Ir para o conteúdo
Logo Makro
  • Blog
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Sistema da Makro
  • Pessoal
    • Admissão
    • Cartão de Ponto
    • DCTFWeb
    • Décimo Terceiro
    • eSocial
    • Férias
    • Folha de pagamento
    • Previdenciário
    • Rescisão
  • Fiscal
    • Automações
    • Controle de Estoque
    • Escrituração Fiscal
    • Importações
    • Reinf
    • Simples Nacional
    • Sintegra
    • Sped Contribuições
    • Sped Fiscal
    • Sped Serviços
    • Tributário
  • Contábil
    • Controle de Imobilizado
    • Demonstrações Contábeis
    • Importações
    • Integrações
    • LALUR
    • Lançamentos Contábeis
    • Planos de contas
    • Sped Contábil
    • Sped Contábil Fiscal
  • Gestão
    • Abertura de empresa
    • Comunicação
    • Contratos
    • Controle de Conta
    • Controle de Tarefas
    • Despesas do escritório
    • Digitalização de Docs
    • Evolução dos Honorários
    • Exame de Suficiência
    • Fluxo de Caixa
    • Marketing
    • MEI
    • Modelos de Contratos
    • Receitas de Honorários
    • Protocolos
    • Rotinas Automatizadas
    • Segurança
    • Societário
    • SST
    • Tipos de Sociedades
  • Login
  • Plano Gratuito
  • Blog
  • Notícias
    • Últimas Notícias
    • Sistema da Makro
  • Pessoal
    • Admissão
    • Cartão de Ponto
    • DCTFWeb
    • Décimo Terceiro
    • eSocial
    • Férias
    • Folha de pagamento
    • Previdenciário
    • Rescisão
  • Fiscal
    • Automações
    • Controle de Estoque
    • Escrituração Fiscal
    • Importações
    • Reinf
    • Simples Nacional
    • Sintegra
    • Sped Contribuições
    • Sped Fiscal
    • Sped Serviços
    • Tributário
  • Contábil
    • Controle de Imobilizado
    • Demonstrações Contábeis
    • Importações
    • Integrações
    • LALUR
    • Lançamentos Contábeis
    • Planos de contas
    • Sped Contábil
    • Sped Contábil Fiscal
  • Gestão
    • Abertura de empresa
    • Comunicação
    • Contratos
    • Controle de Conta
    • Controle de Tarefas
    • Despesas do escritório
    • Digitalização de Docs
    • Evolução dos Honorários
    • Exame de Suficiência
    • Fluxo de Caixa
    • Marketing
    • MEI
    • Modelos de Contratos
    • Receitas de Honorários
    • Protocolos
    • Rotinas Automatizadas
    • Segurança
    • Societário
    • SST
    • Tipos de Sociedades
  • Login
  • Plano Gratuito

Início » Blog » Gestão » Comunicação » Página atual

Se reinventando no relacionamento com clientes na contabilidade

  • Por: Vinícius Seabra
  • 30/07/2020
  • 28/03/2025
  • Tempo: 4 min

O relacionamento com os clientes na contabilidade as vezes pode ser desafiador, mas aqui damos algumas dicas para facilitar sua vida.


Com as novas realidades que se formaram nos últimos anos, o nosso método de lidar no dia-a-dia com amigos, familiares, colegas de trabalho e clientes mudou completamente, na contabilidade não poderia ser diferente. Deste modo, toda essa mudança de relacionamento com os clientes na contabilidade possui lados negativos e positivos, e você provavelmente já deve ter percebido quais são alguns deles. Apesar de alguns serem exclusivos de algumas áreas, outros são comum para todos os nichos, como o atendimento ao público.

O olho no olho, por enquanto, é uma realidade para daqui a alguns meses. Essa readequação da maneira de trabalhar, a adesão ao home office de maneira praticamente imposta por essa nova situação que vivemos, tem seus prós e contras. De um lado, o conforto do lar e a dinâmica do trabalho e horários. De outro, a dificuldade com o atendimento online.

Quando falamos em dificuldade no online não é o domínio de ferramentas, mas sim a transferência de uma metodologia de trabalho totalmente presencial para um mundo conectado. Lógico que, com o avanço da internet nos últimos anos, vários serviços acabaram sendo facilitados pela agilidade que a internet dispôs para todos nós. Mas uma adequação obrigatória sempre gera dúvidas.

O relacionamento com o cliente, onde o empresário sempre buscou criar um laço de amizade para, na maioria dos casos, ter mais liberdade com quem contrata os seus serviços, hoje virou de ponta cabeça. Dos atendimentos pré-pandemia à prospecção de novos trabalhos, o contato com o cliente, agora, é por WhatsApp, por mensagens e vídeos. E isso nos obriga a ser muito mais profissionais do que antes.

Expliquemos.

No contato “olho no olho”, a comunicação é muito mais leve, pois tanto você quanto ao contratante observam os trejeitos um do outro, sabendo onde podem ter uma conversa mais leve e onde precisam se mostrar mais sofisticados, por exemplo. Mas nunca deixando o profissionalismo de lado.

Com o atendimento online, a relação passou a ser estritamente profissional e, de forma irônica, tendo mais frequência de contato do que havia antes do início da quarentena, dada a facilidade de se enviar uma mensagem ou marcar uma reunião por videoconferência.

