Após a faculdade, os contadores iniciantes precisam compreender o vasto mercado de trabalho. E então, aí que se deparam com inúmeros desafios. Criar carteira de clientes, visitar empresas, apresentar propostas, definir formas de atendimento, optar por um sistema contábil eficiente para o escritório e para os seus clientes, são apenas algumas dessas tarefas iniciais.
Se você está começando agora sua carreira contábil, é provável que ainda não conheça alguns dos erros mais comuns que os profissionais enfrentam neste início de carreira. Mas, não se preocupe! Nesse artigo, vamos te auxiliar a entendê-los melhor, assim como evitá-los a fim de começar sua carreira com o pé direito! Vamos lá?
Você vai ler:
- Contadores iniciantes: os primeiros desafios
- Erro 1: Não conhecer as leis vigentes
- Erro 2: Não se atentar à importância da segurança e sigilo de informações
- Erro 3: Cometer falhas no cálculo de impostos
- Erro 4: Não aplicar os Princípios da Contabilidade
- Erro 5: Contadores iniciantes erram em não emitir notas fiscais
- Erro 6: Deixar o planejamento tributário de lado
- Erro 7: Deixar o cliente misturar finanças pessoais e empresariais
- Extra: Não investir em uma boa ferramenta!
- Perguntas frequentes
Contadores iniciantes: os primeiros desafios
O mercado assimila e costuma acolher muito bem os entrantes que estão dispostos a aprender com os erros já cometidos por profissionais mais experientes da contabilidade. Assim como em qualquer área de atuação, o “calouro” no mercado contábil tem de lidar com a inexperiência e isso não é fácil. Não tenha vergonha de recorrer, mesmo que repetidas vezes, aos colegas veteranos para solucionar questões simples. A dica é simples: um erro mínimo tem o poder de gerar um grande e negativo impacto para o seu cliente e, consequentemente, para a sua carreira profissional.
Os erros de contabilidade podem colocar uma empresa em grandes apuros. Isso porque o gerenciamento incorreto de suas finanças abre brechas para multas e outras consequências judiciais e fiscais. Dessa forma, é muito importante estar atento, a fim de evitá-los em sua rotina. Nessas horas, algumas soluções simples, e outras mais complexas, podem te ajudar a obter resultados melhores. Dessa forma, vamos falaremos 7 erros básicos que jamais podem ser cometidos pelo contador iniciante, e esperamos que isso o auxilie nessa difícil missão de captar clientes em início de carreira.
Erro 1: Não conhecer as leis vigentes
Este é um erro clássico. As leis brasileiras mudam quase que diariamente, e isso implica em uma necessidade constante de atualização por parte dos contadores. Portanto, ser desatualizado não é uma opção existente no espectro do contador. Já que, quando se trabalha com base na legislação, o princípio básico que o profissional deve ter em mente é de que mudanças surgem a qualquer instante.
Então, neste caso, uma dica básica: tenha um cronograma dedicado à releitura dos pontos mais importantes das leis e estude sempre. Uma fonte interessante de informações é o Conselho Federal de Contabilidade.
Erro 2: Não se atentar à importância da segurança e sigilo de informações
O contador trabalha com informações preciosas e muito valiosas das empresas e das pessoas físicas. Isso é muito sério. Fazer contabilidade em planilhas de Excel é pedir para ser engolido rapidamente pelos concorrentes. Contudo, em um mundo cada vez mais digital, um dos erros do contador iniciante é trabalhar com informações sigilosas sem o devido cuidado e até desconhecimento das leis que regem esta etapa. Sendo assim, o ambiente virtual está repleto de ameaças que, geralmente, têm como alvo as credenciais usadas por funcionários operacionais dos escritórios contábeis.
Um equívoco ainda maior é de conceito: muitos contadores iniciantes delegam (e entregam) a Segurança da Informação para um profissional de Tecnologia da Informação (TI). Portanto, lembre-se: o contador, até por estar mais próximo dos balanços da empresa, deve tomar ciência das melhores práticas para lidar com os dados, ajudando a coibir a ação dos cibercriminosos. Seja parceiro do seu sistema contábil, a ponto de protegê-lo contra invasões.
