5 atributos que os clientes mais valorizam em um escritório de contabilidade

Contador, você valoriza e entende as necessidades do seu cliente? Aproveitando que hoje, 15 de setembro, é o Dia do Cliente, vamos falar um pouco sobre a razão da existência do seu escritório de contabilidade. Afinal de contas, seu escritório existe e continuará existindo se houver clientes, concorda? Assim, que tipo de reconhecimento você faz para agradecer as pessoas que, diariamente, movimentam e geram lucro para o seu negócio?

Aproveitando um pouco do conteúdo da Consultoria 180 Graus e da Movidesk, preparamos um artigo especial sobre o seu cliente. E valorizar o cliente não significa somente a ofertar produtos de qualidade e preços satisfatórios, pois isso, hoje, é o mínimo a ser oferecido ao mercado por negócios que querem sobreviver. É preciso ir além para cativar e fidelizar as pessoas e as empresas. Uma forma inteligente de fazer isso no seu escritório é oferecendo soluções rápidas e seguras ao seu cliente. Ou seja, ter um sistema contábil 100% web, um programa de contabilidade que atenda as necessidades do seu cliente, é um primeiro caminho.

A valorização que conquista e transforma clientes em pessoas apaixonadas pelas empresas e que são capazes de defender e divulgar os empreendimentos onde tiveram reconhecimento. Na vida empresarial, sobretudo quando seus clientes são, em sua grande maioria, empresas, a relação de afeto deve ser intensa. E proporcionar experiências positivas é fundamental. Por isso a Makrosystem investe em tecnologia: para oferecer um sistema para escritórios de contabilidade que propicie satisfação aos clientes.

Você visita seu cliente? Em algum momento da existência do seu escritório, você já visitou ou pensou em visitar a pessoa que é a razão para o seu sucesso? Ligue para seu cliente e marque um momento para conversar. Este momento ainda lhe trará informações sobre como melhorar a sua atividade. Será uma consultoria gratuita. Já abordamos, em um outro artigo do blog, as novas formas de se relacionar com o cliente. Confira aqui!

Existem muitas outras maneiras de mostrar interesse pelos clientes. Contadores inteligentes estarão sempre buscando formas diferenciadas de atender e se relacionar com sua clientela. Os clientes vivem experiências nas empresas. Quando falo “nas empresas” necessariamente não precisa ser nas instalações físicas nas mesmas, mas em qualquer contato estabelecido entre empreendimentos e seu público-alvo. Neste sentido, aproveitando parcialmente um ótimo conteúdo da Movidesk, escolhemos 5 dicas para que você, contador, possa se relacionar melhor com seu cliente e extrair dele exatamente o que você precisa. Vamos a elas:

 

1. Comprometimento

O comprometimento é uma das coisas que os clientes mais valorizam em um escritório de contabilidade. Por isso, a prática requer responsabilidade e deve ser incorporada à cultura organizacional. É comum que clientes frustrados com a empresa descrevam suas experiências para seus amigos empresários. Esse tipo de “publicidade” negativa pode ser extremamente prejudicial para o seu escritório e causar uma tremenda dor de cabeça.  Portanto, nada de prometer algo que você não pode entregar, ok?

 

2. Valores sociais

As práticas sociais de uma organização também estão na lista das coisas que os clientes mais valorizam em um escritório de contabilidade. Você se engaja e convida seus clientes para causas sociais e/ou ambientais? Em grandes corporações, por exemplo, a promoção de ações voltadas à melhoria da sociedade são mais comuns do que você imagina! Escritório contábil ganha muita visibilidade quando se engaja socialmente.

 

3. Atendimento ágil e eficaz

Ninguém gosta de passar horas esperando para ser atendido: fazer com que seu cliente passe por isso é abrir chances para que ele fale mal do seu escritório de contabilidade. Ter um sistema contábil rápido, eficiente e 100% web lhe traz agilidade e confiança junto ao cliente. Investir em um atendimento ágil e eficiente é essencial para qualquer empreendimento, independentemente do seu ramo de atividade.

 

4. Atenção às reclamações

Você já sabe que não há como agradar a todos o tempo inteiro, não é? É possível minimizar os erros e evitar novos problemas apenas dando atenção às reclamações. Ainda mais se você tiver um sistema contábil que lhe ajude nisso. Mostre que seu escritório de contabilidade se preocupa em resolver situações chatas e não espere o cliente chegar ao seu limite para então encontrar uma solução para o problema.

 

5. Sinceridade

Não minta para o cliente apenas para fechar contrato. Se o seu escritório contábil promete algo e a entrega não corresponde às expectativas, o cliente dificilmente irá confiar na marca outra vez. A sinceridade é sempre o melhor caminho para o sucesso e, certamente, é uma das coisas que os clientes mais valorizam em uma empresa.

 

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