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Início » Blog » Gestão » Comunicação » Página atual

Já ouviu falar em SEO?

  • Por: Vinícius Seabra
  • 17/01/2020
  • 08/01/2025
  • Tempo: 6 min

Parece-lhe estranho o termo SEO? Nos dias, onde quase 65% dos internautas usam o Google como fonte de pesquisa para fazer suas compras, posicionar sua marca na Internet sem entender os conceitos de SEO pode ser um erro fatal para o seu negócio. Explicando: o significado de SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de estratégias com o objetivo de potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de resultados naturais nos sites de busca, destacando-se o Google.

Você vai ler:

  • O mercado entende o SEO
  • Primeiros passos
  • Como escolher um SEO

Isso traz mais visitantes e, consequentemente, mais conversões. E faz com que sua marca e seus produtos/serviços estejam ao alcance de mais pessoas, de forma gratuita, gerando mais visitas e uma porcentagem maior de conversão, uma vez que não é forçado o acesso. Parece complicado? Mas é mais simples do que você imagina.

Sites de busca como o Google são, hoje, a principal fonte de procura de informações por todo o tipo de usuários da internet. Aparecer ou não aparecer bem no Google pode ser a diferença entre o sucesso ou fracasso de uma empresa nos tempos atuais. E isso vale para qualquer tipo de negócio, onde os potenciais clientes utilizam-se da internet para buscar os seus fornecedores ou prest.adores de serviços.

Em 2019, uma pesquisa realizada pela Econsultancy mostrou que 73% dos profissionais e 76% das agências de marketing ao redor do mundo apontam SEO como uma fonte de excelentes resultados (ROI). Isso mesmo: fonte de receita líquida para as empresas. O ponto de partida para qualquer estratégia de SEO é identificar por quais palavras você quer ser encontrado.

Mesmo para sites mais antigos e que já receberam muitos links é impossível competir por todas as palavras relacionadas ao negócio organicamente. Por isso, é importante escolher quais são os termos de busca pelos quais você quer que seu site seja listado nos primeiros resultados do Google e, então, definir estratégias para alcançar esse objetivo.

Algumas sugestões são básicas: encontre as principais palavras do seu negócio; remova os termos que não fazem sentido; pesquise as palavras mais específicas; descubra o volume de procura de cada palavra e se seu site já está posicionado no Google e, por fim; faça uma análise técnica sobre as dificuldades, oportunidades e o potencial de cada termo pesquisado. Parece complicado, mas nada que uma ajuda profissional não encaixe todas essas peças.

O mercado entende o SEO

O mercado nos responde bem se SEO é promessa ou realidade. Em um estudo realizado pela Ascend2, no final do ano passado, mostrou que 89% dos profissionais de marketing confiam em SEO para melhorar seus posicionamentos, tráfego orgânico e geração de leads. A essência do trabalho de SEO é angariar novos visitantes e, com mais visitas, aumentam as suas chances de conversão (lead ou compra). Logo, com um bom trabalho de SEO, você pode aumentar as suas vendas, número de visualizações de página, número de leads, assinantes de feeds, etc. E gerar vendas! Tenha sempre isso em mente: o objetivo final de qualquer estratégia na web sempre é aumentar o faturamento da empresa.

Entretanto, muitos esperam resultados de curtíssimo prazo, e este é um grande equívoco. SEO é um trabalho de médio/longo prazo. Mas é sempre importante ressaltar seus resultados, pois quando o site aparecer bem nas pesquisas, será por credibilidade/entendimento, e não por compra ou anúncio.

Em média, podemos dizer que um projeto de SEO começa a demonstrar resultados de 4 a 6 meses após implantado. Um bom projeto de SEO começa na construção ou reestruturação do seu site: elaborar o conteúdo de modo que o usuário ache o que quer, de maneira e leitura fácil, e com os conteúdos mais relevantes possíveis. Este pode ser um bom início. O trabalho a ser feito é longo, mas traz resultados.

Mentor Thales Teixeira sorrindo, ao centro da imagem. À sua direita, Samara Duarte e Jéssica Ribeiro sorrindo. À esquerda, Vanessa Laureano e Guilherme Tibúrcio. À frente uma chamada em neon com o título: Entrar para a Comunidade. Fique por dentro da comunidade da Makro e saiba como organizar a saúde financeira da sua empresa.

