A contabilidade para o e-commerce é importante?

Já destacamos em alguns artigos as várias adequações que o mercado de trabalho vem passando devido à pandemia do novo coronavírus. Mudou o modo de lidar com o cliente, o jeito de trabalhar internamente, revezamento de funcionários, remanejamento de investimentos, etc.

E uma das mudanças mais vistas foi a migração dos serviços físicos para o online. Logicamente, muitas empresas já contavam com os dois tipos de prestação de serviços. Contudo, nas últimas semanas e, provavelmente, pelos próximos meses, o carro-chefe de outros milhares de CNPJ será o atendimento remoto.

Isso fez com que muitos empresários buscassem maior qualificação e conhecimento na área de serviços online, para que seu trabalho não perdesse em qualidade e, consequentemente, não precisasse se desfazer de contratos com antigos clientes.

Mas não somente devido à pandemia que o atendimento online vem se tornado um dos grandes “booms” do mercado moderno. Desde que a internet deixou de ser utilizada apenas como artifícios de pesquisa e diversão, ela se tornou uma ferramenta imprescindível no formato de atendimento do setor de contabilidade.

Muitos trabalhadores da nova geração têm se dedicado exaustivamente a criarem conteúdos na internet. Para não ficar para trás num mundo cada vez mais globalizado e conectado, empresários de vários setores enxergaram na venda de produtos pela internet uma das principais fontes de renda. É o chamado e-commerce.

E isso não foi uma medida exclusiva de novos empreendedores. Empresas antigas, vendo o faturamento cair por conta da restrição de atendimento presencial na quarentena, se adequaram e migraram para o online.

MAS E A CONTABILIDADE PARA NOVAS EMPRESAS ONLINE?

O e-commerce é, em termos gerais, a mesma coisa que uma empresa física quando falamos das obrigações contábeis e fiscais.

Em diversos artigos já falamos da grande importância de se contar com um setor contábil especializado em sua empresa. Afinal, para que um negócio seja mantido, é necessário estar atento às questões legais e contábeis  para garantir que os processos de tomadas de decisão sejam assertivos e atendam aos aspectos fiscais.

O e-commerce também deve seguir a legislação fiscal e tributária vigente. A abertura de um negócio virtual requer muitos cuidados, justamente pelo que dissemos acima: a internet não é uma terra sem lei. Para os órgãos federais, abrir uma loja virtual é o mesmo que ter um negócio físico.

REGIME TRIBUTÁRIO

O comércio virtual deve seguir à risca todos os passos de abertura e manutenção de um empreendimento físico, como obter um CNPJ, ter uma conta bancária própria para pessoa jurídica e a liberação na prefeitura do município onde o negócio será sediado, que é o alvará. Afinal, você terá uma sede, mesmo que a sua casa, para dar prosseguimento à sua empresa virtual, correto?

Para que o e-commerce esteja tudo de acordo com a legislação atual e que não lhe dê problemas futuros de surpresa, é necessário escolher a opção mais adequada entre as possibilidades de cadastro jurídico, que são o Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional (o mais utilizado no e-commerce).

Resumindo cada um: o Lucro Real e o Lucro Presumido são direcionadas para e-commerces que faturam até R$ 78 milhões anuais. Já o Simples Nacional é a opção mais vantajosa para micro e pequenas empresas (que possuam um faturamento de até 4,8 milhões anuais).

SE PLANEJE!

Assim como a escolha do melhor regime tributário, definir um planejamento tributário é também muito importante. Isso porque a escolha desse regime está diretamente ligado a um bom planejamento tributário para que ele também seja eficiente.

A melhor forma de prever e, consequentemente, anteceder possíveis transtornos e déficits é planejar toda a contabilidade da empresa. Procure sempre estar alinhado com as questões ficais, conhecendo todos os trâmites sobre os impostos que devem ser pagos, como ICMS, ISS e IPI.

Para o e-commerce, a contabilidade deve servir também como um suporte essencial no processo de decisão, pois só através dela é possível verificar se o empreendimento está sendo rentável.

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