Em 2022, mais de 66 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de Mama no Brasil, estima o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A doença que acomete, principalmente, mulheres, é a segunda que mais mata entre elas, ficando atrás apenas do câncer de pela não melanoma. Conforme divulgado pelo Atlas de Mortalidade por Câncer, em 2020, das mais de 18 mil mortes pela doença, 17.825 eram mulheres.
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Outubro Rosa: origem, impacto global e realidade no Brasil
O câncer de mama é uma doença que tem recebido atenção desde os anos 90, onde surgiu a campanha Outubro Rosa. A campanha é tratada em âmbito mundial e possui o propósito de revisitar a importância do diagnóstico precoce, foi iniciada pela fundação estadunidense “Susan G. Komen for the Cure”. Além disso, no Brasil, o primeiro registo do movimento é tido em 2002 na cidade de São Paulo.
O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil, exceto na região Norte, onde o câncer do colo do útero ocupa essa posição. A taxa de mortalidade por câncer de mama, ajustada pela população mundial, foi 11,84 óbitos/100.000 mulheres, em 2020, com as maiores taxas nas regiões Sudeste e Sul, com 12,64 e 12,79 óbitos/100.000 mulheres, respectivamente (INCA, 2022).
Cerca de três décadas após a primeira Corrida Pela Cura (Komen Race for the Cure), movimento onde a Fundação distribuiu o conhecido símbolos do movimento, o laço cor-de-rosa, aos participantes, centenas de empresas públicas e privadas aderiram ao movimento.
Diagnóstico precoce: chave para o tratamento eficaz
A Makro System reconhece a importância do movimento e do diagnóstico precoce, Odaiza Silva, sócio-administradora, reflete sobre o impacto da conscientização no âmbito da empresa: “acreditamos que o movimento é importante para cada uma das nossas colaboradoras, clientes e parceiras. O autocuidado é necessário e queremos ser incentivadores de uma qualidade de vida melhor a cada uma delas”, pontua a gestora.
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, assim, gerando a formação de um tumor com potencial de afetar outros órgãos. Existem diversos tipos da doença, os quais podem se desenvolver rapidamente e outros não. Segundo o INCA, “A maioria dos casos tem boa resposta ao tratamento, principalmente quando diagnosticado e tratado no início”.
A doença acomete, em maior frequência, mulheres com idade acima de 50 anos. O Ministério da Saúde sugere que “Toda mulher com 40 anos ou mais de idade deve procurar um ambulatório, centro ou posto de saúde para realizar o exame clínico das mamas anualmente, além disso, toda mulher, entre 50 e 69 anos, deve fazer pelo menos uma mamografia a cada dois anos. O serviço de saúde deve ser procurado mesmo que não tenha sintomas!”
Campanha Outubro Rosa: a importância do autoexame e do diagnóstico precoce
Jéssica Gonçalves, analista de migração da Makro System, reforça a importância do autoexame e do diagnóstico clínico, “O exame das mamas, realizado pela própria pessoa, ajuda no conhecimento do próprio corpo, e pode identificar precocemente alguma alteração. Porém, esse exame não substitui o exame clínico realizado por um profissional de saúde treinado”.
Além disso, para realizar o autodiagnóstico, deve-se apalpar os seios e verificar a existência de um caroço no seio, acompanhado ou não de dor. A pele da mama pode ficar parecida com uma casca de laranja; também podem aparecer pequenos caroços embaixo do braço. Por fim, deve-se lembrar que nem todo caroço é um câncer de mama, sendo importante consultar um profissional de saúde.
Juntas na Luta pela prevenção ao câncer de mama, um movimento da Makro System em apoio as mulheres vítimas da doença.
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Perguntas frequentes
Em suma, a Campanha Outubro Rosa é um movimento internacional que promove a conscientização sobre o câncer de mama. Assim, a cada ano, ela reforça a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado com a saúde da mulher. Ao participar, empresas e instituições ajudam a salvar vidas e ampliar o acesso à informação.
Empresas podem promover palestras, oferecer exames preventivos e divulgar conteúdos educativos. Além disso, usar o rosa na identidade visual ajuda a reforçar a mensagem. Essas ações fortalecem a conscientização e incentivam o cuidado com a saúde.
Embora o autoexame seja uma prática importante de autoconhecimento, ele não substitui os exames clínicos e de imagem, como a mamografia. Por isso, é essencial que toda mulher consulte regularmente um profissional de saúde. A combinação de cuidados aumenta as chances de um diagnóstico precoce e eficaz.