Como emitir a certidão negativa de débitos?

Ter o nome da empresa envolvido em débitos não pagos é extremamente maléfico para a imagem da organização. Mesmo após a regularização da situação junto ao Governo, recuperar a credibilidade no mercado após ter o nome “mal falado” exige tempo e paciência, algo que pode custar bons contratos e trabalhos em curto/médio prazo.

A Certidão Negativa de Débitos é importante para comprovar que a empresa está em ordem com as mais diversas esferas do governo. A CND permite que qualquer cidadão possa verificar a situação de uma empresa.

COMO PODE SER ÚTIL?

É bastante consultado em casos de contratações de serviços e fechamento de parcerias, por exemplo. Por isso ressaltamos a importância, já aqui no começo do artigo, de se cumprir à risca os prazos estabelecidos em contrato. Além dos débitos, também são verificadas pendências de qualquer espécie.

No mundo empresarial, existem diversas CNDs, como as municipais, estaduais, específicas sobre algum assunto ou ainda as relacionadas aos órgãos de regulamentação, como a da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e do CFC (Conselho Federal de Contabilidade).

Uma certidão verifica também a situação das obrigações e declarações. Isso garante que a empresa está em dia com sua vida fiscal e financeira.

IMPORTÂNCIA PARA AS EMPRESAS

A CND para as empresas é para garantir que tudo esteja de acordo com a lei através de um documento. Isso facilita diversos processos, como participação de licitações, empréstimos bancários e possíveis novos parceiros comerciais.

Cada CND possui uma validade e é altamente recomendado que, antes de seu vencimento, já seja emitida uma nova versão, para garantir que o período que não foi coberto pela emissão anterior esteja em ordem.

COMO EMITIR A CERTIDÃO?

O processo de emissão da CND varia de órgão para órgão, mas a lógica utilizada para a verificação é praticamente a mesma em todos os casos.

Ao solicitar uma CND, é feita uma busca de dados sobre como está a situação da empresa. Essa pesquisa pode variar os parâmetros conforme a CND solicitada.

A emissão da CND pode ser feita de forma manual. No entanto, esse processo pode sofrer diversas instabilidades por parte da base de dados do governo. Logo abaixo, vamos explicar o passo a passo para a emissão:

Apesar de ser um processo relativamente simples, a emissão manual pode sofrer com quedas do site. Além disso, o sistema não avisa sobre quais pendências que impedem a emissão.

 

A MAKROSYSTEM TE AJUDA

A Makrosystem ajuda diariamente contadores do norte ao sul do Brasil com um sistema de gestão contábil e tributário completo e online. Você vai poder ficar sempre conectado com as mudanças da legislação com um sistema web ideal para sua empresa. Quer saber mais? Acesse o nosso site e converse com um de nossos especialistas!