Nos últimos anos, muitas pessoas optaram por empreender e trabalhar pela internet. Seja em home office ou não, o trabalho digital gera muitos empregos, e o futuro é, sem dúvida, online. Várias profissões e empresas já se adaptaram ao mundo digital.
Isso não significa que os trabalhos tradicionais vão desaparecer. O digital é mais uma opção que traz lucro, capital e oportunidades. Grandes lojas como Magazine Luiza e Ricardo Eletro, por exemplo, já têm um grande faturamento pelas vendas online.
Hoje, o e-commerce é um dos métodos de trabalho mais lucrativos e em crescimento no Brasil. Muitos jovens criam conteúdos, como aulas e cursos online, e os lojistas também se adaptaram a essa nova realidade globalizada. A venda de produtos pela internet virou uma das principais fontes de renda.
O e-commerce é um método eficiente e prático para vender produtos. Para quem quer alcançar sucesso no médio prazo, é quase obrigatório adotar essa estratégia.
Mas você já ouviu a frase “a internet não é terra sem lei”? Ela se refere a casos de injúria e difamação online que chegam à Justiça.
Se você pensa que sua empresa não precisa de contabilidade profissional, está enganado. A contabilidade não serve só para lojas físicas. Ela é essencial também para quem trabalha com e-commerce, seja exclusivamente online ou não.
Você vai ler:
A contabilidade no e-commerce
Se aventurar no mundo empresarial requer muitas obrigações. Dentre elas, o controle das emoções é uma delas, pois, ao mesmo tempo que há a felicidade, há também a preocupação inicial até o negócio prosperar. Por isso, é muito importante que destinemos as específicas funções para profissionais especializados para não haver nenhum imprevisto futuro para a empresa. O e-commerce é, em termos gerais, o mesmo que uma empresa física quando falamos das obrigações contábeis e fiscais.
O e-commerce também deve seguir a legislação fiscal e tributária vigente. A abertura de um negócio virtual requer muitos cuidados, justamente pelo que dissemos acima: a internet não é uma terra sem lei. Para os órgãos federais, abrir uma loja virtual é o mesmo que ter um negócio físico.
O Fisco
O e-commerce deve cumprir normalmente os passos de abertura de empresa como se fosse um empreendimento físico, como obter um CNPJ, ter uma conta bancária própria para pessoa jurídica (PJ) e alvará de funcionamento.
Para o e-commerce estar conforme a legislação atual, é necessário escolher a opção mais adequada entre as possibilidades de cadastro jurídico, sendo o Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional (o mais comum).
E novamente vamos bater nessa tecla: é fundamental contar com um acompanhamento profissional no ramo contábil. Fazer isso da forma correta reduzirá custos e qualificará a contabilidade para e-commerce, principalmente na cobrança de impostos de forma adequada e conforme o capital da empresa.
Tirando as suas dúvidas de uma vez por todas: o Lucro Real e o Lucro Presumido são direcionadas para e-commerces que faturam até R$ 78 milhões anuais. Já o Simples Nacional é a opção mais vantajosa para micro e pequenas empresas (que possuam um faturamento de até 4,8 milhões anuais).
Leia também:
- Contabilidade para e-commerce durante a pandemia
- Contabilidade para e-commerce é importante?
- O que é substituição tributária? Entenda como funciona e quais são seus tipos
- Como aproveitar ao máximo um sistema contábil com versão gratuita?
- A Contabilidade para Ecommerce: Explorando Responsabilidades, Melhores Práticas e Tecnologia
Sempre se planeje!
Assim como a escolha do melhor regime tributário, fazer um planejamento tributário é também muito importante.
A melhor forma de anteceder a esses possíveis transtornos e déficits é planejar toda a contabilidade da empresa. Procure sempre estar alinhado com as questões fiscais, conhecendo todos os trâmites sobre os impostos que devem ser pagos.
Para o e-commerce, a contabilidade deve servir também como um suporte essencial no processo de decisão, pois só através dela é possível verificar se o empreendimento está sendo rentável.
Faça relatórios
Essa dica é ótima para empresas físicas, mas cabe especialmente para quem investe no e-commerce. Por ser na internet e estar conectado 24h, pode parecer que um negócio virtual é muito mais simples de se gerenciar do que uma loja física.
Em alguns aspectos, pode até ser, mas quando falamos da contabilidade, o acompanhamento atento e minucioso dos relatórios periódicos de quanto entra e quanto sai é muito importante. No e-commerce, este relatório é ainda mais abrangente, ao possuir o índice de, por exemplo, visitas no site, taxa de abandono de carrinho, quantidade de vendas, etc. Essas métricas possibilitam ajustar, organizar e redirecionar recursos para que os resultados se alinhem com o passar do tempo.
Ajuda com a sua empresa?
A Makrosystem ajuda diariamente contadores do norte ao sul do Brasil com um sistema de gestão contábil e tributário completo e online. Você vai poder ficar sempre conectado com as mudanças da legislação com um sistema web ideal para sua empresa. Quer saber mais? Acesse o nosso site e converse com um de nossos especialistas!