Economizar durante a pandemia: quais os gastos desnecessários?

Toda empresa busca, no dia-a-dia, corta gastos supérfluos que, no futuro, podem ser investidos em ações concretas para o desenvolvimento do trabalho. Hoje, em meio à pandemia, estes gastos estão, mais do que nunca, na ponta do lápis para que o empresário possa saber onde cortar e no que economizar.

Mas uma coisa é importante: diferenciarmos investimentos de custos e gastos. Como dissemos, o investimento que vá influenciar positivamente na sua prestação de serviços é sempre bem vindo. Investir na qualificação de seus funcionários, oferecer os melhores equipamentos para trabalho, são sempre ações que vão de encontro ao propósito de crescimento da sua empresa.

Não à toa sempre falamos aqui sobre a importância de se ter um suporte profissional na área contábil. E investir na contabilidade é um exemplo do que não é supérfluo, uma vez que significa muita economia no futuro, pois um profissional da área irá reduzir seus custos fiscais e praticamente zerar a chance de você obter problemas com o fisco no início do ano.

CULTURA DE CUSTOS

Já falamos em outros artigos sobre planejamentos estratégicos para que você não seja pego de surpresa com gastos inesperados durante o seu trabalho. É sempre importante lembrar que estes custos a mais, quando se trata do fisco, não são custos simples.

Dentro de todo esse planejamento há um propósito para que a sua empresa esteja aberta. A tal da razão social que tanto lhe perguntam quando você vai abrir um CNPJ, lembra? É nela que você destaca os valores e missões do seu negócio.

Por mais que falemos sobre o preço do nosso produto e de como obter lucro através do seu negócio, é importante destacar que todo esse ganho em cima do seu trabalho requer investimentos.

Em relação aos custos ditos inúteis, corte eles sempre, sempre mesmo;

  • Não faça isso somente em recessões;
  • Crie uma cultura de redução permanente de custos.

TUDO PODE SER REDUZIDO

Todo gasto que você tem na sua empresa e que não influencia direto no seu produto final pode ser drasticamente reduzido ou até mesmo removido de sua planilha, já que não é essencial. Encare todo o custo como um mal necessário. Assim, você consegue distinguir o que é e o que não é importante para o dia a dia da sua empresa.

Faça sempre duas perguntas quando for fazer essa análise de gastos:

  • O que eu vou perder se extinguir este custo do cotidiano da minha empresa?
  • Se eu cortar este gasto, vou ter uma boa economia daqui pra frente?

AVALIE MINUCIOSAMENTE

Não somente na época de fechar os tributos que devem ser pagos pela empresa ao fisco é que devemos ter esse discernimento. A assessoria contábil, se utilizada da maneira correta, tem o objetivo principal de fazer você girar melhor o capital do seu negócio.

Isso envolve deslocar uma quantidade de investimento de um local para o outro, por exemplo. E é nesse caso que falamos dos gastos desnecessários. Lembre-se sempre do que falamos no início do texto: o custo é um mal necessário e o seu papel é reduzí-lo ao máximo.

A IMAGEM DA SUA EMPRESA NÃO FICARÁ PREJUDICADA

“Ah, mas será que se eu adotar a político de corte de gastos eu vou ser mal visto pelos meus funcionários, clientes e colaboradores?”

Essa pergunta é mais frequente do que você imagina. Muitos empresários têm muito receio de queimar a sua imagem perante aos seus colaboradores cortando estes gastos desnecessários. A partir do momento em que você tem a confiança de todos, não há nada que uma boa conversa não resolva, demonstrando, com fatos e números, que este gasto poderá significar uma melhora significativa no ambiente e materiais de trabalho.

Se pararmos para pensar bem, agira com tal firmeza e mostrar conhecimento em organização irão gerar ainda mais respeito sob a sua imagem. Se você apresentar os argumentos verdadeiros e convincentes, o seu feedback será positivo imediatamente.

AJUDA COM A SUA EMPRESA?

A Makrosystem possui uma equipe de especialistas nos departamentos contábil, fiscal e pessoal. Estamos preparados para ajudar você e sua empresa a crescerem de forma responsável. Além disso, você conta com um pacote de soluções para organizar sua contabilidade. Clique aqui e conheça nossa empresa!