Descubra como verificar se você possui valores a receber acessando o site do Banco Central
Valores a receber: o Governo Federal divulgou na terça-feira, 28 de fevereiro de 2023 que cerca de 6 bilhões de reais em depósitos bancários estão “esquecidos” nos bancos brasileiros. Esses depósitos são oriundos de diversas fontes, como salários, aposentadorias, restituições de imposto de renda, dividendos de ações e outros rendimentos.
Segundo a Lei Complementar nº 156, de 28 de dezembro de 2016, os bancos são obrigados a fazer o registro e o controle de todos os depósitos não sacados pelos clientes, e a comunicar às autoridades competentes quando esses valores permanecem sem movimentação por um período superior a três anos. Após esse prazo, os valores devem ser transferidos para uma conta única do Tesouro Nacional, onde ficarão disponíveis para serem resgatados pelos titulares dos depósitos.
Como verificar e recuperar os valores a receber?
Para recuperar o dinheiro esquecido nos bancos, o primeiro passo é verificar se há valores não sacados em seu nome. Para isso, é possível consultar o site do Banco Central do Brasil através deste link: Valores a Receber (bcb.gov.br), preencher com seu CPF e data de nascimento.
Caso seja identificado que há valores não sacados, a partir do dia 07 de março a pessoa poderá acessar o SVR – Sistema de Valores a Receber para verificar tais quantias. É necessário ter uma conta gov.br (nível ouro ou prata) para entrar nos sistema. No SVR é possível verificar os seus valores ou de pessoas falecidas(nesse caso, a pessoa precisa ser herdeiro, testamentário, inventário ou procurador).
A conta gov.br é uma identificação que comprova em meios digitais que você é você. Com ela, você se identifica com segurança na hora de acessar serviços digitais. Ela é gratuita e está disponível para todos os cidadãos brasileiros.
Você pode usar a sua conta gov.br para acessar serviços do SUS, inscrever-se no ENEM, consultar sua CNH ou Carteira de Trabalho digital, simular aposentadoria no Meu INSS, além de diversos outros serviços.
Como criar a conta no gov.br?
Você pode criar sua conta gov.br através do aplicativo gov.br ou pela internet, clicando em “Entrar com gov.br”.
- Na tela inicial, digite seu CPF e clique em “Continuar”. Caso não possua uma conta gov.br, será direcionado para criar uma.
- Você será guiado em todos os passos! Para iniciar, se você tiver CNH ou biometria facial no TSE, você fará o reconhecimento facial pelo aplicativo gov.br.
- Se der tudo certo, sua conta já será Ouro ou Prata, e na telinha você verá a mensagem de sucesso.
- Caso não tenha CNH ou biometria no TSE, você poderá criar sua conta por meio de bancos credenciados! Assim, sua conta será Prata.
- Se não for possível criar a conta com banco credenciado, você responderá um breve questionário on-line e será criado uma conta Bronze!
Não há custos para criar sua conta gov.br e o processo é transparente e seguro.
Valores a receber: cuidado com as fraudes
As fraudes relacionadas ao dinheiro a receber esquecido nos bancos ocorrem quando indivíduos mal-intencionados se passam pelos verdadeiros titulares das contas bancárias para obter acesso aos recursos acumulados nos depósitos não sacados.
Uma das formas mais comuns de fraude é a utilização de documentos falsos ou roubados para realizar a solicitação de restituição dos valores em nome de terceiros. Os fraudadores podem se valer de informações públicas disponíveis na internet para obter dados pessoais das vítimas, como nome completo, data de nascimento, CPF e endereço, e utilizá-los para criar documentos falsos e cometer fraude.
Outra modalidade de fraude envolve a utilização de intermediários ou empresas que se propõem a auxiliar os titulares dos depósitos a recuperar os valores esquecidos
nos bancos, mas que na verdade se tratam de golpes para obter informações pessoais e financeiras das vítimas. Nesses casos, os fraudadores podem solicitar o pagamento de taxas ou cobranças indevidas para a realização do serviço, ou mesmo pedir que a vítima forneça informações bancárias ou de cartão de crédito.
Para evitar cair em fraudes relacionadas ao dinheiro a receber esquecido nos bancos, confira as dicas que a Makro System preparou para você:
- A primeira dica para não cair em golpes se refere a mensagens recebidas pelo WhatsApp para resgatar os valores esquecidos via PIX. Nesse caso, o BC orienta a ignorar as mensagens e, principalmente, não clicar em links.
- Evite fornecer informações pessoais ou financeiras para terceiros desconhecidos;
- Verifique a autenticidade dos documentos e das informações apresentadas em solicitações de restituição e entre em contato diretamente com o banco em caso de dúvidas ou suspeitas.
- Mantenha as informações cadastrais atualizadas junto aos bancos e aos órgãos governamentais, para evitar que valores fiquem “esquecidos” nos bancos por longos períodos e se tornem alvos de fraudes.