A auditoria financeira é uma área de atuação que contadores podem se especializar e apoiar empresas a serem mais transparentes em seus demonstrativos.
Você vai ler:
A auditoria é uma área de atuação de visar realizar diagnósticos precisos sobre a saúde da empresa. Deste modo, uma auditoria financeira é como um exame delicado das finanças analisando se há problemas ou riscos nas atividades executadas.
É por meio dela que gestores e empresários podem ter informações para tomar decisões de melhorias. Esse tipo de trabalho é executado por profissionais qualificados e que possuem expertise para verificar todas as atividades financeiras, identificar problemas, fazer análise e estruturar estratégias para solucionar o que for necessário.
A auditoria financeira pode ser realizada em dois modelos, sendo a interna – que analisará quais as problemáticas que ocorrem dentro da administração da empresa, e a externa – essa que fará análise sob um aspecto direcionado ao mercado, assim, verificando se a empresa em questão possui boas práticas da governança corporativa, assim, trazendo mais confiança e transparência ao mercado.
Como trabalha um auditor financeiro?
O auditor financeiro é o responsável em executar toda a parte de análise dos dados financeiros da empresa. Muitos auditores são contadores, isso devido ao cunho das operações realizadas e pelo conhecimento que os profissionais dessa área já possuem. Deste modo, este profissional especializado fará a leitura das informações a fim de identificar se há cumprimento das normas e se estão corretos os procedimentos financeiros, administrativos e contabeis.
Este profissional cuida da conferência de balancetes, despesas e demais documentos comprobatórios, onde tem como função identificar se estão conforme é determinado pelas práticas de boa governança, além das definições das regras tributárias. Ele é responsável pela criação de relatórios e pela criação de solução para os problemas encontrados.
Quando uma empresa deve fazer uma auditoria financeira?
Ao contrário do que muitos empresários e gestores pensam, a auditoria financeira não é uma atividade que deve ser realizada apenas quando se há motivações para fazer uma análise de todos os procedimentos financeiros da empresa. Uma empresa deve realizar auditoria financeira de modo contínuo, a pensar que quanto maior o porte da empresa, maior é necessidade de ter um setor dedicado a essa tarefa.
Os números são a forma como a empresa dirá se está tudo bem ou não, pensando assim, os números apresentarão os sintomas da saúde financeira e se os sintomas de que algo não está correto demoram a ser identificados, a possibilidade de dos problemas serem irreparáveis crescem significadamente.
Sendo assim, a auditoria deve ser contínua e fazer parte da rotina da empresa, onde os empresários, investidores e diretores devem engajá-la, pois só desta forma ela poderá cumprir a sua função de identificar problemas e trazer mais transparência para os processos da empresa.
Quais são os benefícios da Auditoria Financeira para uma empresa?
Essa área de atuação é capaz de identificar alguns pontos que podem passar despercebidos, como rotinas não cumpridas, desvios financeiros, fraudes, problemas nos controle internos e até mesmo incapacidade de colaboradores para realizar funções. Outros benefícios e pontos são:
- Capacidade de fiscalização dos controles financeiros;
- Auxilio para dar sustentabilidade ao negócio;
- Extração de dados sobre situação financeira, econômica e patrimonial da empresa;
- Monitoramento dos processos financeiros;
- Identificação e regulamentação diante das leis;
- Controle financeiro mais severo;
- Segurança financeira;
- Observância e monitoramento das atividades administrativas;
- Análise de compatibilidade de momento financeiro da empresa e o plano de ação e financeiro da empresa;
- Melhoria na margem de lucro, e outros.