Primeiros passos

Se você administrar uma pequena empresa local, provavelmente poderá fazer muito do trabalho sozinho. Aqui estão alguns bons recursos:

  • Confira a série de vídeos de 30 minutos do próprio Google sobre como criar uma presença on-line para sua empresa.
  • veja as diretrizes para webmasters do Google.
  • Saiba como o Google rastreia, indexa e disponibiliza a Web.
  • O Guia de SEO para iniciantes descreve muito do que o SEO fará por você. Embora você não precise conhecer bem esse guia se estiver contratando um profissional para fazer o trabalho, é bom conhecer essas técnicas para que você possa identificar quando um SEO quiser usar uma técnica não recomendada ou, pior, contraindicada.

Levará tempo para você ver os resultados: normalmente, de quatro meses a um ano a partir do momento em que você começa a fazer alterações até começar a ver os benefícios.

Se você acha que ainda precisa de ajuda extra de um profissional, continue lendo sobre como escolher um SEO.

Como escolher um SEO

Se você estiver pensando em contratar um SEO, faça isso o quanto antes. Um bom momento para a contratação é quando você estiver pensando em mudar o design ou planejando lançar um novo site. Dessa maneira, você e seu SEO podem garantir que seu site seja criado para ser conveniente para mecanismos de pesquisa do início ao fim. Entretanto, um bom SEO também pode ajudar a aprimorar um site existente.

  1. Comprometa-se a implementar as mudanças recomendadas. Fazer as alterações recomendadas por um SEO exige tempo e esforço. Caso você não esteja disposto a fazer essas mudanças, não vale a pena contratar um profissional.
  2. Entreviste seu SEO em potencial. Algumas perguntas úteis para fazer a um SEO incluem:
    • Você pode me mostrar exemplos de trabalhos anteriores e compartilhar algumas histórias de sucesso?
    • Você segue as Diretrizes do Google para webmasters?
    • Você oferece algum serviço ou orientação de marketing para complementar seu negócio de pesquisa orgânica?
    • Que tipo de resultados você espera ver e em que período de tempo? Como você mede seu sucesso?
    • Qual é sua experiência no meu setor?
    • Qual é sua experiência no meu país ou em minha cidade?
    • Qual é sua experiência no desenvolvimento de sites internacionais?
    • Quais são suas técnicas mais importantes de SEO?
    • Há quanto tempo você está no mercado?
    • Como me comunicarei com você? Você me informará sobre todas as alterações feitas no meu site e fornecerá informações detalhadas sobre suas recomendações e a lógica por trás delas?
    • Veja se o SEO está interessado em você e na sua empresa. Se não estiverem interessados, encontre alguém que esteja. Seu SEO deve fazer perguntas como:
    • O que torna seu negócio ou serviço exclusivo e valioso para os clientes?
    • Quem são seus clientes?
    • Como sua empresa ganha dinheiro e como os resultados da pesquisa podem ajudar?
    • Quais outros canais de publicidade você usa?
    • Quem são seus concorrentes?
    •  
  3. Verifique as referências de negócios do SEO. Pergunte aos clientes anteriores se eles achavam que esse SEO oferecia um serviço útil, era bom parceiro de trabalho e produzia resultados positivos.
  4. Peça uma auditoria técnica e de pesquisa do seu site para saber o que eles acham que precisa ser feito, por que e qual deve ser o resultado esperado. Você provavelmente terá que pagar por isso e conceder acesso somente leitura a seu site no Search Console. (Nesse estágio, não conceda acesso de gravação.) Seu SEO em potencial deve ser capaz de fornecer estimativas realistas de melhoria e uma estimativa do trabalho envolvido. Caso eles garantam que as alterações forneçam o primeiro lugar nos resultados da pesquisa, procure outra pessoa.
  5. Decida se você quer contratar.

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Foto de Vinícius Seabra

Vinícius Seabra

Desde o início de sua carreira, Vinícius Seabra sempre trabalhou na área de vendas. Após alguns anos, formou em Sistemas de Informação e passou a liderar uma equipe de marketing e vendas, com mais de 12 colaboradores. Após vários anos de experiência no mercado digital, iniciou a sua empresa e se tornou sinônimo de qualidade e dedicação.
Banner promocional do Sistema Makro, destacando a eficiência e a otimização da rotina contábil, com a interface do sistema em exibição em um notebook.
Ícone de um player de vídeo para representar a demonstração de nosso sistema contábil que você pode ver por um vídeo onde essa imagem ira te levar para a demonstração no nosso sistema contábil.
Demonstração
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EXPERIMENTE
Ícone azul de um chat onde ele é feito com linhas bem arredondadas para trazer um conforto mais e mais delicado para uma melhor harmonia com o site.
CONTATO
Logotipo da Makro onde temos a palavra Makro escrita de foram robusta e um M bem estilizado

O portal oficial de informações de contadores para contadores.

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