Nesta quarta-feira (24), a Receita Federal preparou uma live que será transmitida em seu canal oficial do Youtube. O tema principal, será a discussão do Fim da DIRF x eSocial, e assim, sanar as dúvidas dos profissionais sobre a mudança. Confira mais detalhes!
Você vai ler:
Live sobre o Fim da DIRF x eSocial
A live no canal oficial do Youtube da RFB será transmitida nesta quarta-feira, no dia 24 de setembro, no horário de 14h30 até 16h30. O evento, promovido pela Superintendência Regional da Receita Federal na 7ª Região Fiscal, terá como tema “Fim da DIRF x eSocial”, voltada para os municípios do Rio de Janeiro e Espirito Santo.
O encontro terá como principal foco explicar a nova forma de repasse das informações sobre rendimentos de pessoas físicas. Antes enviadas uma vez por ano pela Dirf, essas informações passam, a partir de 2025, a ser prestadas todo mês pelo eSocial e pela EFD-Reinf.
Substituição da DIRF marca nova fase de modernização tributária
A substituição da DIRF visa eliminar a duplicidade de dados, assim, deixando o processo mais ágil, em sintonia com a modernização trazida pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Com essa mudança, a Receita Federal põe fim ao envio da DIRF, após décadas de exigência. E então, adota um modelo mais moderno para o cumprimento das obrigações tributárias.
Em suma, a transmissão vai trazer orientações técnicas e esclarecer dúvidas sobre a substituição da DIRF. Sendo assim, a apresentação ficará a cargo do auditor-fiscal Samuel Kruger, chefe da Divisão de Captação de Dados da Coordenação-Geral de Fiscalização da Receita Federal.
Os empregadores precisam garantir o preenchimento correto e o envio das informações ao eSocial e à EFD-Reinf. Essa atenção assegura a conformidade fiscal. E assim, evita erros e garante que os contribuintes pessoas físicas recebam a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda de forma correta.
Por fim, para acompanhar a live, basta acessar o canal oficial da Receita Federal.
Fonte: Receita Federal
Leia mais:
- Dirf: aprenda a gerar e enviar na Makro
- DIRF 2021: regras, prazos e penalidades
- Empresas que aceitam cartão de crédito devem entregar DIRF 2025 até fim de fevereiro
- Entenda a substituição da DIRF 2025 pelo eSocial
- Atualização do Programa gerador da DIRF: versão 1.1 já está disponível. Confira!
Perguntas Frequentes
A DIRF será extinta a partir de 2025. A partir dessa data, os dados que eram enviados uma vez por ano passam a ser informados mensalmente no eSocial e na EFD-Reinf.
Com a mudança, os empregadores deixam de entregar a declaração anual. E, assim, passam a repassar as informações sobre rendimentos de pessoas físicas de forma mensal e digital, eliminando a duplicidade de dados.
Todos os empregadores e responsáveis tributários que antes estavam obrigados a enviar a DIRF precisam agora garantir o correto envio dos dados pelo eSocial e pela EFD-Reinf.
O novo modelo torna o processo mais ágil, reduz falhas, evita retrabalho. E, assim, assegura que os contribuintes pessoas físicas recebam a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda de forma mais completa.
A Receita Federal disponibiliza informações em seu site oficial e promove transmissões ao vivo no YouTube para esclarecer dúvidas e orientar os profissionais sobre a transição.