O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) emitiu um alerta em seu site sobre o “Golpe do Coaf”, no qual golpistas estão se passando por servidores do órgão. Segundo informações, a equipe de atendimento tem recebido várias mensagens de pessoas alertando sobre as frequentes chamadas que têm recebido de indivíduos fraudulentos.
Você vai ler:
Como é o Golpe do Coaf?
O Golpe do Coaf envolve diversas pessoas que estão recebendo chamadas de supostos servidores do órgão, com números de telefone semelhantes aos oficiais. Durante o telefonema, os golpistas pedem dados pessoais para confirmação ou alegam ter informações sobre operações financeiras suspeitas, processos ou investigações em andamento.
Além disso, segundo informações, os golpistas também mencionam outros órgãos, como a Polícia Federal, para tornar o golpe mais convincente. Outra situação que pode ocorrer é receber documentos falsos do Coaf, nos quais é alegada responsabilidade pela retenção, liberação ou bloqueio de valores.
Dessa forma, o Coaf reforça em seu site que o órgão não entra em contato com a população ou empresas para coletar informações pessoais ou discutir operações financeiras. Além disso, o Coaf também esclarece que não é responsável pela liberação ou bloqueio de recursos financeiros.
Leia também:
- Site Falso do Gov.br: Como Golpistas Estão Enganando Usuários com Promessa de Benefício
- COAF: Prazo para declarar CNO se encerra em 31 de janeiro
- IR 2022: RFB alerta sobre novo golpe de restituição imediata
- Mutirão de Negociação e Orientação Financeira começa hoje
- Alerta do INSS: golpe da prova de vida
Como fazer denúncia do Golpe do Coaf?
Assim, para as pessoas que desejam fazer denúncias sobre o Golpe do Coaf ou outras ocorrências do gênero, o cidadão pode acessar a plataforma FalaBR. Vale ressaltar que o registro da ocorrência não impede o registro diretamente junto às autoridades policiais.
Além disso, durante o processo, é fundamental anexar todos os documentos disponíveis, ao serem essenciais para avaliar a situação e oferecer a melhor orientação.
O que é Coaf?
Criado pela Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, conhecida como Lei de Lavagem de Dinheiro, e reestruturado pela Lei nº 13.974, de 7 de janeiro de 2020, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) é o órgão de inteligência financeira do Brasil.
Em suma, o Coaf atua como a responsável central do sistema brasileiro de prevenção e combate à lavagem de dinheiro, além de monitorar o financiamento da proliferação de armas (PLD/FTP), o terrorismo e o recebimento e disseminação de dados de inteligência financeira.
Fonte: Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)
Perguntas frequentes
Para identificar o Golpe do Coaf, desconfie quando o suposto golpista solicitar informações pessoais ou financeiras, alegando que a pessoa está sendo investigada por operações financeiras suspeitas, entre outros motivos.
Ao receber ligações de supostos servidores do COAF, não forneça informações pessoais ou financeiras. Caso receba algum documento, não o assine sem antes entrar em contato com um advogado.
Não, o Coaf não entra em contato diretamente com cidadãos ou empresas. Caso queira saber sobre a sua situação, você pode acessar o site do órgão.