Economia é sempre muito bem-vinda. Em época em que o faturamento cai drasticamente, torna-se ainda mais importante. Como vivemos momentos de incertezas por conta da pandemia, é inevitável que cortemos alguns gastos, tanto na vida pessoal quanto na profissional.
Mas vamos focar nessa última.
Na sua empresa, você já detectou o que pode ser deixado de lado sem comprometer a qualidade do trabalho seu ou da sua equipe? Você sabe a diferença entre diminuição de gastos e diminuição de investimentos? Está mais do que na hora de você se familiarizar com isso.
É muito importante diferenciarmos investimentos de custos e gastos. Todo investimento que vá influenciar positivamente na sua prestação de serviços é bem-vindo. Os custos que dizemos são aqueles que podem ser extintos de forma definitiva.
Sabe quando falamos sobre a importância de se ter um suporte profissional na área contábil? Esse é um investimento que significa muita economia no futuro, pois um profissional da área irá reduzir seus custos fiscais e praticamente zerar a chance de você obter problemas com o fisco no início do ano.
Planejamento
Sabemos que é complicado falar em planejamento nesse momento, já que praticamente ninguém se planeja para uma situação extrema como a pandemia. Mas é necessário ter um norte a partir de agora, que seja totalmente diferente do que você havia pensado no início do ano.
Em relação aos custos ditos inúteis, corte eles sempre, sempre mesmo;
- Não faça isso somente em recessões;
- Crie uma cultura de redução permanente de custos.
Você pode reduzir ou até eliminar da sua planilha de custos qualquer gasto da empresa que não impacta diretamente o produto final.
Por isso você deve sempre se perguntar:
- O que vou perder (ou deixar de ganhar) se eu extinguir este custo do cotidiano da minha empresa?
- Se eu cortar este gasto, vou ter uma boa economia daqui para frente?
Avalie todos os seus custos
Tudo que a empresa gasta deve ser cuidadosamente avaliado. Nesse contexto, o setor de contabilidade atua diretamente na análise desses custos — e não apenas na época de apurar os tributos devidos ao fisco. Quando bem utilizada, a assessoria contábil tem como principal objetivo ajudar você a otimizar o giro de capital do seu negócio.
Isso envolve deslocar uma quantidade de investimento de um local para o outro, por exemplo. E é nesse caso que falamos dos gastos desnecessários. A empresa pode redirecionar um custo de R$ 2 mil, previsto para o médio ou longo prazo, para outro setor que melhore a prestação de serviços.
Lembre-se sempre do que falamos um pouco acima neste artigo: o custo é um mal necessário e o seu papel é reduzi-lo ao máximo. Isso porque as pequenas despesas podem fazer uma enorme diferença lá na frente.
Precisando de ajuda com a sua empresa?
A Makrosystem possui uma equipe de especialistas nos departamentos contábil, fiscal e pessoal. Estamos preparados para ajudar você e sua empresa a crescerem de forma responsável. Além disso, você conta com um pacote de soluções para organizar sua contabilidade. Por fim, clique aqui e conheça nossa empresa!