Ir para o conteúdo
Logo Makro
  • Blog
  • Notícias
  • Pessoal
    • Admissão
    • Cartão de Ponto
    • DCTFWeb
    • Décimo Terceiro
    • eSocial
    • Férias
    • Folha de pagamento
    • Previdenciário
    • Rescisão
  • Fiscal
    • Automações
    • Controle de Estoque
    • Escrituração Fiscal
    • Importações
    • Reinf
    • Simples Nacional
    • Sintegra
    • Sped Contribuições
    • Sped Fiscal
    • Sped Serviços
    • Tributário
  • Contábil
    • Controle de Imobilizado
    • Demonstrações Contábeis
    • Importações
    • Integrações
    • LALUR
    • Lançamentos Contábeis
    • Planos de contas
    • Sped Contábil
    • Sped Contábil Fiscal
  • Gestão
    • Abertura de empresa
    • Comunicação
    • Contratos
    • Controle de Conta
    • Controle de Tarefas
    • Despesas do escritório
    • Digitalização de Docs
    • Evolução dos Honorários
    • Exame de Suficiência
    • Fluxo de Caixa
    • Marketing
    • MEI
    • Modelos de Contratos
    • Receitas de Honorários
    • Protocolos
    • Rotinas Automatizadas
    • Segurança
    • Societário
    • SST
    • Tipos de Sociedades
  • Login
  • Plano Gratuito
  • Blog
  • Notícias
  • Pessoal
    • Admissão
    • Cartão de Ponto
    • DCTFWeb
    • Décimo Terceiro
    • eSocial
    • Férias
    • Folha de pagamento
    • Previdenciário
    • Rescisão
  • Fiscal
    • Automações
    • Controle de Estoque
    • Escrituração Fiscal
    • Importações
    • Reinf
    • Simples Nacional
    • Sintegra
    • Sped Contribuições
    • Sped Fiscal
    • Sped Serviços
    • Tributário
  • Contábil
    • Controle de Imobilizado
    • Demonstrações Contábeis
    • Importações
    • Integrações
    • LALUR
    • Lançamentos Contábeis
    • Planos de contas
    • Sped Contábil
    • Sped Contábil Fiscal
  • Gestão
    • Abertura de empresa
    • Comunicação
    • Contratos
    • Controle de Conta
    • Controle de Tarefas
    • Despesas do escritório
    • Digitalização de Docs
    • Evolução dos Honorários
    • Exame de Suficiência
    • Fluxo de Caixa
    • Marketing
    • MEI
    • Modelos de Contratos
    • Receitas de Honorários
    • Protocolos
    • Rotinas Automatizadas
    • Segurança
    • Societário
    • SST
    • Tipos de Sociedades
  • Login
  • Plano Gratuito

Início » Blog » Gestão » Marketing » Página atual

Como ser um contador de sucesso: guia passo a passo

  • Por: Izabela Ortiz
  • 02/09/2024
  • 09/09/2024
  • Tempo: 8 min

Ser um contador de sucesso exige muitos esforços. Além do estudo contínuo e da dedicação nas tarefas que a profissão exige, o contador que deseja abrir seu escritório – tanto os recém-formados quanto os profissionais com mais experiência – precisa ficar atento a muitos detalhes. Às vezes, pode ser difícil estar por dentro de todos eles.

Pensando nisso, elaboramos esta checklist para contadores, com uma lista de pontos importantes aos quais você precisa ficar atento para dar os primeiros passos rumo ao sucesso.

Você vai ler:

  • Como ser um contador de sucesso?
  • Marketing para contadores
  • Relação do contador com a tecnologia?
  • Perguntas frequentes

Como ser um contador de sucesso?

Aqui, iremos fazer uma lista para você não ficar perdido ao iniciar o caminho para se tornar um contador de sucesso. Primeiramente, iremos começar a explicar o plano de negócio. Isso porque, por meio dele você entenderá aonde você quer chegar, seus concorrentes, serviços, entre outros. 

Plano de negócio

Montar um escritório de contabilidade não é só se sentar na frente de um computador, realizar cálculos e entregas das obrigações. É necessário que você tenha um plano de negócios bem estabelecido, com clareza de quais são a missão, visão, valores e quais são os seus objetivos profissionais. 

Este documento será o seu guia para ser o contador de sucesso. Como informamos, através dele, você terá clareza sobre as suas etapas que deve seguir, quais serviços prestar, entre outros temas relevantes. 

Nicho de atuação

Aqui, você também definirá seu nicho de atuação. Como você sabe, a contabilidade abrange três departamentos: pessoal, fiscal e contábil. Portanto, ao invés de ser generalista e atender pessoas de diversas áreas, a especialização favorece o foco e ajuda a resolver problemas específicos de cada setor. Segmentar é uma boa opção, mas se desejar ser generalista, lembre-se de estar ainda mais atento a cada detalhe.

Além disso, para se tornar um contador de sucesso, é essencial ter uma lista de serviços clara para a captação de clientes e para a divulgação realizada em seu marketing.

