Desde o início da quarentena, uma das principais conversas que se tem no ramo empresarial é a necessidade e a obrigação que as organizações terão daqui pra frente de se reinventarem, de mudar o modelo principal de trabalho, uma vez que todo o atendimento e relacionamento com os clientes mudarão da água para o vinho.
Além das empresas que já estão no mercado e vem lutando para manterem a saúde financeira estável em meio à pandemia, alguns empreendedores da nova safra se arriscam e já estudam abrir seu próprio negócio, já se adequando a um novo modelo de trabalho.
É um fato que, apesar das constantes mudanças que o mercado obrigará as empresas a terem daqui pra frente, alguns costumes continuarão os mesmos, e medidas que eram tomadas no mundo pré-pandemia também estarão presentes no dia a dia dos novos empreendedores.
Um destes itens é o plano de negócio que deve ser muito bem elaborado antes de se abrir a sua empresa própria. Pode até ficar repetitivo falarmos isso, mas especialmente nesse momento de frequentes mudanças e atualizações, ter um plano de negócio feito de maneira profissional para que você possa seguí-lo nos primeiros anos é primordial.
Não, não existe uma cartilha a ser seguida para alcançar o sucesso do negócio. Se existisse, seria mais fácil. Porém, ter um plano de negócio produzido da maneira correta é um grande avanço para que a sua empresa ou o seu cliente consiga atingir os seus objetivos traçados a partir de metas.
Ainda hoje, é muito comum vermos novos empreendedores abrirem o próprio negócio por impulso. É muito importante trocar experiências e colocar, dentro de um planejamento, o que deve ser feito para que o seu novo negócio prospere e se torne rentável em curto/médio prazo.
PLANO DE NEGÓCIO
Como dissemos, não tem um script para seguir e atingir o ápice do negócio. Mas há um item extremamente importante na hora de abrir a sua empresa: ter em mãos um plano de negócio com previsões de lucros e gastos pelos próximos meses. É planejamento na mais pura essência!
Tá, prever gastos é difícil? É, mas dá para se ter uma ideia. Quem já está há mais tempo na área comercial sabe como é difícil o começo e o fim do ano, por conta dos pagamentos extras a funcionários e tributos a serem acertados com o fisco. Isso tudo já deve estar no plano de negócio meses antes.
VOA, EMPRESA!
Dentro do plano, deve haver um tópico bem estruturado sobre pesquisas de mercado. Essa pesquisa permite você usar o momento do mercado como ferramenta informativa para o seu plano de marketing, por exemplo. Isso é: detectar carências na sua área e utilizá-las ao seu favor como um diferencial do seu negócio.
Quem se arrisca a empreender no meio da pandemia e ainda mais pela primeira vez tem que tomar cuidado com um erro muito comum: o grave engano de deixar de lado o Plano de Negócio, acreditando que poderá guardar na cabeça tudo aquilo que não se pode esquecer.
E MEUS OBJETIVOS?
Investidores procuram o diferente! Pense nisso!
É comum vermos empresas com uma determinada razão social desviando o foco do seu negócio e, consequentemente, oferecendo uma prestação de serviços que vai além do planejado.
Se por um lado você estará aumento seu leque de atuação, por outro você está praticamente abrindo mão de ser um diferencial no mercado. O Plano de Negócio é importante para que você se planeje para os próximos meses e anos.
Tendo um grande diferencial no mercado, o planejamento para crescer em médio/longo prazo pode ser um plus para que o seu negócio bombe de vez na sua cidade ou região.
É por isso que o Plano de Negócio precisa ser bem seguido sempre, pois é neste documento que você terá as informações devidamente organizadas, auxiliando os gestores a se movimentarem com antecedência.
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