Erro 3: Cometer falhas no cálculo de impostos
Contador que não consegue lidar bem com cálculos – especialmente iniciantes – costuma se enrolar nos processos. Por mais que muitos sistemas realizem eletronicamente diversos cálculos, é o olhar do contador na revisão final que transfere qualidade aos documentos emitidos. O Brasil é um dos países com maior número de impostos do mundo, e cada um possui a sua alíquota, o enquadramento correto, etc.
Não tem como delegar isso para o sistema, certo? A responsabilidade atribuída ao contador na hora de fazer as contas é gigante e, geralmente, a tolerância para erros é mínima. Portanto, especialize-se nos cálculos. Faça, refaça, estude, troque informações com colegas. Compare empresas de sua carteira quando for tratar de um mesmo imposto ou tributo.
Para evitar as possíveis falhas e inconsistências, o profissional que carece de afinidade com os cálculos pode investir em cursos específicos para se aperfeiçoar nesse imprescindível fundamento.
A Makro conta com um canal de educação para te ajudar, o Makro Educa! São inúmeras mentorias, cursos, minicursos e muitos outros conteúdos que vão te ajudar a estar um passo à frente, independente da sua área, construindo uma carreira produtiva e de sucesso!
Erro 4: Não aplicar os Princípios da Contabilidade
Um dos deveres do profissional contábil é o conhecimento e aplicação dos Princípios da Contabilidade. O descumprimento desse dever, infelizmente, está entre os principais erros do contador iniciante. Por exemplo, quando o contador deixa de registrar todas as ocorrências que afetam o patrimônio da empresa, independentemente do grau de influência ou se há incerteza, ele está negligenciando o Princípio da Oportunidade.
Então, se você estudou esse fundamento na faculdade, trate de revisá-lo sempre! O mínimo que as empresas esperam do contador, seja experiente ou iniciante, é a aplicação dos seguintes princípios:
- Competência;
- Continuidade;
- Controle;
- Oportunidade;
- Prudência; e
- Registro pelo Valor Original.
Erro 5: Contadores iniciantes erram em não emitir notas fiscais
A emissão de notas fiscais é um assunto muito sério. Quem deixa de emiti-las não retém impostos e não documenta as vendas de produtos e serviços da gestão. Como consequência disso, o fisco não obtém as informações necessárias para tributar as operações financeiras. Em outras palavras, uma empresa que não emite notas fiscais está na ilegalidade.
E não pense que as contrariedades acabam por aí. Você pode emitir notas fiscais com dados equivocados e cometer outros erros, como: cálculo incorreto da alíquota, cadastro desatualizado de clientes, não armazenar os XMLs das notas. A fim de evitar qualquer problema contábil, é muito importante emitir as suas notas fiscais corretamente. Não se esqueça de que existem diferentes tipos de documentos fiscais:
- Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e);
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e);
- Nota Fiscal de Produto Eletrônica (NF-e).
Cada prefeitura tem regras e procedimentos diferentes. Ou seja, você, contador iniciante, precisa entender o que é exigido pelo município e fornecer os dados e os documentos solicitados. Algumas prefeituras pedem certificado digital, enquanto outras pedem apenas login, senha ou frase secreta. E não se esqueça: o site da prefeitura pode sofrer instabilidades. Nessas horas, você não consegue gerar as suas notas fiscais e precisa ficar repetindo a atividade até obter sucesso, perdendo tempo e até mesmo a sua paciência.
Erro 6: Deixar o planejamento tributário de lado
Saiba que o Brasil é o país onde se gasta mais tempo calculando e pagando tributos. Um relatório do Banco Mundial afirma que, em 2016, as organizações nacionais gastaram cerca de R$ 60 bilhões com estruturas logísticas, contábeis e de recursos humanos para lidar com a burocracia — equivalendo a 1958 horas de trabalho.