Por isso dizemos que há dois pilares nessa mudança de comportamento que você deve explorar bastante para se diferenciar dos demais.

  1. Se coloque no lugar do cliente

Ele também está se readequando a uma nova realidade. São experiências diferentes e, provavelmente, a visão dele perante ao mundo e ao mercado de trabalho mudou drasticamente com esse modo virtual de trabalhar, uma vez que ele estava acostumado àquela correria do dia-a-dia.

É nessa hora que você deve mostrar certa empatia e entender o lado do contratante. Da mesma forma que você precisou mudar toda a sua rotina e metodologia de trabalho, ele também precisou. E, provavelmente, ele lida com mais pessoas e funcionários diariamente do que você, e precisa estar por dentro de tudo que acontece na organização de maneira online.

Ao entender esse lado e demonstrar empatia pelo momento, você ganha a confiança de quem contratou o seu serviço. É se olhar como se você tivesse contratado o seu trabalho. Será que isso o deixa satisfeito? Será que ele precisa de um atendimento personalizado? Atendimento humanizado? Essas perguntas devem pautar sempre o seu jeito de trabalhar.

  1. Seja instrutivo

Reforce com os seus clientes na contabilidade quais ideias e conclusões que surgiram ao longo das reuniões que vocês fizeram. Force o raciocínio como se vocês estivessem numa reunião presencial, como era feito antes do distanciamento social. Demonstrando esse entendimento e apresentando soluções, seu cliente ficará com a sensação de que o trabalho contratado se assemelha ao atendimento in loco.

E isso conta muito, pois por mais que o empresário precise se adequar à nova realidade, ele se sente na necessidade de que tudo seja feito o mais próximo possível da maneira que era antes, naquele corre-corre diário, pega dali, leva ali, etc. A mudança de comportamento é um passo lento, mas que será dado na hora certa.

AJUDA COM A SUA EMPRESA?

A Makro System possui uma equipe de especialistas nos departamentos contábil, fiscal e pessoal. Estamos preparados para ajudar você e sua empresa a crescerem de forma responsável. Além disso, você conta com um pacote de soluções para organizar sua contabilidade.

  • Vire a chave! Já fez seu planejamento tributário?
  • PPP Eletrônico será disponibilizado na próxima segunda
  • Cantadas para contadores
  • Conheça 5 dicas para organizar a vida financeira
  • Sistema Contábil para SST
Foto de Vinícius Seabra

Vinícius Seabra

Desde o início de sua carreira, Vinícius Seabra sempre trabalhou na área de vendas. Após alguns anos, formou em Sistemas de Informação e passou a liderar uma equipe de marketing e vendas, com mais de 12 colaboradores. Após vários anos de experiência no mercado digital, iniciou a sua empresa e se tornou sinônimo de qualidade e dedicação.
Banner promocional do Sistema Makro, destacando a eficiência e a otimização da rotina contábil, com a interface do sistema em exibição em um notebook.
Ícone de um player de vídeo para representar a demonstração de nosso sistema contábil que você pode ver por um vídeo onde essa imagem ira te levar para a demonstração no nosso sistema contábil.
Demonstração
Ícone de um computador com um Check em sua tela para representar que está tudo ok, essa imagem irá te levar para criar uma conta em nosso sistema contábil online.
EXPERIMENTE
Ícone azul de um chat onde ele é feito com linhas bem arredondadas para trazer um conforto mais e mais delicado para uma melhor harmonia com o site.
CONTATO
Logotipo da Makro onde temos a palavra Makro escrita de foram robusta e um M bem estilizado

O portal oficial de informações de contadores para contadores.

Fique sempre bem atualizado com as últimas notícias do mundo contábil.

Departamento Pessoal
  • Admissão
  • Cartão de Ponto
  • DCTFWeb
  • Décimo Terceiro
  • eSocial
  • Férias
  • Folha de pagamento
  • Previdenciário
  • Rescisão
  • Admissão
  • Cartão de Ponto
  • DCTFWeb
  • Décimo Terceiro
  • eSocial
  • Férias
  • Folha de pagamento
  • Previdenciário
  • Rescisão
Departamento Fiscal
  • Automações
  • Controle de Estoque
  • Escrituração Fiscal
  • Importações
  • Reinf
  • Simples Nacional
  • Sintegra
  • Sped Contribuições
  • Sped Fiscal
  • Sped Serviços
  • Tributário
  • Automações
  • Controle de Estoque
  • Escrituração Fiscal
  • Importações
  • Reinf
  • Simples Nacional
  • Sintegra
  • Sped Contribuições
  • Sped Fiscal
  • Sped Serviços
  • Tributário
Departamento Contábil
  • Controle de Imobilizado
  • Demonstrações Contábeis
  • Importações
  • Integrações
  • LALUR
  • Lançamentos Contábeis
  • Planos de contas
  • Sped Contábil
  • Sped Contábil Fiscal

Makro System • Sistema Contábill | (37) 3229-5850 | Política de privacidade

Endereço: R. Ipanema, 180 – Ipiranga, Divinópolis – MG, 35500-001

Youtube Instagram Facebook Linkedin Novo Ícone Do Antigo Twiter Pinterest Tiktok Threads-square Whatsapp Telegram
Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Clique em aceitar ou leia nossa política de privacidadeAceitar todos