Nesta próxima quarta-feira, a Receita Federal vai disponibilizar a consulta ao lote residual da Restituição do IRPF de abril de 2025. No total, este lote terá o crédito de R$339.633.908,27. Dessa forma, o lote é formado por cerca de 279.500 restituições, destinadas aos contribuintes, sendo entre eles prioritários e não prioritários. Saiba mais sobre este lote e quais contribuintes serão beneficiados.
Você vai ler:
Lote residual da Restituição IRPF de Abril/2025
Do total da restituição do IRPF de abril, R$ 180.273.680,20 serão destinados a contribuintes com direito à prioridade legal, distribuídos da seguinte forma:
- 4.284 restituições para idosos com mais de 80 anos;
- 25.283 restituições para pessoas entre 60 e 79 anos;
- 3.820 restituições para contribuintes com alguma deficiência física ou mental, ou com doença grave;
- 9.502 restituições para quem tem o magistério como principal fonte de renda.
Além dos grupos com prioridade legal, a Receita vai pagar 204.798 restituições a contribuintes que ganharam prioridade por usarem a declaração pré-preenchida ou escolherem receber o valor via PIX. Assim, também estão incluídas 31.813 restituições para contribuintes que não se enquadram em nenhum critério de prioridade.

Como consultar a restituição?
Para conferir se a restituição já está liberada, é só entrar no site da Receita Federal, acessar a área “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”.
No site, o contribuinte encontra orientações e os canais disponíveis para atendimento. Dá para fazer uma consulta mais simples ou acessar todos os detalhes da declaração pelo extrato de processamento, disponível no e-CAC. Se aparecer alguma pendência, é possível corrigir as informações enviando uma declaração retificadora.
Por outro lado, a Receita também oferece um aplicativo para celulares e tablets. Por lá, dá pra checar se a restituição do IR já foi liberada e consultar a situação do CPF direto nas bases da Receita Federal.
Leia mais:
- RFB libera consulta ao lote residual de restituição do IRPF de dezembro/2024
- Receita abre consulta, nesta sexta-feira, ao Lote Residual do IRPF de janeiro/2025
- Restituição IRPF 2023: Garantir restituição no 1º lote
- Lote residual do IR poderá ser consultado na próxima segunda (24)
- RFB abre consulta a lote residual do IRPF 2022
Sobre o pagamento das restituições
Sobretudo, a Receita Federal só faz o pagamento da restituição em contas bancárias que estejam no nome do próprio contribuinte. Sendo assim, se houver erro nos dados informados ou algum problema na conta indicada, os sistemas de segurança bloqueiam o depósito automaticamente.
Para evitar prejuízo ao contribuinte, o Banco do Brasil permite reagendar o pagamento da restituição por até um ano após a primeira tentativa. Assim, nesse período, é possível corrigir os dados e indicar uma conta válida em nome do titular.
Sendo assim, o contribuinte poderá reagendar o crédito dos valores de forma simples através do Portal BB, acessando https://www.bb.com.br/irpf, ou pela Central de Relacionamento BB:
- 4004-0001 – para capitais
- 0800-729-0001 – para demais localidades
- 0800-729-0088 – telefone exclusivo para deficientes auditivos
Sobretudo, ao utilizar esse serviço, é necessário que o contribuinte informe o valor da restituição, assim como o número do recibo da declarações. Em seguida, basta aguardar uma nova tentativa de crédito.
Por fim, vale lembrar que, se o contribuinte não resgatar sua restituição dentro do prazo de um ano, será necessário fazer a solicitação pelo Portal e-CAC, no site da Receita Federal. Portanto, para isso, é só acessar o menu Declarações e Demonstrativos > Meu Imposto de Renda e clicar em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Fonte: Receita Federal
Perguntas Frequentes
A consulta ao lote residual da restituição de abril de 2025 estará disponível na próxima quarta-feira, direto no site da Receita Federal.
Esse lote vai contemplar mais de 279 mil contribuintes, entre prioritários e não prioritários.
Têm prioridade no recebimento os contribuintes com mais de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, aqueles que possuem alguma deficiência física ou mental, ou doença grave, além de quem tem o magistério como principal fonte de renda.
Sim! Quem usou a declaração pré-preenchida ou optou por receber a restituição via PIX também recebe prioridade, mesmo sem fazer parte dos grupos legais.
É só entrar no site da Receita Federal, acessar a área “Meu Imposto de Renda” e clicar em “Consultar a Restituição”.