A Receita Federal anunciou nesta quarta-feira (5) sobre um novo serviço: o Demonstrativo Consolidado do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte). A ferramenta já está disponível no Portal de Serviços da Receita Federal para quem entregou o eSocial e EFD-Reinf. Sendo assim, saiba mais detalhes!
Você vai ler:
Demonstrativo Consolidado do IRRF no Portal de Serviços
O Demonstrativo Consolidado do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) é um novo serviço disponibilizado pela Receita Federal. A ferramenta já pode ser usada por pessoas físicas e jurídicas que informaram os rendimentos pagos e as retenções na fonte por meio das escriturações do eSocial e da EFD-Reinf, que substituíram a DIRF.
Disponível no Portal de Serviços do Contribuinte, o objetivo desse serviço é facilitar a conferência das informações enviadas pelas fontes pagadoras. Por meio dele, é possível verificar de forma unificada os dados sobre rendimentos tributáveis. Assim como aqueles isentos ou não tributáveis, pagos a pessoas físicas e jurídicas, conforme as informações registradas nas escriturações.
Para acessar o Demonstrativo Consolidado do IRRF, basta entrar no Portal de Serviços da Receita Federal e seguir o caminho: Negócios > Declarações (Obrigações Acessórias) > Outras Declarações (Outras Obrigações Acessórias).

Saiba mais sobre a ferramenta
O Demonstrativo Consolidado do IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte) foi criado com o objetivo de trazer mais transparência para o contribuinte em relação ao tratamento dos dados enviados pelo eSocial e pela EFD-Reinf. Sobretudo, os contribuintes agora informam, todos os meses, aos sistemas os dados que antes declaravam anualmente no programa da DIRF. Dessa forma, centralizando o envio e simplificando o cumprimento das obrigações acessórias, já que não há mais necessidade de entregar uma declaração extra.
Dessa forma, a ferramenta foi desenvolvida para reunir, de forma organizada, todas as informações consolidadas mês a mês, após o processamento dos eventos de cada período de apuração. Além disso, o serviço conta com uma das funções mais importantes nessa nova fase que substitui a DIRF: o Painel de Críticas. Nele, o contribuinte pode visualizar alertas sobre possíveis inconsistências identificadas durante o processamento. Portanto, se for o caso, corrigir as informações diretamente na escrituração correspondente, enviando um evento retificador ao longo do próprio ano-calendário.
Leia mais:
- Como resolver divergência do IRRF entre a Makro e o DCTFWeb
- Descontos no Salário: Pesquisa Revela a Confusão dos Trabalhadores com os Abatimentos Mensais
- Receita Federal estimula conformidade tributária para MEI
- DIRF 2021: regras, prazos e penalidades
- Dirf: aprenda a gerar e enviar na Makro
Conclusão
O Demonstrativo Consolidado do IRRF reúne as informações referentes aos fatos geradores ocorridos a partir de janeiro de 2025. Dessa forma, os contribuintes enviam esses dados por meio dos eventos que substituem a antiga DIRF, mesmo quando transmitem as escriturações fora do prazo mensal.
Por fim, a Receita Federal já está processando essas informações para utilizá-las na apuração do Imposto de Renda Pessoa Física de 2026. Assim, marcando, na prática, o fim definitivo da DIRF e a descontinuação do Programa Gerador da Declaração referente ao ano-calendário de 2026 (PGD DIRF 2026).
Fonte: Receita Federal

Perguntas Frequentes
É um novo serviço da Receita Federal que permite consultar, em um único lugar, todas as informações sobre rendimentos e retenções do Imposto de Renda na fonte. Ele substitui a antiga DIRF e consolida os dados enviados mensalmente pelo eSocial e pela EFD-Reinf.
Podem acessar pessoas físicas e jurídicas que já prestam informações sobre rendimentos e retenções do Imposto de Renda por meio do eSocial e da EFD-Reinf.
Acesse pelo Portal de Serviços da Receita Federal, seguindo o caminho: Negócios > Declarações (Obrigações Acessórias) > Outras Declarações (Outras Obrigações Acessórias).
Desde janeiro de 2025, o demonstrativo apresenta os dados dos fatos geradores, mesmo quando os responsáveis enviam as escriturações fora do prazo mensal.
