Uma dúvida comum entre os novos contadores é “Como atrair clientes para o escritório de contabilidade?”, por isso, nesse artigo, ajudamos você a fazer isso.
Não importa o tamanho de seu escritório de contabilidade, gerar leads qualificados precisa de uma estratégia bem definida. Afinal, o consumidor atual tem muito mais poder e opções de escolha disponíveis. Em um mercado contábil cada vez mais disputado e exigente, inovar em seu produto e ganhar a confiança de novos clientes é uma verdadeira jornada.
Não existe uma “receita de bolo” que mostre como conquistar novos clientes. Isso seria muito mais fácil para as empresas, não é mesmo? Geração de leads qualificados para os escritórios contábeis está ligada a ações contínuas de marketing. E você vai descobrir agora as principais tendências para como atrair clientes para o escritório de contabilidade.
Crescer ou não crescer, eis a questão…
São muitas as empresas com foco voltado para vendas. Afinal, para manter a saúde financeira de qualquer empreendimento é necessário estimular a compra e contratação de seus produtos ou serviços. Essa é a melhor estratégia para o seu negócio? É preciso analisar, pois, nem todas as empresas estão com uma estrutura sustentável para atender novos clientes.
Crescer o número de vendas concretizadas não está diretamente relacionado a qualidade do serviço prestado. Ampliar a carteira de clientes sem um planejamento adequado pode significar problemas em um futuro bem próximo. Faça para si mesmo a seguinte pergunta: minha empresa está preparada para crescer?
Em caso de resposta negativa, o melhor a se fazer é reforçar a fidelização de clientes. Além de atuarem como defensores da sua marca (ou seja, publicidade espontânea e gratuita), ficam por mais tempo na sua base. Outro ponto positivo é que o custo de marketing com esses clientes será mais barato.
Após formar sua base fiel e reunir estrutura suficiente para ampliar suas operações, é hora de buscar novos clientes. Conheça as principais estratégias de marketing para ampliar o número de leads qualificados em sua base e ampliar o número de vendas.
1. Defina sua persona
A persona é a representação semifictícia do cliente ideal para sua empresa. Ou seja, consiste na definição do lead qualificado que você deseja atingir com seu produto ou serviço. Com uma representação bem construída é possível executar estratégias de forma segmentada, a fim sanar as principais dores desta persona. Quer um exemplo?
Ricardo tem 35 anos de idade e trabalha com contabilidade há 10 anos. É gerente de contabilidade em um escritório em São Paulo/SP. Possui uma renda mensal de R$ 5 mil e gosta de estudar tendências do mercado contábil. Está em busca de soluções inovadoras para atender as demandas do eSocial.
Essa foi a persona que acabamos de montar. Podemos oferecer ao Ricardo um blog post sobre o eSocial, além de um infográfico, e-book, convites para palestras sobre o tema e até mesmo um sistema contábil. Para conquistar um lead qualificado, você deve resolver o problema que ele possui naquele determinado momento.
Atenção: tome muito cuidado com público-alvo e persona, pois são representações completamente diferentes.
2. Ressalte o seu diferencial
Qual o valor de seu produto para as pessoas? Não o custo monetário, mas o utilitário. É importante se questionar o que você tem a oferecer, além de um produto ou serviço, para atrair leads qualificados para seu escritório de contabilidade. O valor está diretamente relacionado à percepção que os potenciais clientes possuem sobre sua empresa.
A dica é utilizar a Matriz SWOT (ou Matriz FOFA) para definir os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças ao seu negócio. Com mais concorrentes surgindo, é importante definir seu diferencial de mercado. E lembre-se: inovação sempre é bem-vinda.
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