Como dissemos em artigos anteriores, muitas pessoas optaram, nos últimos anos, a empreenderem e trabalhar através da internet. Seja home office ou não, o trabalho digital tem gerado um grande número de empregos, e o futuro é, sim, online. Tanto é que várias profissões e estabelecimentos já vêm se adequando, há algum tempo, ao mundo digital.
Isso não quer dizer que os trabalhos tradicionais serão extintos. O mundo digital veio para ser mais uma opção que signifique lucro, giro de capital e oportunidade de trabalho. Um exemplo claro? As grandes lojas, como Magazine Luiza e Ricardo Eletro, mesmo que já tendo suas marcas consolidadas em todo o Brasil, têm um grande faturamento através das vendas online.
O fato é: o e-commerce é, hoje, um dos métodos de trabalho mais lucrativos e que mais crescem no Brasil
Muitos trabalhadores da nova geração têm se dedicado a criar conteúdos na internet, como aulas de marketing e cursos de especializações. Vendo isso, o vendedor, logicamente, não quis ficar para trás. O lojista e o varejista se adaptaram a este mundo completamente globalizado e conectado, e a venda de produtos pela internet se tornou uma das principais fontes de renda.
O e-commerce é, definitivamente, um método muito eficiente e prático de vender seu produto.
Estabelecer o método de e-commerce para vender é praticamente uma obrigação caso o vendedor iniciante queira atingir o sucesso em médio prazo.
Porém, já ouviu falar na frase “a internet não é terra sei lei”?
Isso é muito dito quando há algum caso de injúria ou difamação em fóruns e comunidades virtuais que acabam sendo levadas à esfera jurídica.
Se você acha que a sua empresa não precisa de um acompanhamento contábil profissional, você está redondamente enganado. A contabilidade não é somente para as lojas físicas. Sim, a contabilidade é essencial também para quem trabalha com e-commerce, seja exclusivo ou não.
A CONTABILIDADE NO E-COMMERCE
Se aventurar no mundo empresarial requer muitas obrigações. Dentre elas, o controle das emoções é uma delas, pois ao mesmo tempo que há a felicidade, há também a preocupação inicial até o negócio prosperar. Por isso, é muito importante que destinemos as específicas funções para profissionais especializados para que não haja nenhum imprevisto futuro para a empresa. O e-commerce é, em termos gerais, a mesma coisa que uma empresa física quando falamos das obrigações contábeis e fiscais.
O e-commerce também deve seguir a legislação fiscal e tributária vigente. A abertura de um negócio virtual requer muitos cuidados, justamente pelo que dissemos acima: a internet não é uma terra sem lei. Para os órgãos federais, abrir uma loja virtual é o mesmo que ter um negócio físico.
O FISCO
O e-commerce deve cumprir normalmente os passos de abertura de empresa como se fosse um empreendimento físico, como obter um CNPJ, ter uma conta bancária própria para pessoa jurídica (PJ) e alvará de funcionamento.
Para que o e-commerce esteja de acordo com a legislação atual, é necessário escolher a opção mais adequada entre as possibilidades de cadastro jurídico, que são o Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional (o mais comum).
PRESTE MUITA ATENÇÃO NESSA ETAPA!
E novamente vamos bater nessa tecla: é fundamental contar com um acompanhamento profissional no ramo contábil. Fazer isso da forma correta reduzirá custos e qualificará a contabilidade para e-commerce, principalmente na cobrança de impostos de forma adequada e de acordo com o capital da empresa.
Tirando as suas dúvidas de uma vez por todas: o Lucro Real e o Lucro Presumido são direcionadas para e-commerces que faturam até R$ 78 milhões anuais. Já o Simples Nacional é a opção mais vantajosa para micro e pequenas empresas (que possuam um faturamento de até 4,8 milhões anuais).
SEMPRE SE PLANEJE!
Assim como a escolha do melhor regime tributário, fazer um planejamento tributário é também muito importante.
A melhor forma de anteceder a esses possíveis transtornos e déficits é planejar toda a contabilidade da empresa. Procure sempre estar alinhado com as questões fiscais, conhecendo todos os trâmites sobre os impostos que devem ser pagos.
Para o e-commerce, a contabilidade deve servir também como um suporte essencial no processo de decisão, pois só através dela é possível verificar se o empreendimento está sendo rentável.
FAÇA RELATÓRIOS
Essa dica é muito boa para empresas físicas, mas cabe especialmente para quem investe no e-commerce. Por ser na internet e estar conectado 24h, pode parecer que um negócio virtual é muito mais simples de se gerenciar do que uma loja física.
Em alguns aspectos, pode até ser, mas quando falamos da contabilidade, o acompanhamento atento e minucioso dos relatórios periódicos de quanto entra e quanto sai é muito importante. No e-commerce, este relatório é ainda mais abrangente, pois possui o índice de, por exemplo, visitas no site, taxa de abandono de carrinho, quantidade de vendas, etc. Essas métricas possibilitam ajustar, organizar e redirecionar recursos para que os resultados se alinhem com o passar do tempo.
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