Percebe-se, então, que você não pode se esquecer do planejamento tributário em seu dia a dia. Ele é uma ferramenta que o ajuda a encontrar as condições e os prazos ideais na hora de pagar tributos, sempre dentro da legalidade. O contador, seja iniciante ou não, que não auxilia seus clientes no planejamento tributário, onera o orçamento, faz com que ele pague mais do que precisa e não respeita as exigências tributárias. Desse modo, o planejamento tributário reduz custos e diminui os processos burocráticos de seus clientes.
Leia mais:
- Como solucionar erro ao importar DCTF no Sistema Makro?
- Erro 409 – Instabilidade no eSocial
- 5 erros que atrapalham o crescimento de empresas
- Por que o Sistema Contábil Web para iniciantes é o ideal?
- Erros na ECD e ECF: principais perguntas e respostas
Erro 7: Deixar o cliente misturar finanças pessoais e empresariais
Abastecer o carro de uso pessoal com o cartão de crédito da gestão e ter apenas uma conta bancária para o negócio e a família são situações recorrentes na vida de seus clientes? Se a resposta foi não, parabéns. Você está no caminho certo na orientação profissional. Agora, se a resposta foi positiva, é melhor mudar de atitude a partir de agora. A mistura de orçamentos pessoais e empresariais impossibilita o acompanhamento do histórico financeiro e causa grandes confusões para a contabilidade.
Em outras palavras, você pode se meter em maus lençóis e, por exemplo, deixar o orçamento no vermelho e não pagar as contas no final do mês. Em vista disso, coloque em prática as seguintes dicas para seus clientes: ter contas bancárias distintas, definir o seu salário, monitorar gastos frequentemente e documentar e analisar resultados corretamente. A documentação e a análise de informações não são processos triviais. Na verdade, elas fomentam a tomada de decisões mais precisas, ao mostrarem se os resultados foram positivos ou não.
Ao não as realizar, você comete um grave erro contábil. Desse modo, auxilie seus clientes a produzir relatórios específicos para cada setor do seu negócio, inclusive sobre os tributos pagos e as notas fiscais emitidas, por exemplo. A partir disso, você amplia o seu campo de visão sobre o presente e o futuro da empresa e consegue ser mais eficaz em sua rotina.
Extra: Não investir em uma boa ferramenta!
Por fim, quando você está começando na contabilidade, é natural se concentrar nos aspectos técnicos e operacionais do trabalho. Porém, muitos contadores iniciantes cometem um erro crucial: subestimam a importância de utilizar ferramentas que otimizam a produtividade e reduzem a chance de erros no dia a dia. É aqui que o Sistema Contábil Makro pode te ajudar a alavancar a sua carreira!
Com ele, você pode automatizar rotinas complexas, organizar todas as informações em um só lugar e facilitar cálculos contábeis com precisão e simplicidade. Além disso, o sistema oferece a segurança de backups automáticos e a liberdade de trabalhar de qualquer lugar, já que é 100% online. Assim, ignorar essas vantagens pode significar mais tempo gasto em tarefas manuais e um aumento no risco de erros que poderiam ser facilmente evitados. E você não quer que esse seja um obstáculo no seu caminho, certo?
O Sistema Contábil da Makro conta com um Plano Gratuito, ideal para quem está começando agora, especialmente se você quer ter flexibilidade e facilidade para o seu dia a dia. Experimente agora e dê o primeiro passo que vai transformar a sua jornada na contabilidade.
Perguntas frequentes
Os erros mais comuns incluem falhas na comunicação com clientes, falta de atualização sobre mudanças na legislação, erros na classificação de despesas, e subestimar a importância da conciliação bancária.
Para evitar erros, é crucial manter-se atualizado com a legislação, investir em cursos de aprimoramento, utilizar sistemas contábeis modernos e contar com o apoio de mentores experientes.
O sistema contábil da Makro automatiza tarefas, organiza informações contábeis e mantém tudo em dia com a legislação, evitando erros que muitos contadores iniciantes cometem.