu mais um passo na digitalização dos seus serviços. O Portal de Serviços do Contribuinte, ferramenta que centraliza atendimentos e solicitações online, passa a contar com uma nova funcionalidade: a possibilidade de representação digital por terceiros. Assim, essa atualização amplia o acesso e reforça o compromisso do órgão com a simplificação e eficiência no atendimento ao cidadão. Saiba mais sobre a nova funcionalidade.
Você vai ler:
A nova funcionalidade do Portal de Serviços do Contribuinte
O Portal de Serviços do Contribuinte ganhou duas atualizações que prometem facilitar o dia a dia do usuário e também dos contadores: agora é possível acessar com a conta Gov.br e também representar outra pessoa diretamente pela plataforma.
Com a integração ao Gov.br, o contribuinte passa a acessar, com um único login, todos os serviços oferecidos tanto pelo Portal quanto pelo e-CAC. O analista de negócio do Serpro, Moacir Mello Junior, que atua no atendimento à Receita Federal, ressaltou que, com as mudanças, o contribuinte não precisa mais lidar com diferentes formas de autenticação ou depender de certificados digitais. Portanto, agora basta fazer o login para acessar informações, enviar declarações e utilizar diversos serviços de forma mais simples e rápida.
Nesse sentido, a nova funcionalidade também avançou na área da representação digital. Depois de entrar no sistema, o usuário pode representar outras pessoas ou entidades, desde que tenha autorização para isso. Assim, a funcionalidade pode ser usada por procuradores, responsáveis legais por empresas, sucessores de firmas que já foram encerradas e também por quem representa órgãos públicos, entre outros perfis autorizados.
De acordo com Cleber Sana, o gerente de Desenvolvimento do Serpro, a proposta agora é ampliar o alcance dos serviços oferecidos pelo Portal de Serviços do Contribuinte. E assim, facilitar a atuação dos contadores, advogados e gestores públicos. Ou seja, a partir de agora, eles terão onde realizar esses procedimentos de forma segura.
Leia mais:
- Makrosystem completa 16 anos de história
- NFS-e Nacional: Portal é liberado pela Receita Federal
- Portal de Serviços da Receita Federal saiba mais sobre seus benefícios!
- Inclusão digital: Governo lança a ferramenta “busca por voz”
- Contribuintes excluídos do Simples Nacional têm até 31 de janeiro para a regularização do MEI
A solução pensada para o contribuinte
O Portal de Serviços do Contribuinte foi pensado para tornar mais fácil o uso dos serviços digitais da Receita Federal, com uma estrutura moderna, navegação simples e focada no que o usuário realmente precisa. Criado em conjunto com o Serpro, o portal concentra, em um só lugar, diversos serviços voltados para cidadãos, empreendedores, órgãos públicos e instituições conveniadas. Dessa forma, com um só acesso aos sistemas e visual adaptado para computador, celular ou tablet, o Portal garante uma navegação mais prática, integrada e eficiente no contato com a Receita Federal.
Antes de lançar o portal, a Receita Federal fez um levantamento minucioso sobre como os usuários utilizavam o e-CAC. Assim, buscando entender quais eram os principais pontos de melhoria na experiência de atendimento. Com base em entrevistas, levantamentos e testes práticos, a Receita mapeou as principais necessidades e obstáculos enfrentados pelos usuários. Esse processo permitiu repensar toda a estrutura do portal e melhorar a forma como os serviços digitais são organizados e acessados.
A ideia por trás do Portal de Serviços do Contribuinte é simplificar o acesso aos serviços da Receita Federal. E assim, deixar tudo mais direto, fácil de entender e usar, além de impulsionar a digitalização no atendimento ao cidadão.
Fonte: Receita Federal
Perguntas Frequentes
É uma plataforma da Receita Federal que reúne, em um só lugar, diversos serviços digitais voltados para pessoas físicas, empresas, órgãos públicos e instituições conveniadas.
O portal facilita o acesso a serviços como consulta de dados, emissão de documentos, assim como envio de declarações e agora também permite a representação digital por terceiros.
O acesso pode ser feito com a conta Gov.br, sem a necessidade de certificado digital.
Agora, com um único login, o contribuinte acessa tanto o Portal quanto o e-CAC. Assim, não irá precisar de autenticações diferentes ou certificados.
É a nova funcionalidade que permite ao usuário autorizado agir em nome de outra pessoa ou entidade, diretamente pelo portal.