A receita federal abriu a consulta do lote residual para contribuintes que caíram na Malha Fina IRPF 2022.
Foi liberada nesta sexta-feira, 24/03, pela Receita Federal do Brasil (RFB), a consulta do lote residual restituição do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) dos contribuintes que caíram na malha fina do IRPF. Serão contemplados 94.864 contribuintes que receberão no total R$ 300 milhões.
Os contemplados pela restituição receberão o pagamento no dia 31 de março, ou seja, na próxima sexta-feira. O pagamento será depositado na conta informada pelo contribuinte na hora da efetivação da declaração do IRPF 2022. Para realizar a consulta, basta acessar a página da RFB na internet, ir em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. É possível também realizar a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Contribuintes que verificarem que não estão no grupo de restituição, devem entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato. Caso haja problemas a serem resolvidos, o contribuinte deve enviar a declaração retificadora e aguardar os próximos lotes.
IRPF 2023 já está acontecendo
Mesmo ainda realizando a restituição dos lotes referentes a Malha Fina IRPF da declaração do ano anterior, o período de declaração do IRPF 2023 já começou. Conforme o cronograma publicado pela RFB no mês de fevereiro, a declaração teve início em 15 de março e terminará em 31 de maio. Neste ano, algumas mudanças foram inseridas no processo de declaração, entre elas, a declaração pré-preenchida é um destaque. Segundo a RFB, a proposta é que os contribuintes cometam menos erros no ato da declaração e assim evitem cair na malha fina.
Relacionados:
- Receita Federal libera último lote de restituição do IRPF
- IRPF 2023: Caiu na malha fina?
- Lote residual do IR poderá ser consultado na próxima segunda (24)
- RFB abre consulta a lote residual do IRPF 2022
- Como planejar a entrega do Imposto de Renda 2020?