Programa Brasil Mais possui modalidades que visa dar impulso aos empreendedores através do desenvolvimento de tecnologias e inovações.
Foram lançadas nesta segunda-feira, 27/06, duas novas modalidades de atendimento no Programa Brasil Mais: Transformação Digital e Smart Factory. As novas funcionalidades possuem como objetivos “aumentar o nível de digitalização de micro e pequenas empresas por meio da adoção de ferramentas plug-and-play” e “uma chamada do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para seleção de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) em tecnologias 4.0”.
O Programa foi desenvolvido pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Sebrae, o Senai e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A primeira modalidade é sob a responsabilidade do Sebrae e a segundo do Senai — esta que estará disponível a partir do mês de agosto.
Programa Brasil Mais – Novas modalidades
Conforme o divulgado pelo Ministério da Economia (ME), a modalidade “Transformação Digital” está passando pela sua etapa final de testes do desenvolvimento do piloto. O projeto-piloto está sendo realizado com 180 empresas e em três rodadas. Ele possui o foco “acelerar a adoção de tecnologias digitais para que as micro e pequenas empresas melhorem processos e ganhem produtividade.”
Nesta modalidade o Sebrae subsidia ferramentas tecnológicas em até R$ 2 mil. Além disso, a fase de escalonamento está com inscrições abertas, são cinco mil vagas até o fim de 2022. Todo o processo de atendimento dura seis meses e não há custos para a empresa.
Para além, a modalidade Smart Factory tem como foco “acelerar a adoção de tecnologias da Indústria 4.0 para melhorar processos e ganhar produtividade” e fica a cargo do Senai. O seu projeto-piloto foi realizado com 80 empresas, realizado em três rodadas e focado em tecnologia Internet das Coisas Industrial.
A próxima chamada do Senai para a seleção de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação deve ocorrer em agosto. O foco dos projetos deve ser “na construção de soluções a serem aplicadas em micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) para a melhoria dos processos industriais e o aumento de produtividade“. Estima-se que através dos projetos possa se impulsinar 1.200 MPMEs com cerca de 60 novas tecnologias 4.0.
Texto: Brener Mouroli
- Procurando um sistema contábil web? Conheça o Makro!
- RFB facilita negociação de dívidas com o Fisco
- Conheça 5 tendências inovadoras para seu escritório
- Simples Nacional, Lucro Real ou Lucro Presumido: como escolher o regime tributário?
- O que são as Inovações Legais?
- Modalidades de trabalho: saiba quais são