É fato que o controle das escalas de trabalhos, entradas e saídas de funcionários e gestão de imprevistos nem sempre é uma tarefa fácil.
Muitos processos já são automatizados, mas alguns empresários ainda demonstram receio em usar certas ferramentas. Por exemplo, nem todos integram o software contábil da empresa com um sistema de ponto eletrônico. No artigo de hoje, você vai entender todos os passos para implementar esse recurso na sua empresa. Vamos lá!?
Você vai ler:
- Mas, antes de tudo, quais as formas de ponto existentes?
- Quais os principais benefícios da automação no controle de pontos na contabilidade?
- Facilidade no acesso e gerência dos dados
- Fraudes e erros são praticamente nulos
- Segurança garantida aliada a Simplificação das rotinas de trabalho
- De que forma ocorre a automação do sistema de ponto eletrônico?
- Afinal, quais são os diferenciais e benefícios do Cartão de Ponto Makro -Tangerino?
Mas, antes de tudo, quais as formas de ponto existentes?
Atualmente, todas as empresas com mais de 20 colaboradores precisam registrar a entrada e saída dos funcionários, folgas, período de almoço etc. Para isso, as instituições contam com o apoio do sistema de ponto, o qual pode ser:
- Mecânico: feito com cartões cartográficos, esse modelo transfere para outra plataforma, no final do mês, o cálculo da carga horária e os pagamentos;
- Manual: é o conhecido livro de pontos, escrito à mão. Apesar de ser bem habitual, este é um dos instrumentos mais passíveis de falhas e/ou fraudes. Um simples erro pode comprometer o cálculo do total de horas trabalhadas.
- Ponto Eletrônico: o Registrador Eletrônico de Ponto é um sistema que reconhece a entrada e saída dos funcionários através da biometria e/ou por meio de cartões individuais. Esses cartões recolhem os dados dos servidores, criando relatórios e enviando para o software da empresa.
O Registrador Eletrônico de Ponto é atualmente o método mais utilizado pelas organizações. Isso ocorre principalmente porque ele segue à risca as portarias 1510/2009 e 373/2011 do MTE – Ministério do Trabalho e Emprego.
Quais os principais benefícios da automação no controle de pontos na contabilidade?
O ponto automatizado acompanha diversos benefícios. Conheça alguns deles:
Facilidade no acesso e gerência dos dados
A automação do sistema de pontos permite que gestores e colaboradores acessem os dados a qualquer hora e de qualquer lugar. Isso facilita o planejamento da equipe a curto prazo. Por exemplo, a substituição de trabalhadores, o que só agrega à produtividade do negócio.
Fraudes e erros são praticamente nulos
Na tomada de ponto manual — ainda que não seja uma regra — é possível que haja modificações e até mesmo, fraudes. Essas modificações podem ser causadas pelos próprios empregados, a fim de garantir benefícios ilegais.
Com o ponto automatizado, as chances de isso acontecer são quase mínimas. Isso ocorre porque o sistema solicita informações pessoais para confirmar a identidade do funcionário no momento do registro.
Segurança garantida aliada a Simplificação das rotinas de trabalho
Com a geração de relatórios automáticos em poucos segundos, o administrador terá à mão as informações necessárias para fechar as folhas de pagamentos e cálculos de descontos. Além disso, estes procedimentos asseguram o cumprimento das obrigações previdenciárias e fiscais.
Dessa forma, as falhas são reduzidas e os processos são feitos de maneira mais ágil e somente com a necessidade de poucos colaboradores. Assim, sobra mais tempo para outras atividades, como a supervisão e treinamento de novos contratados, por exemplo.
De que forma ocorre a automação do sistema de ponto eletrônico?
Além de contabilizar as obrigações do MTE, como horas de trabalho e períodos de descanso/almoço, a automação do sistema de ponto eletrônico da Tangerino é uma inovação a todos os setores do negócio. Isso se aplica, em especial, ao setor de RH.
Contudo, antes de implementar essa ferramenta ao seu negócio, procure atentar-se em:
- A equipe fará a intermediação entre o sistema de pontos antigo e o novo software por meio do aplicativo móvel da Tangerino.;
- Cadastrar todo o quadro de funcionários;
- Verificar se o sistema atende aos requisitos da legislação vigente (portarias 1510/2009 e 373/2011 do MTE);
- Escolher a equipe que fará os testes, e que, posteriormente, será responsável pelo treinamento de todos os funcionários.
Esses passos garantem que todas as funcionalidades sejam acessadas de forma conjunta e eficiente, por todos os envolvidos na migração.
Leia também:
- Imposto de Renda na Makro
- Cartão de ponto mensal: Como importar no Sistema Makro?
- Saiba como automatizar o setor financeiro do seu escritório contábil
- Valores a receber: faça já a sua consulta!
Afinal, quais são os diferenciais e benefícios do Cartão de Ponto Makro -Tangerino?
Como vimos, a integração entre um software contábil especializado com um sistema de pontos automatizados, é um grande passo na gestão do RH da empresa e na simplificação de várias rotinas contábeis.
Por meio do app da Tangerino, dados como entradas e saídas, horas extras, folgas e faltas são facilmente registrados. Isso ocorre seja via sistema Android ou iOS, independente do local onde o colaborador esteja. Esse recurso permite a confirmação da localização, através de fotos em tempo real.
Portanto, com a automação no controle de pontos na contabilidade da Makro System & Tangerino, além do seu negócio ter uma maior facilidade na gestão de custos, sua empresa ainda terá maior rapidez na coleta e consulta de informações. Além de é claro, tudo isto à luz das leis trabalhistas.
E para entender o passo a passo de como funciona a integração de sistemas de pontos Tangerino & Makro System, não deixe de conferir o nosso vídeo. Ah! E qualquer dúvida, não deixe de nos contatar, será um prazer atendê-lo (a).