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Início » Blog » Societário » Abertura de empresa » Página atual

Contador Iniciante: 5 dicas para conquistar o primeiro cliente para sua contabilidade

  • Por: Ademar Silva
  • 16/09/2022
  • 09/09/2024
  • Tempo: 4 min

Descubra como dar início à sua carreira contábil e conquistar o primeiro cliente para sua contabilidade.


Você vai ler:

  • Fique muito de olho no mercado!
  • Para conquistar o primeiro cliente para sua contabilidade – Identifique e apresente o seu diferencial
  • Entenda e corra riscos!
  • Plano de negócio
  • Use da tecnologia para conquistar o primeiro cliente para sua contabilidade
  • Venda consultiva

Ter uma carreira contábil consolidada é sinônimo de muito esforço e dedicação, pois, apesar de ser uma profissão extremamente importante para a economia do país, a contabilidade possui alguns detalhes para ser bem executada. Sendo assim, para você que é contador iniciante, seja recém-graduado ou que está dando início ao seu trabalho como autônomo, deve ficar atento a alguns detalhes para conseguir conquistar o primeiro cliente para a sua contabilidade.

O setor de contabilidade é um dos que mais crescem proporcionalmente no Brasil. Vários novos profissionais têm se aventurado nesse nicho de trabalho, criando sua própria empresa de contabilidade, atendendo empresários de maneira autônoma ou oferecendo seus trabalhos para uma só organização, trabalhando exclusivamente para ela num setor dedicado na própria empresa.

Fato é: o empreendedorismo na área contábil está em alta no mercado. Até porque, se analisarmos minuciosamente, o setor de contabilidade pode ser um dos que menos sejam afetados em questão de quantidade de trabalho.

Segundo o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), a classe contábil brasileira entre 518.587 contadores autônomos e 63.425 empresas contábeis, considerados sociedade e empresários individuais, exceto o MEI que não permite mais a atividade de contabilidade.

Devido à grande quantidade de profissionais e de trabalho no mercado, é preciso se destacar. Neste artigo listaremos alguns detalhes que vão te ajudar na aquisição destes clientes, mas, lembre-se que será necessário investir tempo, esforço e um pouco de dinheiro (em alguns casos).

Fique muito de olho no mercado!

Identifique as necessidades dos seus clientes e as demandas que não são atendidas por profissionais da área. É interessante ter um perfil ideal de cliente já desenhado, assim, você poderá alinhar os seus esforços de captação a um grupo específico. Esteja modernizado e ofereça aos seus clientes serviços completos.

Normalmente, os “clientes da nova geração”, se assim podemos dizer, exigem muito conhecimento técnico, mas, principalmente, agilidade. Ainda mais com a tecnologia na palma da mão, vários empresários entendem que os serviços que antes demandavam dias ou meses, hoje podem ser feitos em horas.

Saiba se apresentar aos seus clientes, dando a eles a objetividade do que eles buscam. Por exemplo, evite oferecer serviços que não condizem com o que eles procuram, seja o mais transparente e demonstre segurança. A contabilidade é uma profissão que pede por domínio e confiança, passe isso ao seu futuro cliente.

Para conquistar o primeiro cliente para sua contabilidade – Identifique e apresente o seu diferencial

A mesmice já cansou todas as empresas. Isso a gente costuma falar muito sobre os setores de marketing e comunicação, exigindo coisas novas para destacar a imagem da empresa na imprensa e mídia online. Mas a contabilidade também entra nessa jogada.

Dependendo do perfil do seu cliente, você poderá criar serviços novos para contribuir com o crescimento das empresas e diferenciar seu escritório no mercado. Além de criar um diferencial para quem você atende, cria também para o seu modelo de negócio. Pense nisso!

Giovana Silva, do departamento de Marketing, exibe o número 5 com a mão ao lado do título que está cercado por quadrados na cor azul.

Entenda e corra riscos!

Sair da zona de conforto. Seja autônomo, dono de empresa ou assalariado, você precisa assumir os riscos da sua empresa e profissão. Isso não é ter prejuízo, mas sim saber o momento de dar um passo atrás para dar dois a frente daqui a um tempo.

Seus clientes precisam entender o valor que o seu trabalho possui, por isso, você precisa ter compreensão daquilo que faz e ter a consciência do momento em que você deverá assumir novos desafios. 

Pensar nisso trará novas possibilidades, logo, você poderá trazer novos clientes ao estar assumindo os desafios futuros. Lembre-se que para assumir novos desafios é preciso estudar e conhecer o mercado antes.

Plano de negócio

Defina seu plano de negócio antes de se aventurar no mercado de trabalho. E isso não é só prever lucros ou prejuízos, é apontar as coisas mais importantes da sua empresa, como segmento de atuação, público-alvo, proposta de valor, planejamento financeiro e de marketing, etc.

O plano de negócios te ajudará a conquistar clientes que estão mais alinhados aos seus objetivos profissionais, assim, você terá mais segurança no que planeja seguir trabalhado no futuro.

Use da tecnologia para conquistar o primeiro cliente para sua contabilidade

Falamos aí acima sobre o desejo dos novos contratantes em contar com planos inovadores e tecnológicos, ficando cada vez menos dependentes daquela montanha de papéis nos consultórios. Atraia novos clientes usando a tecnologia a seu favor.

Além disso, utilize de comunicação assertiva, como o marketing digital e até mesmo campanhas de indicação. Faça uma forte rede de contatos e intensifique sua presença no mundo digital, fazendo isso, você proporciona a possibilidade dos clientes encontrarem você ao invés de você ter que buscar por eles.

Venda consultiva

No vídeo abaixo você terá uma aula com o nosso consultor de vendas David Bruno, ele ensina a como fazer uma venda de modo assertivo com a técnica SPIN Selling.

  • Você sabe a diferença entre MEI e CLT?
  • Inclusão do SST no eSocial
  • Por que se especializar no mercado de trabalho contábil?
  • Automação Whatsapp: como transformar sua empresa em uma máquina de vendas
  • Makro System ganha um novo espaço 
Foto de Ademar Silva

Ademar Silva

Ademar Silva, CEO da Makro System, formado em Ciências Contábeis no ano de 1995. Possui uma vasta experiência no setor Contábil e de Programação. Com uma visão estratégica de futuro e o objetivo de "Revolucionar a Contabilidade", em 2015, ele lançou o primeiro sistema contábil 100% web, o sistema Makro.
Banner promocional do Sistema Makro, destacando a eficiência e a otimização da rotina contábil, com a interface do sistema em exibição em um notebook.
Ícone de um player de vídeo para representar a demonstração de nosso sistema contábil que você pode ver por um vídeo onde essa imagem ira te levar para a demonstração no nosso sistema contábil.
Demonstração
Ícone de um computador com um Check em sua tela para representar que está tudo ok, essa imagem irá te levar para criar uma conta em nosso sistema contábil online.
EXPERIMENTE
Ícone azul de um chat onde ele é feito com linhas bem arredondadas para trazer um conforto mais e mais delicado para uma melhor harmonia com o site.
CONTATO
Logotipo da Makro onde temos a palavra Makro escrita de foram robusta e um M bem estilizado

O portal oficial de informações de contadores para contadores.

Fique sempre bem atualizado com as últimas notícias do mundo contábil.

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