Na última semana, a Receita Federal lançou um novo serviço digital que vai permitir a emissão e consulta da Certidão Negativa. Entre as novidades, a que se destaca é a centralização do processo: agora, dá para emitir e consultar qualquer tipo de certidão de regularidade fiscal em um só lugar. Portanto, confira mais detalhes abaixo!
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Nova versão do serviço para emissão e consulta de Certidão Negativa
A Receita Federal disponibilizou recenemente, uma nova versão do sistema que vai permitir a emissão e consulta a Certidão Negativa de Débitos, ou Certidão de Regularidade Fiscal, em uma única plataforma. Assim, a mudança faz parte do esforço do órgão para tornar o atendimento mais simples, rápido e acessível para todos os contribuintes.
Assim, a novidade que se destaca é a centralização desses serviços em uma única plataforma. Dessa forma, contadores e contribuintes poderão emitir e consultar qualquer tipo de certidão de regularidade fiscal, seja de pessoa física, jurídica, imóvel rural ou mesmo obra de construção, tudo em um só lugar.
Confira as principais melhorias no serviço
O novo sistema da Receita Federal trouxe mudanças que facilitam, e muito, a vida de quem precisa emitir ou consultar certidões. Portanto, veja o que mudou:
- Histórico completo de certidões conjuntas: agora, dá para acessar todas as certidões emitidas desde 1º de setembro de 2005. E o melhor: com validação instantânea da autenticidade.
- Interface moderna e adaptada: o sistema funciona bem em qualquer tela, celular, tablet ou computador, com navegação leve e intuitiva.
- Tudo em um só lugar: pessoas físicas, empresas e outras entidades podem emitir e consultar qualquer tipo de certidão em um único endereço eletrônico, sem complicação.
- Visual e usabilidade do gov.br: o serviço segue o padrão do governo federal, o que garante mais segurança, acessibilidade e uma experiência digital consistente.
Em suma, a iniciativa faz parte do movimento da Receita Federal para modernizar o atendimento e ampliar a oferta de serviços digitais mais práticos e acessíveis. A Certidão Negativa comprova que não há pendências fiscais com a Receita ou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
Sendo assim, é um documento essencial para empresas e pessoas físicas em processos como financiamentos, licitações e regularizações. Dessa forma, com o novo sistema, fica mais fácil emitir, consultar e validar o documento. O que vai ajudar a fortalecer também a confiança nos serviços públicos e a transparência no relacionamento com o contribuinte.
Fonte: Receita Federal
Perguntas Frequentes
É um documento que mostra que contribuintes, seja pessoa física ou empresa, não tem nenhuma pendência com a Receita Federal nem com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional.
A certidão é exigida em vários momentos importantes, como ao pedir um financiamento, participar de uma licitação, vender ou regularizar imóveis ou para contratos com órgãos públicos. Ela comprova que o contribuinte está em dia com o fisco.
O novo serviço digital da Receita facilita esse processo. Assim, basta acessá-lo e emitir ou consultar a certidão usando dados como CPF ou CPNJ.
Sim. O prazo varia, mas geralmente vale por 180 dias. Depois disso, se você ainda precisar dela, vai ter que emitir uma nova.
É só entrar no mesmo sistema e fazer a consulta pelo número da certidão ou pelo CPF/CNPJ. Assim, é possível confirmar se ela está válida e pode até baixar de novo.