É muito comum haver confusão entre as nomenclaturas utilizadas na contabilidade. Afinal, existe o técnico em contabilidade, contador e contabilista, e muitas pessoas acreditam serem a mesma coisa.
Continue lendo!
Você vai ler:
Antes de mais nada, cada nome tem sua especificidade, por isso é importante entender as diferenças.
Para ajudá-lo nesse momento, preparamos este conteúdo explicativo para você.
O que são contabilistas?
Como dissemos, temos os contadores, os técnicos em contabilidade e os contabilistas. Porém, é importante deixar claro: o termo “contabilista” faz referência a qualquer profissional que trabalhe com ciências contábeis.
Nesse sentido, tanto o contador quanto o técnico em contabilidade são, tecnicamente, contabilistas.
Recentemente esses profissionais aderiram ao uso do termo “profissionais de contabilidade” ao invés de “contabilista”, mas o segundo ainda é bastante popular no mercado.
Quais as vantagens de ter um contador na empresa?
Existe um movimento bastante interessante acontecendo no Brasil referente às atividades que os contadores desempenham, tudo por causa das automatizações cada dia mais comuns na contabilidade.
Antes, os contadores eram vistos como agentes do fisco, sendo um “mal necessário” para todas as empresas. Hoje, porém, a classe busca por mais prestígio, tomando para si atribuições relacionadas à inteligência de negócios e gestão empresarial.
Portanto, ter um contador é bastante vantajoso, pois, além das atribuições convencionais, esse profissional também consegue ajudar na hora de tomar decisões estratégicas.
Quais as diferenças entre contador e contabilista?
Os técnicos em contabilidade, há alguns anos, eram vistos como “contadores mais em conta” que os profissionais bacharelados.
De fato, eles conseguem executar as principais funções dos contadores, mas não têm os conhecimentos necessários para entregar valor como um profissional com bacharel.
Além disso, existem atribuições que somente contadores podem fazer, como apurar patrimônio, conciliar contas, declarar Imposto de Renda de PJ e assim por diante.
Nas empresas que contam com setores contábeis, os técnicos auxiliam os contadores nas rotinas de trabalho, aumentando a produtividade desses profissionais.
Quem você precisa contratar para sua empresa? Contador ou contabilista?
Se você possui uma MEI, está desobrigado a ter um contador para atender a sua empresa — direito este previsto em lei.
Porém, se sua empresa é ME ou superior, ela está automaticamente obrigada a contar com os serviços de um contador (e não pode ser técnico em contabilidade, na maioria dos casos).
Vamos entender as vantagens e desvantagens de cada profissional:
Contadores
Os contadores possuem formação mais completa e estão habilitados a executarem qualquer atividade contábil prevista em lei. Portanto, são profissionais completos, que detêm conhecimentos valiosos para qualquer empresa.
No entanto, esses profissionais costumam ter custos altos, dificultando sua contratação formal por empresas que estão começando.
Técnicos em contabilidades
Os técnicos em contabilidade podem trabalhar na organização de diversas formas, executando serviços contábeis gerais e de grande valor.
Como foi dito, eles costumam trabalhar como auxiliares dos contadores, mas muitas empresas contratam o técnico e, quando precisam do trabalho de um bacharel, pagam pelo serviço avulso.
Quer melhorar os processos contábeis de seu negócio? Conheça as melhores soluções do mercado!
Recomendados:
- Regime especial do ICMS
- Entenda as diferenças entre a consultoria e o suporte Makro
- CFOP – Entenda a sigla
- Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte: o que é essa obrigação?
- Segurança em nuvem: o que é mentira?