O Serpro anunciou nesta última segunda-feira, 02, uma nova atualização no Integra Contador, incorporando funcionalidades que prometem simplificar ainda mais a gestão fiscal para empresas enquadradas no Simples Nacional. Assim, a ferramenta, que é indispensável para o setor contábil, vai oferecer ainda mais suporte na prática para a gestão de obrigações fiscais.
Você vai ler:
A atualização do Integra Contador
Em colaboração com a Receita Federal do Brasil (RFB), o Serpro expandiu os recursos disponíveis no Integra Contador. Assim, a atualização, lançada no final de novembro, trouxe novas funcionalidades vinculadas ao Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (PGDAS-D). Entre as novidades, estão três novos tipos de guias de arrecadação, ampliando o suporte para empresas e escritórios de contabilidade que gerenciam rotinas fiscais e tributárias. Vale ressaltar que essa atualização do Integra Contador é relevante para o setor.
As novas funcionalidades disponíveis:
Com essas funcionalidades, o contador ganha mais autonomia e praticidade no gerenciamento de tributos. Portanto, confira as novidades disponíveis na nova atualização do Integra Contador:
- O DAS Processo é exclusivo para quitar débitos relacionados a processos administrativos sob análise da Receita Federal.
- O DAS Avulso permite que o contribuinte insira manualmente os valores de cada tributo que deseja pagar, desde que tenha transmitido o PGDAS-D referente ao período em questão.
- O DAS Cobrança utiliza o valor apurado pelo Sistema de Cobrança da Receita Federal, considerando pagamentos já efetuados, compensações e parcelas quitadas.
Leia mais:
- Sistema de Gestão Fiscal: Benefícios e Plano Gratuito para Contadores
- Como cadastrar um novo usuário na Makro?
- Atualização no Aplicativo MEI Traz Novas Funcionalidades
- Como Fazer a Integração entre o Pessoal e Contábil no Sistema Makro
- Confira as últimas atualizações da Nota Técnica 2023.004, com versão 1.20
Sobre o Integra Contador
O Integra Contador é uma plataforma que disponibiliza diversas APIs, projetadas para simplificar a automação de processos em escritórios de contabilidade, empresas de software e prestadores de serviços contábeis para contribuintes. Essas atualizações do Integra Contador ajudam ainda mais.
Assim, seu principal objetivo do Integra Contador é garantir um acesso ágil e seguro às informações fiscais dos contribuintes, respeitando as normas de sigilo fiscal e as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A plataforma já oferece 87 serviços, repletos de funcionalidades que facilitam a gestão fiscal e contábil dos usuários.
Segundo Vanessa Lima, gerente de Produtos e Clientes Fazendários do Serpro, o Integra Contador oferece aos escritórios de contabilidade uma solução completa e segura. Dessa forma, com o uso de certificados digitais, a plataforma assegura a autenticidade das operações e a proteção das informações. Além disso, automatiza a integração com os sistemas da Receita Federal, permitindo realizar consultas fiscais, gerar relatórios detalhados, enviar documentos e receber alertas em tempo real sobre possíveis pendências.
Assim, essas funcionalidades ajudam os contadores a manterem a regularidade fiscal dos clientes de forma mais prática e eficiente.
Fonte: Serpro
Integra Contador e o Sistema da Makro
Se você já utiliza o sistema Makro, saiba que ele pode se tornar ainda mais funcional com a integração via APIs. Através dessa ferramenta, é possível conectar o sistema ao Integra Contador. Assim, oferecendo ferramentas práticas para otimizar a gestão fiscal no dia a dia contábil. Com essa integração, algumas funcionalidades do Integra Contador podem ser acessadas diretamente, ajudando a automatizar processos e reduzir o tempo gasto com tarefas manuais.
Portanto, isso significa mais agilidade e precisão para os profissionais de contabilidade, além de simplificar a rotina fiscal. Quer entender melhor como isso funciona? Confira o vídeo abaixo!
Perguntas Frequentes
A nova atualização trouxe três tipos de guias de arrecadação: DAS Avulso, DAS Cobrança e DAS Processo, que facilitam o pagamento de tributos e a regularização de débitos.
O DAS Avulso permite ao contribuinte inserir manualmente os valores de tributos a serem pagos, após transmitir o PGDAS-D do período.
O DAS Cobrança utiliza os valores apurados pelo Sistema de Cobrança da Receita Federal, considerando pagamentos já realizados e compensações.
O DAS Processo é usado para quitar débitos relacionados a processos administrativos em análise pela Receita Federal.
Ela facilita a gestão fiscal e tributária, proporcionando mais autonomia e agilidade na organização de tributos e no acompanhamento de pendências.