Na última sexta-feira (9), a B3 e a Receita Federal realizaram um lançamento simbólico, marcando a apresentação oficial da calculadora ReVar. De acordo com informações da B3, a ferramenta já auxiliou 114 mil investidores pessoas físicas que autorizaram o compartilhamento de seus dados com o órgão. Dessa forma, é possível realizar o cálculo mensal do Imposto de Renda sobre os ganhos obtidos em operações realizadas na bolsa de valores no ano-base de 2025.
Além disso, vale ressaltar que o instrumento está disponível para pessoas que investem e realizam operações com produtos de renda variável. Isso inclui ações, fundos imobiliários, ETFs e BDRs. No entanto, já foi anunciado que a próxima fase contemplará os mercados de derivativos, como futuros, opções, termos e empréstimos de ativos.
Você vai ler:
Calculadora ReVar promete facilitar o cálculo do IR e estimular investimentos no Brasil
A celebração do lançamento oficial da ferramenta ReVar contou com a presença de diversas autoridades. Entre elas estavam Gilson Finkelsztain, CEO da B3, Fernando Haddad, Ministro da Fazenda, e Robinson Sakiyama Barreirinhas, Secretário Especial da Receita Federal. Além deles, demais agentes do mercado também compareceram.
Para Gilson Finkelsztain, CEO da B3, a criação da calculadora ReVar foi pensada para auxiliar os investidores com dúvidas e centralizar os dados. Isso inclui mais instituições financeiras e corretoras. “Com o ReVar, desenvolvido em parceria com a Receita Federal, estamos endereçando uma das principais dores dos investidores. Esta dor é o pagamento imposto de renda dos ativos de renda variável. Problemas surgem pela dificuldade de compreender as regras, de juntar informações de mais de uma corretora, ou de lembrar de dados como preços e datas de compra e venda de cada ativo.”
Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destaca que a digitalização do sistema tributário facilitará a vida do contribuinte, estimulará o investimento e melhorará o uso do dinheiro das famílias brasileiras.
“É uma satisfação ver os avanços da Receita Federal na digitalização do Brasil. O que está sendo feito em relação ao Imposto de Renda é tão importante quanto o do imposto de consumo. Vamos digitalizar todo o nosso sistema tributário de forma que as pessoas se deparem com um ambiente amigável. Elas não precisarão mais preencher informações que a Receita já terá automaticamente. Isso representa um salto de qualidade inestimável. Muitos brasileiros passarão a considerar o investimento em renda variável a partir de agora. Assim, as pessoas poderão se dedicar ao que realmente importa. Isso inclui o seu planejamento de vida, usando sua poupança da melhor maneira possível. Tudo isso para garantir um futuro melhor para seus filhos e suas famílias.”
Leia também:
- Serpro lança a calculadora ReVar, em parceria com a RFB e B3, para simplificar Imposto de Renda
- Receita Federal amplia prazo de testes ReVar até dezembro
- Substituição da GFIP pela DCTFWeb
- A contabilidade na análise de Fusões e Aquisições
- Makro IR: O que é?
Como utilizar a Calculadora ReVar B3?
Para o contribuinte que deseja utilizar a calculadora ReVar B3, o primeiro passo é acessar sua conta na B3. Depois, deve ir até a área do investidor e selecionar a opção “Calculadora da Receita Federal”. Em seguida, é necessário assinar o termo de consentimento.
Logo após assinar o documento, o contribuinte pode levar até 30 dias para receber o primeiro conjunto de informações. Após esse prazo, a B3 atualiza os dados diariamente.
O que é a Calculadora ReVar B3?
Em suma, a calculadora ReVar é uma ferramenta criada em parceria entre a B3 e a Receita Federal. Ademais, ela visa simplificar o cálculo do Imposto de Renda sobre as diversas operações de renda variável realizadas por investidores pessoas físicas.
Além disso, a iniciativa busca melhorar a experiência do contribuinte e impulsionar a cultura de investimento no Brasil. Por fim, vale destacar que a ferramenta é gratuita e pode ser acessada diretamente na área do investidor da B3.
Fonte: B3 e Serviços e Informações do Brasil
Perguntas frequentes
Investidores que operam em renda variável podem acessar a ferramenta.
As pessoas devem acessar a ferramenta pela área do investidor e assinar o termo de consentimento para utilizá-la.
Em suma, a Calculadora ReVar B3 é uma ferramenta gratuita da B3 com a Receita Federal que simplifica o cálculo do IR para investidores pessoa física.