Começa hoje (30) o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda 2025. O reembolso contempla 279.500 contribuintes que caíram na malha fina, mas regularizaram suas pendências com a Receita Federal. Além disso, o pagamento inclui restituições pendentes de anos anteriores.
Sendo assim, os declarantes que resolveram suas pendências já podem consultar os valores a serem recebidos.
Você vai ler:
Quem tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda 2025?
Segundo informações da Receita Federal do Brasil (RFB), os pagamentos da restituição do Imposto de Renda 2025 seguirão a ordem da lista de prioridades, sendo distribuídos da seguinte forma:
- 4.284 contribuintes idosos com mais de 80 anos;
- 25.283 contribuintes entre 60 e 79 anos;
- 3.820 contribuintes com deficiência física ou mental, ou portadores de moléstia grave;
- 9.502 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério;
- 204.798 contribuintes que, embora não tenham prioridade legal, receberam prioridade por utilizarem a Declaração Pré-preenchida ou optarem por receber a restituição via PIX.
- 31.813 contribuintes que não informaram a chave PIX e não se enquadram nas situações de prioridade mencionadas acima.
Por fim, ao todo, os valores somam 180,2 milhões de reais, destinados aos contribuintes contemplados neste primeiro lote.
Leia também:
- Imposto de Renda 2025: o guia que você precisa
- DASN-SIMEI 2025: tudo que você precisa saber
- Atualização da tabela IRPF: o que muda para contadores e empresas a partir de maio de 2025
- Consulta ao lote residual de restituição do IRPF: quem recebe, como reagendar e orientar seus clientes
- RFB atualiza o Portal de Serviços do Contribuinte, e agora permite representação digital por terceiros
Como serão feitos os depósitos da restituição do Imposto de Renda 2025?
Os depósitos da restituição do Imposto de Renda 2025 serão realizados diretamente na conta bancária de titularidade do declarante. Segundo informações da Receita Federal, o órgão adota rotinas de segurança que evitam erros nos dados bancários ou problemas na conta de destino.
Como consultar os valores da restituição do Imposto de Renda 2025?
Os contribuintes que desejam verificar se a restituição do Imposto de Renda está disponível devem acessar o site da Receita Federal. No portal, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, selecione a opção “Consultar Restituição”.
Além disso, na página, estarão disponíveis orientações e canais de atendimento. Também é possível optar por uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessando o portal e-CAC com login e senha.
Ademais, caso identifique alguma pendência na declaração, você poderá retificá-la, corrigindo as informações incorretas.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Perguntas frequente
Em suma, acesse o site da Receita Federal, clique em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar Restituição” para verificar a liberação.
Você deve acessar o e-CAC, verificar o motivo da pendência e, se necessário, enviar uma declaração retificadora com as correções.
Em suma, sim. Você pode retificar a declaração a qualquer momento, desde que a Receita ainda não tenha feito a análise definitiva.