Espaço Físico

A próxima etapa é decidir em qual local montar o seu escritório, que pode ser em sua própria casa ou alugar outro local. Caso decida ter um lugar físico para trabalhar, que não seja em sua residência, como um escritório, você precisa escolher essa localização com cuidado. Será nesse espaço que você montará toda a estrutura necessária para realizar o seu trabalho, receber seus clientes e sua equipe.

Máquinas para trabalho

Nos dias de hoje, quase todo o trabalho do contador é realizado através de computadores. Portanto, este é um investimento necessário que irá acompanhá-lo por muitos anos. Adquira máquinas que atendam às demandas.

Sistema contábil

Aqui entra a Makro. Com este sistema contábil, você poderá realizar todas as suas demandas de maneira rápida e eficaz. Os departamentos pessoal, fiscal, contábil e financeiro são integrados em um único lugar, o que facilita suas operações. Além disso, a plataforma é online, ou seja, você pode acessá-la em qualquer máquina e momento que desejar. Assim, a Makro é mais uma ferramenta para você se tornar um contador de sucesso.

Quais serão seus investimentos iniciais?

Abrir uma empresa exige um capital inicial, como você provavelmente já sabe. Portanto, tenha um plano de investimento; planeje o que será necessário comprar e quanto precisará para captar clientes. Mesmo que seja uma empresa individual, ainda assim será preciso investir em estrutura, e é essencial calcular isso com cuidado.

Marketing para contadores

Agora que você já sabe sobre os primeiros passos para abrir um escritório de contabilidade, vamos explicar um pouco sobre marketing. Pois, esse conjunto de atividades também é fundamental para o contador de sucesso.

Além disso, este processo possui seu passo a passo, pois para realizar a divulgação eficaz dos seus serviços, será necessário seguir certos procedimentos. Iremos começar com a pesquisa de mercado.

Pesquise o mercado

A regra básica é: para divulgar o seu negócio, você deve conhecer seus concorrentes, seu público-alvo e o cliente ideal. Portanto, estude como outros escritórios divulgam suas marcas, como se relacionam com seus clientes e quais serviços oferecem. Com essas informações, você poderá analisar e obter ideias importantes para o seu empreendimento.

Defina seu público alvo e persona

Após a sua pesquisa de mercado, é hora de entender quem é seu público-alvo e sua persona. Para aqueles que não sabem os dois termos, iremos explicar. Embora algumas pessoas achem que são a mesma coisa, elas possuem diferenças.

  • O público-alvo é o perfil geral de quem poderia ser seu cliente. 
  • A persona é a descrição detalhada de um cliente ideal.

Elabore o branding do seu escritório

Já ouviu falar sobre Branding? A “Brand”, popularmente conhecida, é a identidade da sua empresa e é extremamente importante, pois é como seus clientes a reconhecem. Portanto, crie uma identidade visual com paleta de cores, logo e nome, além de proporcionar uma experiência de atendimento excelente. Tudo isso influenciará para se tornar um contador de sucesso e “carimbará” sua marca na mente do cliente.

Redes Sociais

Como você deve saber, as redes sociais são uma ótima plataforma para destacar seus serviços. No entanto, lembre-se de que estar presente não se resume apenas a ter um perfil e não produzir conteúdo. As mídias sociais são excelentes canais para captar clientes, sendo assim, você deve criar conteúdo relevante e direcionado para seu público-alvo.

É importante ressaltar que criar contas em todas as redes sociais não é necessariamente a melhor abordagem; você precisa estar presente nas plataformas onde seus clientes estão ativos. Por isso, desenvolver uma persona é tão crucial.

Site

Um site pode ser uma ferramenta muito útil para captar clientes. Através dele, você pode apresentar seus serviços e atrair interessados ao criar conteúdos relevantes para o seu público.

Marketing de Conteúdo

A captura de clientes de forma orgânica (gratuita) é o objetivo de muitas pessoas, por isso as empresas investem na criação de conteúdos relevantes para atrair clientes. Portanto, pense em conteúdos para as redes sociais e também para um blog, caso venha a ter um site.

Tráfego pago

O tráfego pago consiste na divulgação realizada através de canais pagos, sendo os mais conhecidos e utilizados o Meta Ads (Facebook e Instagram) e o Google Ads. Com essas ferramentas, você pode segmentar suas campanhas e divulgar seus serviços diretamente para quem realmente importa.


Leia também:

  • Guia do escritório de Contabilidade para iniciantes
  • Como atrair clientes para o escritório de contabilidade?
  • Saiba 5 dicas de gestão financeira para escritórios contábeis
  • Empreender com sucesso: dicas para sua empresa
  • Relação Anual de Informações Sociais (RAIS): entenda o sistema

Relação do contador com a tecnologia?

A tecnologia se tornou essencial na rotina do contador. Através dela, o dia a dia se tornou menos burocrático e deixou para trás toda aquela papelada, muito comum na área. Portanto, ter um sistema de gestão contábil é fundamental. Hoje, no mercado, existem opções de serviços online e desktop. Cada uma delas possui seus benefícios, porém, você precisa entender qual delas se ajusta melhor às decisões que você tomou anteriormente.

