A Receita Federal tomou uma medida importante para ajudar na conformidade tributária para MEI. A partir de agora, o sistema PGMEI traz uma nova funcionalidade, que permitirá que o MEI realize o pagamento de mais de um período de apuração, em um único documento de arrecadação. Assim, facilitando a regularização dessa categoria. Saiba mais!
Você vai ler:
Conformidade Tributária para MEIs
No dia 31 de março, a Receita Federal liberou uma nova funcionalidade no PGMEI, o sistema usado pelos Microempreendedores Individuais para gerar os documentos de pagamento do Simples Nacional. Sendo assim, agora essa categoria pode gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) em uma única guia. Sobretudo, essa medida visa facilitar o pagamento de tributos mensais e incentivar a conformidade tributária para MEI.

Como será essa nova funcionalidade?
Agora, tanto tributos em aberto, vencidos ou até mesmo a vencer poderão ser pagos em uma única guia do DAS. Assim, dá ao empreendedor a possibilidade de quitar diversos períodos de apuração em um só documento, com algumas vantagens, como:
- Simplificação do processo de pagamento: possibilidade de gerar um único DAS unindo vários períodos de apuração, deixando o processo de pagamento mais direto e livra o microempreendedor de tanta burocracia.
- Economia de tempo: o MEI não precisa mais emitir um DAS por mês em atraso. Com a nova função, ele gera tudo de uma vez, economiza tempo e resolve a pendência com muito menos esforço.
- Organização financeira: com o DAS consolidado, o MEI ganha mais controle sobre o que precisa pagar. E assim, fica mais fácil se organizar, evitar esquecimentos e não se enrolar com vários boletos espalhados.
- Praticidade: com a nova funcionalidade, o MEI quita seus tributos de forma mais rápida e sem complicação. Assim, tudo fica mais simples e direto, do jeito que precisa ser.
Para usar a nova opção, o MEI só precisa acessar o PGMEI pelo Portal do Simples Nacional, escolher os períodos que quer regularizar e gerar o DAS consolidado na hora.
Por fim, para saber mais, não deixe de conferir o Portal do Simples Nacional, e aproveitar essa facilidade para manter as obrigações fiscais dos seus clientes MEI em dia!
Fonte: Receita Federal
Leia mais:
- Regularizar MEI atrasado: como fazer passo a passo
- PGMEI: Liberada a emissão de DAS
- Declaração Anual do MEI 2025 já pode ser enviada: Confira o Prazo e o Passo a Passo para Contadores!
- MEIs: devem normalizar suas dívidas até final de agosto.
- eSocial MEI: Sou obrigado a utilizar?
Perguntas Frequentes
Agora o MEI consegue pagar vários meses de tributos em um único DAS, sem precisar gerar uma guia por período.
Sim. Com o pagamento unificado, fica mais fácil manter tudo em dia e evitar pendências com o Fisco.
Pode sim. A funcionalidade permite juntar tributos vencidos, a vencer ou em aberto, tudo em uma única guia.
O MEI não perde mais tempo gerando guia por guia. Assim, agora ele escolhe os períodos e emite tudo de uma vez.
Basta entrar no Portal do Simples Nacional, acessar o PGMEI, selecionar os períodos e gerar o DAS consolidado.