A partir do dia 25 de outubro de 2021, estará disponível a ferramenta que permite ao Segurado Especial e ao MEI realizar a escrituração da sua folha de pagamento e comercialização da produção e, consequentemente, o fechamento nos módulos simplificados do eSocial.
Para estes dois empregadores, juntamente com o Doméstico, após o fechamento da Competência de OUTUBRO/2021, estará disponível no Portal Simplificado a emissão do DAE para recolhimento da Contribuição Previdenciária e FGTS(*).
ATENÇÃO aos vencimentos:
* DAE do MEI é gerado apenas com Contribuição Previdenciária e vence dia 20 do mês seguinte;
* DAE do Segurado Especial é gerado com Contribuição Previdenciária e FGTS e vence dia 07 do mês seguinte;
* DAE do Doméstico é gerado com Contribuição Previdenciária e FGTS e vence dia 07 do mês seguinte;
(*)Para recolher o FGTS do MEI, deve ser declarado e emitida a guia pelo Sefip, e esta vence dia 07 do mês seguinte.
–> Com exceção do Doméstico, para o MEI e Segurado Especial, é possível fazer o envio dos eventos periódicos e o fechamento do eSocial através do seu sistema de folha de pagamento, com certificado digital, via WebService. Já para emissão do DAE, é necessário acessar o Portal Simplificado.
Fonte: Tributanet
Para saber mais:
Folha de pagamento x eSocial: qual a relação?
Os eventos periódicos do eSocial são uma obrigação dos empregadores, já que esse envio contabiliza o cumprimento da legislação tributária, fiscal e previdenciária.
Dessa forma, não seguir as leis determinadas pela Receita Federal coloca as empresas em uma situação de risco, podendo sujeitar essas instituições a multas e outras penalidades.
Como enviar corretamente a folha de pagamento para o eSocial?
Se você é contador e/ou trabalha em uma empresa de contabilidade, com certeza deve saber que o sistema eSocial vive se atualizando e apresentando novas atualizações, principalmente quanto ao fechamento da folha de pagamento.
E apesar de essas melhoras serem para aumentar a produtividade dos profissionais, é natural que eles precisem passar por treinamentos para não perderem nenhuma novidade imposta pelo Fisco.
Por isso, a fim de garantir que os dados transmitidos estejam livres de erros, contar com um sistema de gestão contábil é uma excelente solução para cumprir a legislação e evitar penalidades.
Portanto, invista em um software contábil que seja integrado ao eSocial, como o sistema da Makro. Nossa solução reúne as informações necessárias para fechar a folha de pagamento e enviar esse documento ao governo sem erros de preenchimento.
Ganhe tempo, produtividade e agilidade contratando o software da Makro!