Apesar das instabilidades, a declaração do IR 2023 bateu recordes e apresenta um bom resultado para a implementação da declaração pré-preenchida.
O primeiro dia de declaração IR 2023 ficou marcado por instabilidades e reclamações. Mesmo com toda a preparação, e até mesmo a liberação com antecedência do programa gerador da declaração do IR 2023, a Receita Federal do Brasil (RFB) recebeu diversas reclamações devido à instabilidade que o sistema de envio apresentou no primeiro dia de envio do IRPF.
O envio da declaração começou ontem, 15/03, às 09h, e logo após a liberação internautas já expunham por meio das redes sociais os problemas enfrentados para baixar o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, este que recebeu atualização também no dia de ontem e os problemas se estenderam também para o site onde é baixado o programa para a declaração. O portal do e-CAC também apresentou lentidão e dificuldades de acesso.
A falha enfrentada no aplicativo apresentava um aviso de manutenção, onde dizia “Estamos em manutenção. Voltaremos em breve e você poderá fazer sua declaração IRPF de 2023”. A atualização tardia do aplicativo resulta em atrasos no planejamento de muitos profissionais da contabilidade que aproveitam o período para obter renda extra ou já realizam o serviço aos seus clientes. O IR 2023 deve ser entregue até o dia 31 de maio e o atraso da declaração resulta em multa com o valor mínimo de R$ 165,74, podendo chagar a 20% do valor do imposto devido.
Números da declaração IR 2023
São esperados que sejam entregues mais de 38,5 milhões de declarações. Mesmo apresentando instabilidade, conforme o publicado pela RFB, até as 17h do primeiro dia de declarações, haviam sido enviadas 1.050.023 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física – IRPF -2023, ano-base 2022. O número apresenta um recorde de envios para o primeiro dia.
Números:
- 2.215.062 de downloads do programa do imposto de renda no site da Receita Federal
- 622.920 acessos de declarações da pré-preenchida
- 273.890 foram pelo aplicativo meu imposto de renda
- 349.030 pelo programa gerador do imposto de renda- PGD
Em uma análise do primeiro dia, o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, José Carlos da Fonseca, avalia que “o alto número de entregas no primeiro dia se deve aos ganhos de simplificação com a pré-preenchida, a liberação antecipada do programa e a nova data de início das entregas que proporcionou mais tempo ao contribuinte para o levantamento das informações necessárias”.
Imposto de Renda 2023 pelo sistema Makro
Para contadores que utilizam o sistema Makro a declaração do IR 2023 está bem mais fácil. A Makro System apresenta um sistema completo e com todo o aparato para que a entrega seja feita da melhor forma. Confira no vídeo abaixo com a Analista de Globais, Priscila Meirelle, como realizar a declaração pelo sistema Makro.
Relacionados:
- Makro IR: O que é?
- Imposto de Renda : o que você precisa saber
- RFB antecipa liberação do programa do Imposto de Renda 2023
- Salário Mínimo para 2022 pode receber 10,04% de reajuste
- Erro 409 – Instabilidade no eSocial