Abaixo, vamos falar sobre o que você precisa ter em seu escritório em relação à tecnologia que também faz parte dos processos para se tornar um contador de sucesso.

Internet de boa qualidade

Sem uma boa internet, você pode atrasar todas as suas entregas, o que pode causar grandes problemas no futuro. Portanto, invista em uma conexão de qualidade que consiga atender às necessidades para cumprir as obrigações com o Estado.

Sistema Contábil

O sistema contábil é uma ferramenta de extrema importância, pois será através dele que você e sua equipe realizarão todo o processo de regularização dos documentos e entrega das obrigações tributárias. Por isso, como mencionamos anteriormente, para ser um contador de sucesso é ideal que você tenha uma plataforma que também o auxilie em todas as suas necessidades.

Nesse sentido, a Makro é a escolha ideal. Um sistema completo e constantemente atualizado, uma vez que as obrigações no país sofrem frequentes mudanças. Além disso, permite a integração entre todos os departamentos em uma única tela. Adicionalmente, elimina a necessidade de um servidor físico, sendo totalmente baseado na web e armazenando seus dados de forma segura na nuvem, monitorada pela plataforma.

Agora que você tem todos os itens necessários para começar seu escritório contábil e se tornar um contador de sucesso, aproveite para conhecer o Plano Gratuito, ideal para quem está iniciando.

A imagem mostra algumas dicas para se tornar um contador de sucesso, apontando três tópicos em forma de lista, sendo eles: estrutura, marketing e tecnologias.

Perguntas frequentes

Como se tornar um contador de sucesso?

Para se tornar um contador de sucesso, você deverá fazer um plano de negócios, investir em divulgação nas redes sociais, definir o seu público-alvo, entre outros passos importantes.

Melhor sistema contábil para auxiliar o contador de sucesso?

A plataforma da Makro é o melhor sistema contábil para os profissionais, pois através dela você poderá cumprir todas as obrigações de maneira fácil e rápida.

O que estudar para ser um contador de sucesso?

Realize cursos sobre as obrigações contábeis, pois frequentemente elas passam por alterações na legislação.

Quanto ganha um contador de sucesso?

O salário do contador de sucesso varia, pois depende do seu nicho, da sua carteira de clientes, entre outros fatores.

Foto de Izabela Ortiz

Izabela Ortiz

Pós-graduada em Produção Audiovisual Multiplataforma pela Universidade Anhembi Morumbi, possui formação em Jornalismo pela Faculdade Pitágoras de Divinópolis. Além disso, tem experiência como repórter na revista "Ensaio" e é co-autora do livro-reportagem "Vitórias", que apresenta relatos verídicos de mulheres vítimas de violência. Atualmente, contribui com artigos para o blog da Makro.
Banner promocional do Sistema Makro, destacando a eficiência e a otimização da rotina contábil, com a interface do sistema em exibição em um notebook.
Ícone de um player de vídeo para representar a demonstração de nosso sistema contábil que você pode ver por um vídeo onde essa imagem ira te levar para a demonstração no nosso sistema contábil.
Demonstração
Ícone de um computador com um Check em sua tela para representar que está tudo ok, essa imagem irá te levar para criar uma conta em nosso sistema contábil online.
EXPERIMENTE
Ícone azul de um chat onde ele é feito com linhas bem arredondadas para trazer um conforto mais e mais delicado para uma melhor harmonia com o site.
CONTATO
Logotipo da Makro onde temos a palavra Makro escrita de foram robusta e um M bem estilizado

O portal oficial de informações de contadores para contadores.

Fique sempre bem atualizado com as últimas notícias do mundo contábil.

Departamento Pessoal
  • Admissão
  • Cartão de Ponto
  • DCTFWeb
  • Décimo Terceiro
  • eSocial
  • Férias
  • Folha de pagamento
  • Previdenciário
  • Rescisão
  • Admissão
  • Cartão de Ponto
  • DCTFWeb
  • Décimo Terceiro
  • eSocial
  • Férias
  • Folha de pagamento
  • Previdenciário
  • Rescisão
Departamento Fiscal
  • Automações
  • Controle de Estoque
  • Escrituração Fiscal
  • Importações
  • Reinf
  • Simples Nacional
  • Sintegra
  • Sped Contribuições
  • Sped Fiscal
  • Sped Serviços
  • Tributário
  • Automações
  • Controle de Estoque
  • Escrituração Fiscal
  • Importações
  • Reinf
  • Simples Nacional
  • Sintegra
  • Sped Contribuições
  • Sped Fiscal
  • Sped Serviços
  • Tributário
Departamento Contábil
  • Controle de Imobilizado
  • Demonstrações Contábeis
  • Importações
  • Integrações
  • LALUR
  • Lançamentos Contábeis
  • Planos de contas
  • Sped Contábil
  • Sped Contábil Fiscal

Makro System • Sistema Contábill | (37) 3229-5850 | Política de privacidade

Endereço: R. Ipanema, 180 – Ipiranga, Divinópolis – MG, 35500-001

Youtube Instagram Facebook Linkedin Novo Ícone Do Antigo Twiter Pinterest Tiktok Threads-square Whatsapp Telegram
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa política de privacidadeAceitar todos