Makrosystem

Como ser um contador digital?

Hoje em dia é muito comum vermos profissionais das mais diferentes áreas migrando para os serviços de home office. É um caminho praticamente sem volta para quem escolhe trabalhar do conforto de casa, mas lógico, criando um ambiente e uma sinergia própria para que haja a concentração necessária para trabalhar em casa.

Inclusive, é muito comum que estes profissionais que aderem ao home office criem uma rotina de escritório dentro do seu próprio lar. Ou seja: muitos – acreditem – até se vestem com roupas sociais, acordam no horário que deveriam acordar se fossem para uma empresa, respeitam a hora de almoço… É cada vez mais comum essa prática.

Grande parte de quem trabalha direto de casa migrou para o mundo digital. Com o boom das redes sociais no começo da década no Brasil e as várias vertentes que a internet criou para geração de empregos, muitas áreas se transformaram em grandes e rentáveis negócios online. E a contabilidade não é diferente.

Mesmo passados alguns anos, ainda é um dilema para o contador mais conservador como adotar essa rotina digital no seu trabalho, já que se acostumou a uma maneira única de trabalho durante muito tempo. Se formos analisar friamente, a contabilidade digital parece simples, já que foi uma das áreas que mais se beneficiaram desse modelo online para aplicar suas metodologias.

Hoje, vários softwares solucionam problemas que nós, contadores, ficávamos dias e dias tentando resolver. Lógico, estes programas não substituem o trabalho do contador, mas é inegável que facilitam. Assim como em áreas com a publicidade, jornalismo, matemática e direito, o mundo digital veio para oferecer ainda mais opções de atuação.

Nesse post, resolvemos trazer algumas simples mas oportunas dicas para que você consiga migrar ou conciliar o trabalho de contador com a contabilidade online. Lembre-se: pode ser um grande diferencial para quem trabalha há anos na área e se adequa às duas maneiras de trabalhar.

Vamos lá!

O comportamento do cliente

“Bom, mas isso é mais fácil estando cara-a-cara e fazendo o atendimento fora do mundo online”. Esse pensamento não está totalmente equivocado. Ter o contato direto com o cliente faz com que você perceba, no visual, como é o comportamento dele para que você defina a metodologia de trabalho a ser aplicada junto a ele, seja pessoa física ou jurídica.

Porém, assim como nas demais áreas que citamos, o cliente atual da contabilidade já está mais familiarizado com os recursos que a tecnologia oferece, e sabe que no mundo contábil estes recursos podem ser ainda mais benéficos e eficazes. Portanto, um desafio para quem migra para a contabilidade digital é se adaptar ao novo método de avaliação dos clientes.

Explicar e detalhar ao cliente quais os benefícios e diferenças do trabalho dentro da contabilidade online se comparado ao modelo antigo de trabalhar é fundamental.

Elencamos algumas atividades que aderiram ao mundo digital e tiveram mais benefícios do que prejuízos:

  • Táxi e transporte por aplicativos;
  • Televisão e aplicativos de streaming (Netflix, Amazon Prime e HBO Go, por exemplo);
  • Subutilização dos SMS (trocados pelo WhatsApp e Telegram).

Ah, e note que utilizamos exemplos apenas de objetos que podem ser acessados via celular. Tem, por exemplo, a migração das aulas presenciais para o Ensino À Distância, que virou uma grande febre para quem, principalmente, busca especializações, como MBA e Pós-Graduação.

E aí nós nos perguntamos: se todas as áreas se adaptaram, porque na contabilidade seria diferente? 

Tenha uma comunicação clara

Quando falamos em clareza envolve a honestidade, didática e efetividade. O cliente precisa perceber que você domina e sabe explicar sobre o assunto, sem adentrar muito em normas técnicas. É, em teoria, ser um ótimo comunicados para que você também saiba “vender o seu peixe” quando for preciso.

Quando você se comunica bem, você passa credibilidade dentro da sua área e, principalmente junto aos seus clientes. Eles percebem o seu esforço em explicar detalhadamente e de forma que o mais leigo no assunto possa entender, mesmo que o mínimo.

Agilidade

Como dissemos, a migração para o mundo digital ajuda ainda na fluidez do trabalho. Serviços que os contadores demoravam horas e horas para resolver, são facilmente auxiliados hoje em dia com softwares específicos da Receita Federal.

E não é preguiça quando falamos isso. O desenvolvimento desses programas praticamente zera as chances de riscos de falhas na execução dessas tarefas, beneficiando o contador e, principalmente o cliente.

A rapidez na execução dos trabalhos gera maior produtividade. Sendo que podemos entender como produtividade a taxa de produção de uma pessoa, isto é, a soma de trabalho rentável que ela faz no menor intervalo de tempo.

Ser um contador digital não é somente usar tecnologia, mas também criar ou já possuir uma mentalidade direcionada para a era da informação. Neste momento, em que as organizações estão se transformando em digitais, elas precisam de material humano adaptado a esse modelo.

Makrosystem

Com 15 anos de história, a Makrosystem é especializada no desenvolvimento de sistema contábil para empresas e escritórios de contabilidade. Através de tecnologia de ponta, leva a seus clientes soluções inteligentes, que facilitam o trabalho e aumentam a produtividade em rotinas contábeis. Visite o nosso site e saiba mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *