O relacionamento com os clientes na contabilidade as vezes pode ser desafiador, mas aqui damos algumas dicas para facilitar sua vida.
Com as novas realidades que se formaram nos últimos anos, o nosso método de lidar no dia-a-dia com amigos, familiares, colegas de trabalho e clientes mudou completamente, na contabilidade não poderia ser diferente. Deste modo, toda essa mudança de relacionamento com os clientes na contabilidade possui lados negativos e positivos, e você provavelmente já deve ter percebido quais são alguns deles. Apesar de alguns serem exclusivos de algumas áreas, outros são comum para todos os nichos, como o atendimento ao público.
O olho no olho, por enquanto, é uma realidade para daqui a alguns meses. Essa readequação da maneira de trabalhar, a adesão ao home office de maneira praticamente imposta por essa nova situação que vivemos, tem seus prós e contras. De um lado, o conforto do lar e a dinâmica do trabalho e horários. De outro, a dificuldade com o atendimento online.
Quando falamos em dificuldade no online não é o domínio de ferramentas, mas sim a transferência de uma metodologia de trabalho totalmente presencial para um mundo conectado. Lógico que, com o avanço da internet nos últimos anos, vários serviços acabaram sendo facilitados pela agilidade que a internet dispôs para todos nós. Mas uma adequação obrigatória sempre gera dúvidas.
O relacionamento com o cliente, onde o empresário sempre buscou criar um laço de amizade para, na maioria dos casos, ter mais liberdade com quem contrata os seus serviços, hoje virou de ponta cabeça. Dos atendimentos pré-pandemia à prospecção de novos trabalhos, o contato com o cliente, agora, é por WhatsApp, por mensagens e vídeos. E isso nos obriga a ser muito mais profissionais do que antes.
Expliquemos.
No contato “olho no olho”, a comunicação é muito mais leve, pois tanto você quanto ao contratante observam os trejeitos um do outro, sabendo onde podem ter uma conversa mais leve e onde precisam se mostrar mais sofisticados, por exemplo. Mas nunca deixando o profissionalismo de lado.
Com o atendimento online, a relação passou a ser estritamente profissional e, de forma irônica, tendo mais frequência de contato do que havia antes do início da quarentena, dada a facilidade de se enviar uma mensagem ou marcar uma reunião por videoconferência.
Por isso dizemos que há dois pilares nessa mudança de comportamento que você deve explorar bastante para se diferenciar dos demais.
- Se coloque no lugar do cliente
Ele também está se readequando a uma nova realidade. São experiências diferentes e, provavelmente, a visão dele perante ao mundo e ao mercado de trabalho mudou drasticamente com esse modo virtual de trabalhar, uma vez que ele estava acostumado àquela correria do dia-a-dia.
É nessa hora que você deve mostrar certa empatia e entender o lado do contratante. Da mesma forma que você precisou mudar toda a sua rotina e metodologia de trabalho, ele também precisou. E, provavelmente, ele lida com mais pessoas e funcionários diariamente do que você, e precisa estar por dentro de tudo que acontece na organização de maneira online.
Ao entender esse lado e demonstrar empatia pelo momento, você ganha a confiança de quem contratou o seu serviço. É se olhar como se você tivesse contratado o seu trabalho. Será que isso o deixa satisfeito? Será que ele precisa de um atendimento personalizado? Atendimento humanizado? Essas perguntas devem pautar sempre o seu jeito de trabalhar.
- Seja instrutivo
Reforce com os seus clientes na contabilidade quais ideias e conclusões que surgiram ao longo das reuniões que vocês fizeram. Force o raciocínio como se vocês estivessem numa reunião presencial, como era feito antes do distanciamento social. Demonstrando esse entendimento e apresentando soluções, seu cliente ficará com a sensação de que o trabalho contratado se assemelha ao atendimento in loco.
E isso conta muito, pois por mais que o empresário precise se adequar à nova realidade, ele se sente na necessidade de que tudo seja feito o mais próximo possível da maneira que era antes, naquele corre-corre diário, pega dali, leva ali, etc. A mudança de comportamento é um passo lento, mas que será dado na hora certa.
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