Conforme vamos nos adaptando à nova realidade que vivemos, o mercado de trabalho também entende nossas novas necessidades e métodos de agir perante os clientes. Tudo está mudando, e engana-se quem acha que essa transformação será somente durante os meses da pandemia do novo Coronavírus.
Nosso método de relacionamento com os clientes mudará completamente daqui para frente. Não se trata de uma previsão alarmista, mas de um fato que muitos especialistas já defendem e para o qual buscam preparar a população: novos costumes no mercado de trabalho.
A transformação do mercado de trabalho: o avanço do home office na nova realidade
É importante destacar que essa mudança não é assustadora. Trata-se somente de uma readequação a regras que, se pensarmos bem, já deveríamos ter adotado há tempos, prezando pela segurança e, no âmbito profissional, oferecendo como diferencial novas formas de atendimento.
Com a pandemia avançando, milhares de empresas optaram pelo trabalho remoto, mesmo com a flexibilização do comércio em algumas cidades e dias escalonados de trabalho. Até quem voltou a trabalhar presencialmente, adotando revezamento de funcionários, tem migrado parte dos atendimentos para o ambiente online, com projeções de expansão futura.
Antes que você pense que queremos apresentar a quarentena como uma oportunidade de lucro fácil, não é essa a intenção. Queremos mostrar que, mesmo diante das adversidades, é possível remodelar o negócio de forma diferente.
Migrar parte da organização para o home office pode ser uma excelente alternativa, mesmo após o fim da pandemia — que esperamos que ocorra em breve. Vale lembrar que trabalhar de casa não significa facilidade; exige dedicação e disciplina.
No mercado, existem diversas plataformas que auxiliam durante a pandemia para manter a produtividade, inclusive para a realização de reuniões virtuais.
Apesar dos desafios, essa migração para o home office deve se consolidar nos próximos meses, tanto em pequenas empresas quanto em multinacionais com grandes equipes.
Essa mudança brusca exigirá tempo para adaptação, tanto da empresa quanto dos funcionários. Oferecer o home office como opção demonstra confiança no colaborador e o motiva ainda mais.
A cobrança pelas metas continua a mesma, mas com organização e a chance de o funcionário trabalhar em um ambiente mais confortável, mantendo a produtividade.
Veremos resultados
Como falamos, o home office tem a vantagem do conforto de trabalhar em casa. Mas as metas são as mesmas, como se o funcionário continuasse trabalhando na sua mesa de trabalho, seja no escritório ou numa loja.
E essa readequação não passa somente pelas mãos do funcionário que se torna um home office, mas também por quem ocupa os maiores cargos da empresa. A exigência em relação à equipe deve ser a mesma. No entanto, é preciso entender que o fato de a pessoa se encontrar em casa não quer dizer que seja obrigada a cumprir funções trabalhísticas a qualquer hora. Tudo tem seu momento, seu expediente.
Prioridades
Sabemos que exercer a função de dentro de casa exige uma concentração nipônica. E é por isso que é importante que, mesmo estando no seu quarto ou sala, o funcionário adote os mesmos costumes que tinha quando fazia o trabalho presencial.
É importante ter pausas, criar uma rotina de alimentação e evitar fáceis distrações que podem o atrair rapidamente.
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