Ao ingressar no mercado de trabalho, o profissional busca desenvolver suas habilidades, adquirir experiência e aprendizado, e na maioria das vezes, inicia sua trajetória dentro de uma empresa em uma posição menor na hierarquia. No entanto, à medida que o tempo passa, o colaborador busca aprimorar seus conhecimentos por meio de cursos e treinamentos relevantes em sua área de atuação, buscando posições mais desafiadoras. É nesse contexto que o aumento de salário se torna relevante, pois é uma forma pela qual a empresa reconhece o desempenho e a contribuição do colaborador na organização.
Porém, o contador pode ter dúvidas para realizar esse processo dentro do Sistema Makrosystem. Por isso, mostraremos como inserir o aumento de salário no cadastro do colaborador, além de informar mais sobre esse assunto.
Você vai ler:
“Operação cancelada” ao inserir aumento de salário
Antes de tudo, caso você esteja fazendo o cadastro do salário do colaborador e ao salvar aparece a seguinte notificação:
Procedimento para Cadastro de Salários.
Para que o cadastro seja concluído caso o campo Motivo Aumento deverá ser preenchido. Esta informação é necessária para informar a variação do salário. Faça o devido preenchimento do campo e tente novamente.
Operação cancelada.
Essa validação acontece devido a falta de preenchimento do campo “Motivo aumento”. Pois é necessário inserir a razão do aumento para finalizar o cadastro do salário.
Desta forma, escolha uma das opções da finalidade do aumento de salário. Acesse a página: Pessoal>> Contratuais >> Salários. Vá no campo “Motivo”, e “Motivo Aumento”. Selecione uma das causas, e logo em seguida, salve.
Leia também:
- Demissões em massa deverão ser negociadas com sindicatos
- Impactos da tecnologia na rotina dos contadores
- Salário Mínimo para 2022 pode receber 10,04% de reajuste
- Nova tabela do Imposto de Renda entra em vigor
- SPED Fiscal com ênfase em regimes especiais para 2023
Inserir aumento de salário devido a convenção
Neste outro caso, é quando há um reajuste salarial do colaborador de acordo com o sindicato. Portanto, primeiramente, você deve fazer o cadastro da convenção.
- Primeiro passo:
Vá para a página: Pessoal >> Cadastro >> Sindicatos.
- Segundo passo:
Pesquise pelo campo “Sindicato” o nome da associação.
- Terceiro passo:
Clique no subnível (três barras) do nome do sindicato, e em seguida, selecione “Convenção Coletiva”.
- Quarto passo:
Clique em “Incluir um novo registro” e cadastre a convenção com a devida vigência do instrumento.
- Quinto passo:
Por último, após esse processo, cadastre o reajuste salarial, selecione no campo “Tipo do Instrumento ou Situação“, o motivo “Convenção Coletiva”.
O que a CLT fala sobre o reajuste salarial?
O aumento de salário anual é um direito garantido para todos os trabalhadores, de acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho, o famoso CLT. Esta legislação, que está no artigo nº 611, estabelece que as empresas proporcionem o reajuste salarial, visando que o funcionário tenha uma remuneração adequada para se manter. Além disso, esta obrigatoriedade também é mencionada no artigo nº 10, da Lei nº 10.192, de 14 de Fevereiro de 2001.
Art. 10. Os salários e as demais condições referentes ao trabalho continuam a ser fixados e revistos, na respectiva data-base anual, por intermédio da livre negociação coletiva
Em outras palavras, o aumento de salário é obrigatório que acontece todo ano. Contudo, esse valor do reajuste é através da Convenção Coletiva de Trabalho e pode variar de acordo com cada Sindicatos.
Perguntas frequentes:
Em suma, a CLT aborda o aumento de salário em alguns artigos, estabelecendo reajuste em função da inflação e através da negociação coletiva.
Para que o funcionário receba o reajuste são vários, como, promoção, tempo de serviço, inflação, custo de vida, desempenho, entre outros.
O direito ao reajuste salarial é determinado pela política da empresa, acordos coletivos e legislação trabalhista.