A contabilidade é um ramo do conhecimento humano muito antigo, que remonta à pré-história. Porém, ela passa por atualizações com bastante frequência, tanto pelas alterações na legislação quanto pela inovação. Assim como acontece com as demais áreas da economia, a contabilidade teve um enorme salto tecnológico nos últimos anos por causa das novas ferramentas que ingressaram no mercado. Neste conteúdo, separamos algumas tendências para contabilidade que todo contador deve conhecer. Continue lendo!
Automação de processos
Foi-se o tempo em que os contadores ficavam horas e horas com lápis e papel na mão, fazendo contas para montar um DRE.
Hoje, as novas tecnologias facilitaram muito a construção de planilhas e tabelas, assim como a emissão de notas fiscais e integração com o fisco.
Porém, a automação de processos vai muito além disso: existem ferramentas focadas na captação e gestão de clientes, os chamados CRMs.
Além disso, cada escritório tem uma rotina única, por isso também existem automações personalizadas para atender demandas menos genéricas.
Contabilidade consultiva
Em vista da grande quantidade de ferramentas para ajudar os contadores com os cálculos, o papel desse profissional começou a tomar outra forma.
De fato, uma tarefa que já vinha ganhando destaque realmente virou tendências para contabilidade em 2023: o processo consultivo.
Basicamente, poucas pessoas conseguem extrair informações valiosas dos demonstrativos contábeis como um contador. Essas informações podem se tornar estratégicas para a empresa, sendo usadas para criar novos serviços e descobrir novos mercados.
Gestão de informação
Retornando aos escritórios de contabilidade, a gestão da informação passou por mudanças importantes nos últimos anos.
Antes, os escritórios precisavam arquivar e catalogar milhares de documentos e, em tempo hábil, reaver esses papéis para entregar aos clientes.
Hoje, temos plataformas que cuidam do armazenamento dos documentos, potencializadas pelas mudanças na legislação que deram validade jurídica aos documentos digitalizados.
Adoção das tecnologias em nuvem
As tecnologias em nuvem vieram para ficar e trouxeram uma verdadeira revolução na economia global.
O conceito de nuvem é bastante simples: o usuário consegue usar ferramentas que estão na internet, sem a necessidade de fazer download; os pagamentos costumam ser por assinatura.
Falamos sobre a gestão de informação na seção anterior, e não foi por acaso. O Google Drive, por exemplo, é um ótimo exemplo de tecnologia em nuvem que também serve como ponto de armazenamento de informações e documentos.
Inteligência artificial
Devemos pensar na inteligência artificial como um profissional especializado em um área, e que consegue consumir e processar uma imensa quantidade de dados.
Atualmente, as IAs são usadas pelos bancos para prevenir golpes e liberar crédito para clientes.
Mecanismos de cibersegurança
Por fim, como tudo tende a ser digital, os mecanismos de segurança aplicados às nuvens e aos sistemas digitais estarão bastante presentes na contabilidade.
Além disso, treinamentos em cibersegurança são fundamentais para todo profissional que trabalha com tecnologia em nuvem, dado que cada serviço tem suas especificações com potencialidade e limitações claras.
O Google Drive, por exemplo, não é indicado para documentos, pois tem como premissa o compartilhamento de arquivos, propiciando vazamentos de informações sensíveis.
Quer trazer as tecnologias do momento para seu escritório de contabilidade?
Conheça as soluções da Makrosystem!