Nesta terça-feira (27), a Receita Federal do Brasil atualizou em sua página os dados de recebimento da declaração do IRPF (Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas). De acordo com as informações disponíveis até as 8h de hoje, mais de 33 milhões de declarações já foram enviadas pelos contribuintes.
Além disso, segundo o comunicado, a expectativa é de que até sexta-feira (30) sejam entregues 46,2 milhões de declarações, o que significa que ainda faltam cerca de 13 milhões nos últimos dias do prazo.
Você vai ler:
61,3% dos contribuintes têm valores a restituir
Além das informações acima, o órgão também informou que 61,3% dos contribuintes têm valores a restituir na declaração do IRPF.
Ainda segundo os dados, 20,7% dos declarantes devem pagar imposto, enquanto 17,9% estão em dia com o Imposto de Renda 2025, ou seja, sem valores a pagar ou a receber.
Por fim, 49% das declarações foram enviadas utilizando o modelo pré-preenchido, enquanto 56,2% optaram pelo modelo simplificado. Além disso, a forma de envio mais utilizada até o momento foi por meio do Programa Gerador da Declaração do IR (PGD).
Vale lembrar que o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda será feito na próxima sexta-feira (30). Ademais, para saber se tem direito à restituição, o contribuinte deve acessar o site da Receita Federal.
Leia também:
- Demonstrações Financeiras: o Ponto de Virada na Transformação Contábil Digital
- Inventário contábil: entenda a importância, tipos e como aplicar no dia a dia do contador
- Como resolver a apuração do Simples Nacional para empresas de serviço no Sistema Makro?
- Recuperação Tributária: Como Contadores Podem Maximizar Benefícios para Seus Clientes?
- Alienação de bens: entenda o que é, como funciona e os impactos na contabilidade
Penalidades por atraso na declaração do IRPF
No comunicado, a Receita Federal também informou sobre as multas aplicadas em caso de não entrega ou atraso na declaração do IRPF. Nesses casos, a Receita Federal calcula a penalidade da seguinte forma:
- existindo imposto devido, multa de 1% ao mês-calendário ou fração de atraso, incidente sobre o imposto devido, ainda que integralmente pago, observados os valores mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido;
- inexistindo imposto devido, multa de R$ 165,74.
Fonte: Receita Federal do Brasil
Perguntas frequentes
Em suma, é a devolução de valores pagos a mais na declaração do Imposto de Renda.
Conforme o cronograma disponibilizado pela Receita Federal, o primeiro lote da restituição do imposto de renda acontecerá no dia 30 de maio de 2025.
Para o contribuinte saber que tem direito a restituição do IRPF 2025, deverá acessar o site da Receita Federal e consulte com seu CPF.
Segundo informações da Receita Federal, os contribuintes que possuem prioridade são os Idosos, professores e pessoas com deficiência têm prioridade legal.